Buscar

Prova Presencial - PESQUISA EM ENSINO DE BIOLOGIA - ULBRA 2021/01

Prévia do material em texto

Prova Presencial - PESQUISA EM ENSINO DE BIOLOGIA – ULBRA 2021/01 – Corrigida
1. Existem várias formas de interação que o pesquisador pode ter enquanto utiliza a observação como metodologia na pesquisa qualitativa, isto é, há várias formas de se observar e de levantar dados. Entretanto, há um tipo de observador cuja característica é a não interação com o objeto ou grupo que estuda. Qual o nome desse tipo de método observacional?
R: Participante como observador
2. Lüdke e André (1986) caracterizam três tipos de formas de condução de uma entrevista, enumerando suas potencialidades e produtividades específicas. Identifique corretamente, nas sentenças descritivas, o tipo de entrevista a que se refere:
1. Entrevista não-estruturada 
2. Entrevista semiestruturada 
3. Entrevista estruturada
( ) Trata-se de uma entrevista cuja principal característica é a liberdade de percurso, não sendo estrita em sua condução. 
( ) Trata-se de uma entrevista que segue um roteiro previamente elaborado e padronizado. 
( ) Trata-se de uma entrevista que possui um roteiro estabelecido, mas pode ser adaptado ao longo de sua aplicação
R: 1, 3, 2.
3. As autoras Lüdke e André (1986) afirmam que uma das principais questões éticas com relação a informações coletadas em entrevista é a chamada "imposição de uma problemática". O que caracteriza, segundo essas autoras, uma "imposição de problemática"?
R: Quando o entrevistador faz um questionamento sobre algo que não é parte das vivências e valores do entrevistado, resultando em respostas confirmatórias das expectativas do entrevistador.
4. Estudo de Caso é uma possibilidade metodológica para abordar vários tipos de temáticas caras ao ensino de Biologia. Para Lüdke e André (1986), em que situação o uso do Estudo de Caso é adequado e produtivo?
R: Quando o objeto de estudo que o pesquisador deseja desenvolver é delimitado, singular, bem definido e historicamente situado.
5. Segundo o texto "O estado da arte da pesquisa em ensino de Biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses" de Teixeira e Megid Neto (2012), a distribuição das pesquisas em ensino de Biologia, em nível de pós-graduação, se dá de forma muito desigual, estando principalmente concentrada no eixo Sul-Sudeste. Essa é uma tendência não apenas para essa subárea de pesquisa, mas, conforme os autores, acomete todo o sistema de pós-graduação brasileiro. Segundo Teixeira e Megid Neto (2012), esse dado levantado sinaliza uma situação:
R: preocupante, sendo necessário adotar políticas de fomento e expansão da Educação Superior nas outras regiões, aumentando os recursos para a consolidação dos Programas de Pós-Graduação em todo o Brasil.
6. A elaboração e aplicação de um questionário é substancialmente diferente de uma entrevista. No artigo intitulado "A técnica do questionário na pesquisa educacional" de Chaer et al (2011), há várias discussões sobre a produtividade de ambos os métodos. Leia as sentenças abaixo e enumere com 1 se a característica for relativa ao método Questionário e com 2 se for relativa ao método Entrevista:
( ) Possibilidade de questionar uma resposta ou fala do pesquisado.
 ( ) Maior facilidade de computar os dados.
 ( ) Adaptação do roteiro de perguntas durante a aplicação do método. 
( ) Pode ser aplicado com pessoas não alfabetizadas.
 ( ) Não requer a presença física do pesquisador para aplicação. 
A sequência que representa a resposta correta é:
R: 2, 1, 2, 2, 1
7. Imagine que um aluno estagiário, em uma escola, ao organizar um armário antigo, encontre alguns portfólios de alunos, de mais de 20 anos atrás. Nestes portfólios havia relatos sobre as aulas de Biologia daquela época. Os portfólios não estavam identificados (isto é, não continham os nomes dos alunos que os escreveram) e o estagiário fica sabendo, pela direção da escola, que a professora responsável por solicitar os portfólios já era falecida. O estagiário fica intrigado com os relatos e atividades contidas nos portfólios e tem a ideia de fazer um artigo sobre aquele material. Dentre as opções abaixo, que tipo de metodologia seria uma adequada indicação para a análise desses portfólios?
R: Análise documental.
8. São feitas as seguintes afirmações sobre as perguntas abertas e fechadas em um questionário:
I - Pergunta fechada é o tipo de questionamento que possui a opção de assinalar a alternativa que será a resposta, de forma objetiva, sem espaço para escrita.
 II - Pergunta fechada é o tipo de questionamento feito em particular, pois se trata de material confidencial que o pesquisado fornece ao pesquisador.
 III - Pergunta aberta é do tipo dissertativo e o pesquisado pode elaborar sua resposta, com liberdade de escrita.
 IV - Pergunta aberta é o tipo de questionamento que o pesquisador pode fazer ao pesquisado de forma pública e livre. 
Estão corretas:
R: apenas I e III.
9. Observar algo é uma atividade instintiva, mas também pode ser um instrumento científico de investigação. Na seguinte afirmação de Lüdke e André (1986): "A mente humana é altamente seletiva. É muito provável que, ao olhar para o mesmo objeto e situação, duas pessoas enxerguem diferentes coisas" (p.25), qual das afirmações abaixo melhor define o pensamento das autoras?
R: Aquilo que um sujeito observa jamais é neutro, pois a observação está intimamente ligada com a história pessoal e as referências de mundo do sujeito.
10. Teixeira e Megid Neto (2012) destacam, em seu levantamento de temáticas de pesquisas, o número reduzido de dissertações e teses abordando questões e processos relativos às instâncias não-formais de educação. No artigo elaborado pelos autores, foram detectados apenas sete documentos, dentre os 351, que abordavam instâncias não-formais. Com base no material da disciplina, o que são consideradas instâncias não-formais de educação?
R: São objetos, práticas ou espaços não escolares ou que não se colocam eminentemente como educativos, mas possuem caráter pedagógico, pois ensinam modos de ser e estar no mundo.

Continue navegando