Buscar

Estudo dirigido: A Economia da Natureza

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido
Discente: Caique dos Santos Aguiar 
Docente: Mario Dantas
1. Quais são as diferenças entre as perspectivas de comunidade de Frederic E. Clements e Henry Gleason?
Frederic Edward Clements: Propôs a ideia de “superorganismo” para descrever as dinâmicas das comunidades vegetais que estudava. A ideia de que as comunidades são unidades ecológicas organizadas atingiu seu extremo no conceito das comunidades como superorganismos.
Henry Allan Gleason: Propôs o conceito de “individualista” da Ecologia, em que as comunidades de plantas seriam uma reunião ao acaso de espécies adaptadas, que não apresentavam propriedades típicas de organismos integrados como homeostase, reestabelecimento e desenvolvimento previsível.
2. Quais são os paralelos conceituais entre o conceito de comunidade holística e comunidades fechadas? E entre o conceito de comunidade individualista e comunidades abertas?
Conceito holístico: Comunidade é uma unidade de organização com fronteiras reconhecíveis, cujas estruturas e funcionamento são reguladas pelas interações entre as espécies, uma visão de comunidade como um superorganismo. Espécies que pertencem a uma comunidade estão intimamente associadas uma com a outra e compartilham limites de tolerância ecológica.
Comunidade fechada: são aquelas na qual as espécies e o ambiente se estruturam e evoluam de maneira integrada. Os atributos da estrutura e funcionamento da comunidade e do conceito holístico surgem das interações entre as espécies.
Em ambas comunidades os organismos são distribuídos de forma independentes na comunidade, interagindo entre si.
3. Dado que as distribuições de muitos animais são determinadas pela composição de espécies da comunidade de plantas, o que poderia você prever acerca da diversidade de animais na área que circunda um ecótono?
São organismos adaptados para viver nos dois ecossistemas vizinhos, possuindo uma grande tolerância ambiental e sua distribuição pode se estender através da região de ecótono e ainda incluir o ecossistema vizinho.
4. Como os dados de Robert Whittaker sobre a composição de espécies de árvore ao longo dos gradientes de temperatura e umidade das montanhas proporcionam uma evidência contra a ideia de comunidades fechadas?
De acordo com os dados de Robert Whittaker, as distribuições são moldadas pelas adaptações das espécies às condições ambientais, como temperatura, umidade, elevação, declividade, exposição e a competição das espécies ao longo do gradiente, mas mesmo assim, as espécies podem ocorrer juntas na mesma área.
5. Compare e contraste as teias de alimentação de conectividade, de fluxo de energia e as funcionais.
Teia de conectividade mostra relações de alimentação entre organismos;
Teia de conectividade mostra relações de alimentação entre organismos;
Teia funcional realça a influência das populações nas taxas de crescimento de outras populações.
6. Por que poderia você esperar que as comunidades com menos
espécies conteriam também menos níveis tráficos?
Existe uma relação de alimentação entre as diferentes espécies de um ecossistema, essas espécies interagem entre si, uma comunidade com menos espécies, também possuiria menos interações dessas espécies e uma diminuição da relação alimentar das mesmas.
7. Se uma comunidade pode apresentar estados estáveis alternativos, como poderia isso afetar a nossa perspectiva sobre a resiliência da comunidade?
Uma comunidade com estados estáveis alternativos é favorecida, em relação as condições típicas de cada estado alternativo. Essas comunidades acabam resistindo a mudanças abruptas nas condições da mesma.
8. O que significa quando se diz que uma comunidade apresenta um controle top-down em oposição ao controle bottom-up?
Significa que a modificação dos consumidores na comunidade, também afetaria os produtores, interferindo no ecossistema.

Continue navegando