Buscar

Modulo 2 - Curso de Vacinação do COVID-19

Prévia do material em texto

VACINAÇÃO PARA A COVID-19: Protocolos e procedimentos
MODULO 2: Aula 1
1) Quais são as plataformas de desenvolvimento das vacinas para Covid‑19.
Vacinas de vetores virais ou adenovirus (Inovadora, já usada em outras doenças)
- contém um virus projetado para transportar genes do Covid-19 que produzem proteinas virais, "infecta" uma célula hospedeira introduzindo sua molécula de DNA mas não a capacidade de se propagar sem genes auxiliares.
- fácil atualização em caso de aparecimento de mutações importantes e que levem ao vírus escapar a resposta imune gerada pela vacinação.
- tem necessidade de multiplas doses
- resposta imune dependente de células B e T, vacina não viva
Vacinas genéticas (Inovadora)
- liberam um ou mais genes do proprio Covid-19 em nossas celulas pra gerar resposta imunologica.
- vacina de RNA, e não viva que precisa de multiplas doses ( existem tambem a de DNA)
- fácil atualização em caso de aparecimento de mutações importantes e que levem ao vírus escapar a resposta imune gerada pela vacinação.
- encapsulado por uma menbrana lipidica que apos entrar no organismo se adere a uma celula mas não se integra ao genoma.
Vacinas de coronavírus inativadas (Usadas em diversas vacinas)
- criadas apartir do coronavirus morto por tratamento com produtos quimicos, processo produtivo complexo
- pode ter necessidade de atualização devido a mutações importantes e que levem ao vírus escapar a resposta imune gerada pela vacinação.
- uso de adjuvantes e com multiplas doses
- o virus não pode infectar, propagar ou causar doença
Vacinas baseadas em proteínas (Inovadora)
- contém proteinas ou componentes de proteinas do coronavirus, mas nenhum material genetico
- pode ter necessidade de atualização devido a mutações importantes e que levem ao vírus escapar a resposta imune gerada pela vacinação.
- vacina não viva com uso de adjuvantes pra uma melhor resposta imunologica
- minimiza as reações alergicas ou autoimunes 
2) Quais são as as principais vacinas e sua fase de desenvolvimento
Pfizer-BioNTech, mRNA - fase2/3
Moderna, mRNA - fase3
Gamaleya, Adenovírus - fase 3
CanSino, Adenovírus - fase 3
Johnson & Johnson, Adenovírus - fase 3	
Oxford-AstraZeneca, Adenovírus - fase 2/3	
Instituto Vector, Proteína - fase 3
Novavax, Proteína - fase 3
Sinovac, Inativado - fase 3
Sinopharm-Pequim, Inativado - fase 3
Sinopharm-Wuhan, Inativado - fase 3
3)Quais são as características das vacinas aprovadas para uso no país.
A vacina desenvolvida pela Oxford/AstraZeneca (Adenovirus), que está sendo produzida no Brasil pela Fiocruz, e a vacina desenvolvida pela Sinovac (Coronavac-Inativado), que está sendo produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. A vacina da Pfizer/BioNTech (mRNA) teve o registro definitivo aprovado pela Anvisa em 23 de fevereiro de 2021.
MODULO 2: Aula 2
1) Identifique na rede de frio a logística necessária para a conservação, armazenamento, transporte das vacinas Coronavac,Pfizer/BioNTech e AstraZeneca-Fiocruz
As vacinas são imunobiológicos termolábeis (sensíveis a oscilações de temperatura, além disso, algumas vacinas podem ser fotossensíveis (sensíveis à luz).
A maioria das vacinas devem ser armazenadas na faixa de temperatura de 2° à 8° C°, incluindo as vacinas Covid-19, no entanto existem exceções, como por exemplo as novas vacinas baseadas em tecnologia de RNA, que devem ser armazenadas em temperatura entre - 20°C (caso da vacina da Moderna) a -70°C (vacina da Pfizer/BioNTech).
2)Quais são as orientações de conservação e armazenamento das vacinas Coronavac,Pfizer/BioNTech e AstraZeneca-Fiocruz
Conservação e armazenamento
- Coronavac = Não congelar e com refrigeração de 2 a 8ºC. Proteger da luz. Não agitar, Tem validade de 12 meses a partir da data de fabricação. Deve ser usada imediatamente após abertura.
- AstraZeneca-Fiocruz = Não congelar e com refrigeração de 2 a 8ºC. Armazenar na embalagem externa a fim de proteger da luz. Não agitar. Tem validade de 6 meses a partir da data de fabricação. A partir do momento da punção do frasco até a administração por no máximo 6 horas sob refrigeração
- Pfizer/BioNTech = Prazo de validade provisório de 6 meses quando armazenado a pelo menos -60°C e protegido da luz. Produto estável por até 5 dias entre 2 °C e 8 °C, e por até 2 horas a temperatura de até 30°C, antes de ser diluída e utilizada. Após diluição, uso imediato.
MODULO 2: Aula 3
1) Quais são os diferentes tipos de resíduos de serviços de saúde
- Resíduos infectantes - culturas, sangue e hemoderivados, tecidos, órgãos, produto de fecundação, materiais resultantes de cirurgia, agulhas, ampola, pipeta, bisturi, animais contaminados, resíduos que entraram em contato com pacientes.
- Subgrupos = A1 (resíduos com alto risco de infecciosidade), A2 (carcaças de animais contaminados), A3 (peças anatômicas humanas), A4 (resíduos de menor risco de infecciosidade) ou A5 (resíduos com suspeita ou certeza de conter príons).
- Resíduos especiais - rejeitos radioativos, medicamentos vencidos, resíduos químicos perigosos e também os resíduos comuns, que não entram em contato com pacientes
2) Como aplicar os protocolos de descarte de resíduos de serviços de saúde
-Segregação
Separação dos resíduos no momento da geração, de acordo com as características físicas, químicas, biológicas e os riscos envolvidos.
-Acondicionamento
Embalar os resíduos segregados em recipientes ou sacos plásticos adequados, de maneira a evitar vazamento e resistir à punctura e ruptura.
-Identificação
Informar sobre o tipo de resíduo armazenado nos recipientes ou sacos plásticos, indicando a simbologia de risco quando for o caso.
-Transporte interno
Movimentação dos resíduos do local de geração até o armazenamento temporário, normalmente efetuada pela equipe da limpeza da unidade de saúde.
-Armazenamento temporário
Guarda temporária dos resíduos já acondicionados em recipientes adequados, não sendo permitido dispor os sacos plásticos diretamente no chão.
-Tratamento interno
Aplicação de método ou processo que reduza ou elimine o risco de contaminação dos resíduos
-Armazenamento externo
Similar ao armazenamento temporário, porém com o foco no preparo dos resíduos para a coleta externa. 
-Coleta e transporte externos
Coleta realizada por empresa externa (normalmente terceirizada), que recolhe os resíduos e transporta até a unidade em que o tratamento/destinação final será realizado.
-Tratamento e disposição final
Aplicação de técnica de tratamento aos resíduos, garantindo a redução dos riscos e fator que gera toxicidade ao resíduo. Normalmente seguida por disposição final em aterro
3) Como operacionalizar o descarte de resíduos das salas de vacina
- Gerenciar corretamente os resíduos, acondicionando-os de maneira adequada para proporcionar segurança no seu manuseio;
- Não reencapar, entortar, quebrar ou retirar manualmente as agulhas das seringas;
- Colocar os recipientes coletores para o descarte de material perfurocortante próximo ao local onde é realizado o procedimento;
- Descartar todo resíduo perfurocortante e abrasivo, inclusive os que não foram usados, em recipiente exclusivo, resistente à perfuração e com tampa, sem ultrapassar o limite de 2/3 da capacidade total;
- Fornecer equipamentos de proteção individual ao pessoal da higienização e coleta dos resíduos, de acordo com o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA do estabelecimento, e exigir o seu uso correto (atentar para a possibilidade de haver agulha dispersa no chão);
- EPIs devem possuir qualidade suficiente e ser disponibilizados na quantidade suficiente;
 seguir as orientações do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) do estabelecimento
MODULO 2: Aula 4
1) Quais são as etapas regulatórias para uso de vacinas
- Aprovação regulatória para o desenvolvimento = aprovação de protocolos pelos órgãos do o Sistema CEP-CONEP, avaliação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio, aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
- Aprovação regulatória para registro da vacina = Encerrado o processo de desenvolvimentocientífico e tecnológico, comprovadas a eficácia e segurança da vacina, a empresa desenvolvedora deverá proceder ao registro sanitário junto aos órgãos competentes.
- Regulação do Preço = Nesta etapa é estabelecido o preço da vacina pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED)
- Incorporação no Sistema Único de Saúde – SUS 
2) Quais são as vacinas Covid‑19 em desenvolvimento no mundo
Pfizer-BioNTech, Moderna, Gamaleya, CanSino, Johnson & Johnson, Oxford-AstraZeneca, Instituto Vector, Novavaxs, Sinovac, Sinopharm-Pequim, Sinopharm-Wuhan
3) Quais são as vacinas Covid‑19 aprovadas para uso no Brasil
Pfizer, Coronavac, AstraZeneca. Essas vacinas apesar de serem aprovadas foi constatado que sua utilização diminui os efeitos graves da doença mas não combate totalmente, e não foram feitos testes pra todas faixas e grupos de população

Continue navegando

Outros materiais