Buscar

Babesiose Canina: Características e Tratamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BABESIOSE
GUIMARÃES, Janayna Cardoso, Universidade Castelo Branco, Instituto Quallitas, novembro 2011; Babesiose Canina Professor Orientador: Prof. Anderson Teixeira Soares Pinto
A Babesiose é uma das mais importantes doenças parasitárias que acomete cães no mundo, principalmente em regiões tropicais e subtropicais. É uma doença de características hemolíticas, transmitida por carrapatos Ixodídeos, tendo como conseqüência anemia, sendo esta decorrente da infecção das hemácias circulantes por hemocitozoários do gênero Babesia spp. Outra forma de transmissão é através de transfusão sanguínea de animais infectados.
O carrapato da família Ixodidae, espécie Rhipicephalus sanguineus é considerado o vetor natural da Babesia canis; sendo que as espécies Haemaphysalis leachi, Dermacentor reticulatus, Hyalomma plumbeum, Amblyomma cajennense e Boophilus microplussão possíveis transmissores do agente.
 Pode se apresentar nas formas hiperaguda, aguda, crônica ou subclínica, com manifestações clínicas múltiplas e variadas, podendo estas serem de caráter severo e até fatais .A Babesiose canina é caracterizada como uma doença febril e hemolítica , tendo como conseqüências anemia e hemoglobinúria, devido à infecção dos eritrócitos circulantes. Anemia hemolítica (em algumas situações, severa), febre, letargia, icterícia, lesão hepática, renal e algumas vezes quadros convulsivantes são achados clínico-laboratoriais que marcam o quadro mórbido em questão. Sua patogenia está relacionada à hemólise intra e extravascular.
A Babesiose canina pode ocorrer concomitante a outras hemoparasitoses, como a Erliquiose canina .
Os métodos para o diagnóstico da Babesiose canina baseiam-se na observação direta do agente ou de seus componentes nos eritrócitos em esfregaços sanguíneos,ou através de testes sorológicos. A não detecção do parasita no esfregaço sanguíneo não implica na ausência da infecção .
São consideradas doenças de diagnóstico diferencial da Babesiose canina: a Erliquiose canina, a Hepatozoonose, Verminoses e a Leptospirose.
O tratamento da Babesiose canina consiste no uso de drogas parasiticidas e no tratamento de suporte. Numerosas drogas podem ser utilizadas no tratamento da doença , inclusive transfusões de sangue podem ser necessárias. Para avaliar a resposta clínica do animal ao tratamento preconizado pelo Médico Veterinário é necessário a realização de exames laboratoriais seriados.

Outros materiais