Buscar

Legislação Aplicada

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Legislação Aplicada
Regimes Aduaneiros Especiais são operações do comércio exterior em que as importações/exportações gozam de benefícios fiscais como isenção, suspensão parcial ou total de tributos incidentes. Estes estão regulamentos nos artigos 307 a 503 do Regulamento Aduaneiro - RA.
            Normalmente, os bens que permanecem no País, ou saem do País em caráter temporário, atendendo a necessidade de reparo, exposições, feiras, prestação de serviço, testes, materiais com fins científicos, composição de outros bens como partes e peças de produto acabado, destinado a exportação, para utilização no processo produtivo etc. Além disso, a permanência dos bens no regime está vinculada a finalidade a que foram importados, exportados ou adquiridos no mercado interno. 
 
Disponível em: https://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/aduaneira/regimes-e-controles-especiais/regimes-aduaneiros-especiais
Acesso em: 28 abr. 2017 (adaptado).
Considerando o texto acima, são características dos regimes aduaneiros especiais:
Nota: 10.0
	
	A
	Imunidade, definitividade e vinculação a uma atividade.
	
	B
	Suspensividade, temporariedade e vinculação a uma finalidade.
Você acertou!
A resposta correta é a ‘b’. Os regimes aduaneiros especiais suspendem a cobrança de tributos, tem aplicação temporária e são vinculados a finalidade indicada quando do ingresso em território nacional.  (rota 6, fls. 6-7)
	
	C
	Imparcialidade, temporariedade e vinculação a uma destinação.
	
	D
	Suspensividade, definitividade e vinculação a uma finalidade.
	
	E
	Imunidade, temporariedade e vinculação a uma finalidade.
Questão 2/10 - Legislação Aplicada
Regimes Aduaneiros Especiais são operações do comércio exterior em que as importações/exportações gozam de benefícios fiscais como isenção, suspensão parcial ou total de tributos incidentes. Estes estão regulamentos nos artigos 307 a 503 do Regulamento Aduaneiro - RA.
Disponível em: https://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/aduaneira/regimes-e-controles-especiais/regimes-aduaneiros-especiais
Acesso em: 28 abr. 2017 (adaptado).
Sobre regimes aduaneiros especiais é correto afirmar:
Nota: 10.0
	
	A
	apesar de estabelecerem benefícios tributários, não dispensam ou diminuem formalidades aduaneiras.
	
	B
	Podem ser criados por Resoluções do Ministério do Comércio Exterior.
	
	C
	Tem finalidade extrafiscal pois são incentivos ao desenvolvimento econômico.
Você acertou!
A resposta correta é a ‘c’. Os regimes aduaneiros especiais estabelecem tanto benefícios fiscais, como benefícios  aduaneiros com a diminuição de formalidades. Apenas podem ser criados por lei devido ao princípio da legalidade tributária. Os regimes aduaneiros podem ser divididos em regimes comuns, especiais e aplicados a áreas especiais. Cada regime aduaneiro conta com regulamentação própria. (rota 6, fls. 5)
	
	D
	Podem ser divididos em comuns e aplicados a áreas especiais.
	
	E
	Não existem normas próprias para cada um dos regimes criados, pois a eles é aplicado uma normativa geral prevista no Regulamento Aduaneiro.
Questão 3/10 - Legislação Aplicada
· Enfrentando crise, Polo Industrial de Manaus faz 50 anos e busca caminhos
            O Polo Industrial de Manaus completa 50 anos neste 28 de fevereiro de 2017. Desde sua criação como zona franca, ele teve seu período de apogeu e hoje enfrenta os desafios e impactos de uma crise econômica nacional. 
            O nascimento do modelo econômico ocorreu décadas após o fim do período áureo da borracha. De acordo com dados históricos, a Amazônia começou a entrar na rota da produção industrial com o apogeu do Ciclo da Borracha, no final do século 19, por volta de 1886. O declínio da produção de látex e do beneficiamento da borracha ocasionou um cenário de ostracismo econômico que antecedeu o surgimento da Zona Franca de Manaus.
            A política predominante na fase inicial da Zona Franca era de importação. Apenas produtos como armamento, fumos, bebidas alcoólicas, automóveis de passageiro e perfumes tinham limitação. A atividade atraiu grande fluxo turístico para Manaus, estimulada pela venda de produtos cuja importação estava proibida no restante do país.
 
 
Disponível em: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2017/02/enfrentando-crise-polo-industrial-de-manaus-faz-50-anos-e-busca-caminhos.html
Acesso em: 28 abr. 2017 (adaptado).
Acerca das informações contidas na notícia acima, analise as seguintes assertivas sobre a Zona Franca de Manaus:
I . A Zona Franca de Manaus (ZFM) é área de livre comércio com o exterior criada para incrementar a industrialização na região norte do país.
II. As ZFM tem previsão constitucional e recentemente teve seu prazo prorrogado por mais 25 anos.
III. Na ZFM as mercadorias entram com isenção do imposto de importação, porém se não utilizadas no processo de industrialização, quando da saída para o território nacional o imposto incide na totalidade.
IV. Quando o produto importado é utilizado no processo de industrialização do bem na ZFM, o imposto de importação continua com alíquota zero quando da saída da Zona e destinado ao restante do país.
São corretas as afirmativas:?
Nota: 10.0
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e III, apenas.
Você acertou!
Estão corretas as afirmativas I e III.  A ZRM é área de livre comércio. Com a Emenda Constitucional nº 83/2014 teve seu prazo prorrogado para 50 anos.  Na ZFM, a entrada de mercadorias estrangeiras destinadas ao consumo interno é feita com isenção, a saída para o restante do país está sujeita ao pagamento de todos os tributos usuais da importação, salvo quando a mercadoria foi utilizada no processo de industrialização na ZFM. Neste último caso, a redução do imposto de importação se dará conforme o grau de industrialização. (fls. 13 da rota 6).
	
	D
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa II, apenas.
Questão 4/10 - Legislação Aplicada
A Associação Latino-Americana de Integração – ALADI foi instituída pelo Tratado de Montevidéu, em 12.08.80, incorporado ao ordenamento jurídico nacional pelo Decreto-Legislativo nº 66, de 16/11/1981, para dar continuidade ao processo de integração econômica iniciado em 1960 pela Associação Latino-Americana de Livre Comércio – ALALC. Este processo visa à implantação, de forma gradual e progressiva, de um mercado comum latino-americano, caracterizado principalmente pela adoção de preferências tarifárias e pela eliminação de restrições não-tarifárias.
Disponível em: http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/negociacoes-internacionais/798-aladi-associacao-latino-americana-de-integracao
Acesso em: 28 abr. 2017 (adaptado).A ALADI estabelece no artigo 3º do Tratado de Montevidéu os seus princípios inspiradores. Sobre os princípios da ALADI é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Pelo princípio da convergência busca integrar os países que tenham similaridades políticas e econômicas em uma mesma região.
	
	B
	Objetiva a multilateralização progressiva dos acordos de alcance parcial, através de negociações periódicas entre os países-membros, em função do estabelecimento do mercado comum latino-americano.
Você acertou!
Justificativa: A resposta correta é a: b. São princípios da ALADI no art. 3º:
a) Pluralismo, sustentado na vontade dos países-membros para sua integração, acima da diversidade que em matéria política e econômica possa existir na região; 
b) Convergência, que se traduz na multilateralização progressiva dos acordos de alcance parcial, através de negociações periódicas entre os países-membros, em função do estabelecimento do mercado comum latino-americano;
c) Flexibilidade, caracterizada pela capacidade para permitir a celebração de acordos de alcance parcial, regulada de forma compatível com a consecução progressiva de sua convergência e pelo fortalecimento dos vínculos de integração;
d) Tratamentos diferenciais, estabelecidos na forma que em cada caso se determine, tanto nos mecanismos de alcance regional como nos de alcance parcial, com base em três categorias depaíses, que se integrarão levando em conta suas características econômico-estruturais. Esses tratamentos serão aplicados em determinada magnitude aos países de desenvolvimento médio e de maneira mais favorável aos países de menor desenvolvimento econômico relativo; 
e) Múltiplo, para possibilitar distintas formas de ajustes entre os países-membros, em harmonia com os objetivos e funções do processo de integração, utilizando todos os instrumentos capazes de dinamizar e ampliar os mercados a nível regional. (rota 6, fls. 3)
	
	C
	A flexibilidade é garantida por acordos de alcance regional.
	
	D
	Prega a aplicação igualitária dos acordos a todos os países, independentemente das características econômico-estruturais.
	
	E
	Permite formas de ajustes padrão para não discriminar países-membros no processo de integração.
Questão 5/10 - Legislação Aplicada
I - Cláusula subject-to- tax e swicht-over é como uma cláusula de isenção
 porque
II - Estado residente deixa de tributar os rendimento obtidos no outro país e renúncia a competência tributária em favor de outro Estado.
 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	As assertivas I e II são falsas.
	
	D
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
Você acertou!
A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
 
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
 
Questão 6/10 - Legislação Aplicada
Imagine a seguinte situação hipotética: Jonas, profissional do comércio exterior, realiza a venda de açúcar para a China e desde logo registra a venda no sistema SISCOMEX. Ocorre que antes de finalizar o processo no sistema SISCOMEX, a União aumenta a alíquota do imposto de exportação de 5% para 10%.
I.No caso narrado, Jonas pode exigir que lhe seja aplicada a alíquota 5%
Porque
II.Essa era a alíquota vigente na data do fato gerador.
Nota: 10.0
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
Você acertou!
A resposta correta é a ‘d’. A alíquota aplicada é aquele vigente no momento do fato gerador, que para o Supremo Tribunal Federal ocorre no momento do registro da Exportação. Assim, não poderia exigir a aplicação da alíquota de 5%, porque no momento do fato gerado a alíquota vigente era de 10%.  (rota 4, fls. 12-13 ).
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
 
Questão 7/10 - Legislação Aplicada
Leia o fragmento de texto a seguir:
“a prática durante ou posterior a incidência tributária que se dá através de atos ilícitos como fraude, sonegação e simulação, tendo o objetivo de se furtar do pagamento de tributos.”                      
Disponível em: https://jus.com.br/artigos/27969/elisao-evasao-e-elusao-fiscal
A frase acima é a definição de qual Planejamento Tributário:
Nota: 10.0
	
	A
	Elisão Fiscal.
	
	B
	Evasão Fiscal.
Você acertou!
A resposta correta é a Letra B, pois a evasão fiscal se utiliza de métodos ilícitos para obtenção de vantagens ou isenções tributárias (rota 5, fls. 8).
	
	C
	Cláusulas tax sparing e matching credit.
	
	D
	Método da dedução.
	
	E
	Método da divisão do poder tributário.
Questão 8/10 - Legislação Aplicada
· Enfrentando crise, Polo Industrial de Manaus faz 50 anos e busca caminhos
            As Áreas de Livre Comércio foram criadas para promover o desenvolvimento das cidades de fronteiras internacionais localizadas na Amazônia Ocidental e em Macapá e Santana, com o intuito de integrá-las ao restante do país, oferecendo benefícios fiscais semelhantes aos da Zona Franca de Manaus no aspecto comercial, como incentivos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Os objetivos principais das ALCs são a melhoria na fiscalização de entrada e saída de mercadorias, o fortalecimento do setor comercial, a abertura de novas empresas e a geração de empregos.
            Nas Áreas de Livre Comércio, boas opções de negócios se dão a partir de investimentos em matéria-prima local utilizando-se de incentivos fiscais semelhantes aos da Zona Franca de Manaus ou até mesmo da instalação de comércios atacadistas de produtos importados para atender às necessidades das populações locais e adjacentes.
 
 
Disponível em: https://www.suframa.gov.br/invest/zona-franca-de-manaus-alc.cfm
Acesso em: 28 abr. 2017 (adaptado).
 
Acerca das informações contidas na notícia acima, analise as seguintes assertivas sobre as Áreas de Livre Comércio:
I .Todas as Áreas de Livre Comércio (ALC) são regulamentadas pela Lei Federal nº 7965/89.
II .O benefício fiscal para as Áreas de Livre Comércio consistem na suspensão de pagamento do imposto de importação e o imposto sobre produtos industrializados, com a possibilidade de conversão em isenção de tais imposto conforme a destinação do produto.
III. São exemplos de Áreas de Livre Comércio aquelas estabelecidas em Tabatinga (AM), em Macapá/Santana (AP), Boa Vista e Bonfim (RR).
IV.A venda de produtos nacionais ou nacionalizados de empresas fora da Área para empresas estabelecidas dentro das Áreas de Livre Comércio é considerada uma transação dentro do território nacional, por isso incidem todos os tributos normalmente devidos.
São corretas as afirmativas:?
Nota: 10.0
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II e III, apenas.
Você acertou!
Estão corretas as afirmativas II e III – ‘c’.  Cada área criada é regulamentada por uma lei específica:
· Área de Livre Comércio de Tabatinga (AM): Lei nº 7.965, de 22/12/89;
· Área de Livre Comércio de Macapá/Santana (AP): Lei nº 8.387/91;
· Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim (RO): Lei nº 8.210/91;
· Áreas de Livre Comércio de Boa Vista e Bonfim (RR): Lei nº 8.256/91 e Lei nº 11.732/08;
· Áreas de Livre Comércio de Brasiléia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul (AC): Lei nº 8.857/94. (fls. 13 da rota 6).
 
Os benefícios fiscais são a suspensão do pagamento do Imposto de Importação e Imposto sobre produtos industrializados, podendo ser convertida em isenção nos casos previstos no art. 525 do Regulamento Aduaneiro (BROGINI, Gilvan. Tributação e benefícios fiscais no comércio exterior. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 200/201).
Nas ALC, a venda das mercadorias nacionais ou nacionalizadas por empresas estabelecidas fora das áreas para empresas ali estabelecidas será equiparada a exportação (BROGINI, Gilvan. Tributação e benefícios fiscais no comércio exterior. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 202).
	
	D
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa II, apenas.
Questão 9/10 - Legislação Aplicada
“A essência do planejamento fiscal  consiste em organizar os procedimentos econômico-mercantis da empresa, mediante o emprego de estruturas e formas jurídicas capazes de bloquear a concretização da hipótese de incidência tributária ou, então de fazer com que sua materialidade ocorra na medida ou no tempo que lhe seja mais propício”.
BORGES, Humberto Bonavides. Gerência de impostos: IPI, ICMS e ISS . 2 ed. São Paulo: Saraiva, 1998. p.55.
Analisando o texto acima, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O planejamento tributário tem por fim último diminuir a quantidade de tributo pago por meio de atividades lícitas apontando medidas que impeçam a ocorrência do fato gerador, onde diminua ou determine um momento mais adequado para sua realização.
Você acertou!
Gabarito: A alternativa correta é a letra A, pois o planejamento tem como finalidade a diminuição dos tributos dentro da legalidade. (rota 5, fl. 3, tema 01: Planejamento Tributário).
	
	B
	A economia tributária por planejamento fiscal no âmbito internacional é mais básico do que a praticada internamente nos países.
	
	C
	Noplanejamento internacional há uma tendência em se desconsiderar os atos e a licitude da economia tributária.
	
	D
	O comportamento adotado pela sociedade empresária, define o planejamento tributário de práticas e medidas a fim de ampliar a ocorrência de fato gerador.
	
	E
	A evasão fiscal refere-se às situações que foram tratadas pela lei como uma economia de tributos.
Questão 10/10 - Legislação Aplicada
I - Há relação entre a Associação Latino-Americana de Integração – ALADI com o Mercado Comum do Sul
porque
II - As normas comerciais do Mercosul estão registradas na ALADI como acordos de alcance parcial.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
Nota: 10.0
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
Você acertou!
A resposta correta é a: c. O Tratado de Montevidéu de 1980 que criou a ALADI (Associação Latino-Americana de Integração) está notificado junto OMC. Tal registro configura uma exceção à cláusula da nação mais favorecida, pois possibilita aos países-membros da ALADI celebrar acordo bilaterais e também estabelecer preferências tarifárias para redução ou eliminação de medidas não tarifárias sem estendê-las aos demais membros da OMC. 
Note que é este instrumento que valida os compromissos comerciais também no âmbito do MERCOSUL (Acordo de Complementação Econômica Nº 18), uma vez que as normas comerciais do MERCOSUL estão registradas na ALADI como protocolos adicionais. Assim, apesar do MERCOSUL não ter registrado seu tratado constitutivo na OMC, tem suas transações comerciais validadas pela ALADI como acordo de alcance parcial. (rota 6, fls. 4 e (BROGINI, Gilvan. Tributação e benefícios fiscais no comércio exterior. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 93)
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.

Continue navegando