Buscar

AV1 SDE3947 NUTRIÇÃO ESPORTIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: NUTRIÇÃO/EDUCAÇAO FISICA 
	
	CÓD/DISCIPLINA: SDE3947 NUTRIÇÃO ESPORTIVA
	
	PROF: VANESSA DUARTE DE MORAIS
	TURNO: MANHA
	
	TURMA: 1001
	SALA: TEAMS
	MAT.: 
	NOTA
	VIA CORPVS
	ALUNO(A): 
	
	DATA:05/05/2021 1 
	AV1 ( X ) – AV2 ( ) – AV3 ( )
	
1.O tecido muscular é responsável pela locomoção do corpo e pelo movimento de vísceras. Suas células alongadas apresentam um citoesqueleto altamente organizado, rico em proteínas filamentosas. Com base na afirmativa acima, julgue os itens que se seguem. I. A energia para a contração muscular é originada da degradação da ATP pela enzima miosina ATPase, localizada na "cabeça" da ponte cruzada da miosina. II. As miofibrilas nas células do músculo estriado esquelético se organizam nas chamadas unidades de contração ou retículo sarcoplasmático. III. A liberação de íons cálcio, armazenados na luz do retículo sarcoplasmático, ocorre graças a um estímulo nervoso; sendo fundamental para que a contração ocorra. IV. No relaxamento dos sarcômeros há gasto de ATP. É correto que se afirma em: 
I, III e IV
I, II e III
III e IV
I e II
II e IV
2.Diversas estratégias nutricionais já foram elaboradas, desenvolvidas e testadas em atletas de alto nível. De uma forma geral, todas visam de alguma forma melhorar o rendimento físico e aumentar a recuperação do atleta no pós-exercício. Nesse sentido podemos destacar a estratégia nutricional denominada de "modelo clássico de supercompensação de carboidratos". Discurse sobre o tema apontando, mas não se limitando, a questões como: no que consiste, como é realizada, possíveis efeitos colaterais e qual tipo de atleta seria mais indicado a sua utilização. 
RESPOSTA: A maior ingestão de carboidratos antes de durante o exercício aeróbico de alta intensidade, incluindo os períodos de treinamento árduo, constitui uma prática valiosa de manipulação dos macronutrientes que beneficia o desempenho nos exercícios. Uma das modificações mais populares na esfera nutricional do exercício, utilizada pelos atletas de endurance (provas de longa duração) a fim de aumentar as reservas corporais de glicogênio, envolve a sobrecarga com carboidratos, ou supercompensação com glicogênio. O procedimento produz um “acondicionamento” muito mais alto de glicogênio muscular que ao adotar pura e simplesmente uma dieta rica em carboidratos. Normalmente, cada 100g de músculo contêm cerca de 1,7g de glicogênio; a sobrecarga com glicogênio permite acumular de 4 a 5 gramas de glicogênio. A adoção criteriosa desta técnica dietética pode aprimorar acentuadamente o desempenho em exercícios específicos, porém alguns aspectos negativos da sobrecarga com carboidratos poderiam revelar-se prejudiciais.
3.O carboidrato tem função energética, manutenção da integridade do sistema nervoso central, metabolismo das gorduras e integridade das proteínas. Explique a importância deste nutriente cada tipo de exercício físico (aeróbico e anaeróbico) e qual é a indicação de consumo antes, durante e após cada tipo de exercícios.
RESPOSTA: Quanto maior a intensidade dos exercícios maior será a participação dos carboidratos como fornecedores de energia. Exercício prolongado reduz acentuadamente a concentração de glicogênio muscular, exigindo constante preocupação com a sua reposição, porém, apesar de tal constatação, tem sido observado um baixo consumo de carboidratos pelos praticantes de atividade física. Os Carboidratos são substrato dominante no exercício de Alta Intensidade, níveis elevados de Adrenalina aumentam a degradação do glicogênio muscular, o metabolismo dos carboidratos (glicólise) e a produção de lactato.Os estudos sugerem a ingestão de 30 a 60 g/hora de carboidratos durante o exercício físico aeróbico prolongado. Quanto mais intenso for o exercício, maior será sua dependência em relação ao carboidrato como combustível. Na atividade física aeróbia prolongada, a reserva de glicogênio pode se esgotar, dependendo da intensidade do exercício, levando o indivíduo à fadiga. É indicado consumir 1 a 4 horas antes do exercício, o que dá um efeito similar à ingestão durante a atividade (pode melhorar o desempenho ao final da atividade). Devem ser ingeridas durante todo o tempo em que a atividade estiver sendo realizada e iniciar pelo menos 35 minutos antes da fadiga. Após o exercício a indicação é para uso de bebidas esportivas e sucos de frutas, de preferência com glicose e sacarose, pois são mais eficazes.
4.Conhecemos inúmeros hormônios que atuam no controle do metabolismo energético celular. A insulina, o glucagon, as catecolaminas, cortisol, hormônio do crescimento. Além disso, sabemos que o exercício físico induz uma grande demanda energética. Assim, explique o comportamento hormonal agudo no exercício e o que isso implica no metabolismo do carboidrato, proteínas.
RESPOSTA: Os hormônios glico-reguladores (epinefrina, cortisol, insulina, glucagon e hormônio do crescimento) reagem ao exercício, e suas respostas são de aumento ou diminuição nas funções que efetuam no organismo. O exercício serve de estímulo para a secreção de determinados hormônios e de fator inibitório de outros. Não se sabe o motivo das alterações nos ritmos de secreção hormonal em todas as glândulas nem nos seus níveis plasmáticos. No entanto, é muito mais sensato acreditar que no fato existam motivos para essas alterações, embora ainda desconhecidos pela ciência, do que considerar que elas simplesmente acontecem mesmo. O treinamento de força (TF) de alta intensidade é um potente estímulo para o aumento da concentração de testosterona como resposta aguda. Esse estímulo possui alguns mecanismos de controle, independentes da estimulação pelo hormônio luteinizante (LH), e alguns fatores ligados a sessão de treino parecem influenciar nessa resposta. Já com relação ao cortisol, hormônio relacionado à degradação de proteínas, embora a sua resposta aguda ao TF seja de aumento, a magnitude dessa resposta pode se mostrar menor em indivíduos treinados. O metabolismo energético durante o exercício, em especial do glicogênio muscular, tem sido amplamente investigado demonstraram que o tempo de sustentação de determinado exercício está relacionado com a quantidade de glicogênio muscular disponível para ressíntese da molécula de adenosina trifosfato (ATP), os níveis aumentados de glicogênio muscular, obtidos por combinação exercício-dieta (supercompensação), prorrogam o tempo de permanência no esforço, enquanto níveis reduzidos por jejum ou reposição inadequada de carboidratos dietéticos levam a uma diminuição no tempo de atividade.
5.Quais os mecanismos de captação de glicose durante o exercício, uma vez que a insulina plasmática encontra-se reduzida?
RESPOSTA: Os Glut-4 são os principais responsáveis pela captação da glicose circulante nos humanos. Atividades físicas praticadas regularmente estimulam a translocação dos Glut-4 e promovem captação de glicose e redução da sua concentração sanguínea. Além disso, o sinal transmitido pela PI3q ativa a síntese de glicogênio no fígado e no músculo, e da lipogênese no tecido adiposo. Portanto, a via PI3q/Akt tem um importante papel nos efeitos metabólicos da insulina.
6.Fale sobre a importância dos aminoácidos de cadeira ramificadas para o metabolismo do exercício.
RESPOSTA: Aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs: leucina, isoleucina e valina) são chamados aminoácidos essenciais e a suplementação ou dietas ricas em BCAA estão associadas a efeitos positivos na regulação da saciedade, síntese proteica muscular e homeostase da glicose. Os BCAA são desaminados no tecido muscular formando a alanina, que por sua vez, deixa o músculo e vai para o fígado onde é convertida em piruvato e, posteriormente, em glicose (ciclo glicose-alanina) contribuindo para a manutenção da glicemia durante exercícios prolongados. Os BCAA atuam no ciclo da alanina-glicose servindo de substratos para a produção de glicose. Foi constatado que a suplementação com BCAA antes e depois do exercício teve efeitos benéficos por diminuir danos musculares induzidos pelo exercício, além de promovera síntese muscular de proteínas; sugerindo a possibilidade de que a suplementação com BCAA tenha utilidade positiva em relação à prática de exercícios e esportes. Efeitos semelhantes foram encontrados em homens universitários destreinados, durante exercícios prolongados de resistência.
7.Paciente, A.F., sexo feminino, 30 anos, bancária e maratonista amadora, buscou uma nutricionista para adequar seus hábitos alimentares ao esporte buscando melhora de performance. Nos últimos tempos tem relatado várias queixas imunológicas, prejudicando os treinos , além de perda muscular considerável. Treinos: Tiros (2x/semana), Treino longo (15 a 19km – 2x/semana) Musculação: 4x/semana. Qual é a recomendação de proteínas para essa atleta e quais as orientações de ingestão de proteínas por ela para evitar degradação protéica?
RESPOSTA: As proteínas são fundamentais para a recuperação e construção muscular pós-treino. Então para um corredor que busca melhorar sua performance, é imprescindível o consumo de proteínas de alto valor biológico. Sendo recomendável a ingestão de ovos mexidos no café da manhã, no almoço um filé de peixe assado. O recordatório de um atleta precisa ser balanceado contendo uma quantidade adequada de carboidratos ,proteínas e gorduras, sendo assim ,é importante não restringir esses macro nutrientes. No jantar é essencial a obtenção de uma maior quantidade de carboidratos com uma pequena quantidade de proteína ,ex: Macarrão com molho de tomate e frango .No caso ,esse prato seria um ótimo substituto no recordatório ,contribuindo bastante no rendimento de exercícios dela.
.
Instituição: 
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTACIO DO CEARÁ 
Impresso por: 
VANESSA DUARTE DE MORAIS FERNANDES

Outros materiais