Buscar

Liberdade e Determinismo

Prévia do material em texto

Também conhecida como livre-arbítrio, esta descreve que podem tomar qualquer decisão que acharem melhor. Porém, devem ter ciência de seus atos.
O filosofo Sartré defende que todos estão condenados à liberdade, visto que ela é incondicional, desde que as pessoas saibam como exercê-la.
Liberdade
Direitos e responsabilidades individuais
“Se queres a verdadeira liberdade, deves fazer-te servo da filosofia.”
Epícuro
Liberdade incondicional
Um ato moral deve ser livre, 
consciente, intencional e solidário.
Dessas características decorre a 
exigência de assumir a autoria de 
seus atos.
Esse tipo de liberdade aproxima-se mais da realidade. Basicamente, essa forma explica que em alguns momentos um individuo é livre, no entanto em outros não.
Liberdade situada
Responsabilidade
A liberdade pressupõe compromisso com a sua própria liberdade e com a alheia.
O Determinismo é um tanto contraditório, alguns estudiosos defendem que há um plano abstrato determinando o rumo da vida. Portanto, se tudo já está “escrito”, como há liberdade?
Essa corrente serve de base para muitos estudos físicos que tentam comprovar que é possível prever o futuro. Um exemplo dessas pesquisas, é o principio da incerteza, muito importante dentro da mecânica quântica.
De acordo com essa lei, basta saber a posição e a velocidade de uma partícula no espaço para determinar seu estado em qualquer espaço de tempo, em outras palavras, prever o futuro. No entanto, com a tecnologia atual, não é possível determinar esses dois dados.
Determinismo
1

Continue navegando

Outros materiais