Buscar

Apol 1 e 2 Sociedade, Família e Instituição Escolar 2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociedade, Família e Instituição Escolar – UNINTER 2021
1. “Como estratégia pedagógica tradicional, o dever de casa tem múltiplas finalidades: estender o tempo de aprendizagem, completar a quantidade de matéria que a professora deve cobrir, conectar o trabalho de classe precedente e subsequente, estimular hábitos de estudo independente, aplicar os conhecimentos acadêmicos à vida cotidiana, enriquecer o currículo ampliando as experiências de aprendizagem, e conectar escola e família”. Considerando o texto-base Família e escola: parceiras no processo educacional da criança, reflita sobre a relação entre família e lição de casa:
C). As lições de casa têm o objetivo de reforçar, em casa, no ambiente familiar, o que foi ensinado em sala de aula.
2. “[...] a educação que conduza a criança, o adolescente e depois o jovem à sua maturidade começa no interior da família, que permanece o lugar privilegiado da educação. Ela é o primeiro espaço educacional da pessoa humana”. Assinale a alternativa que contempla as funções da família na educação da criança:
A) É na família que os princípios éticos e de conduta no ambiente social são assimilados.
3. “Quando os pais, mães, ou outros responsáveis, acompanham a vida escolar de seus filhos, aumentam as chances da criança aprender. Os pais precisam também continuar aprendendo”. Reflita sobre a articulação da escola com a família e marque V para verdadeiro e F para falso:
I. ( ) As reuniões entre a escola e a família são momentos de informar os pais sobre o andamento do processo educacional da criança.
II. ( ) Não é relevante que a família e a escola sejam parceiras no processo de aprendizagem da criança.
III. (  ) É importante que os pais sejam ouvidos quanto as suas expectativas, dúvidas, reclamações e sugestões em relação à escola.
IV. ( ) Cabe à escola, nos seus momentos de reunião com a família, esclarecer o seu planejamento pedagógico.
A) V F V V 
4. “Os pais são os maiores reforçadores, fontes de afeto e também modelos de aprendizagem para as crianças”. Pondere a respeito das relações atitudinais por parte da família na educação dos filhos e assinale a alternativa correta:
E) Os pais permissivos possuem dificuldades no controle aos limites dos filhos.
5. “Demonstrado está que o acesso ao ensino é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, acionar o Poder Público para exigi-lo”. Assinale a alternativa correta a respeito do disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):
E) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade.
6. “O Manifesto de 1932 teve uma influência salutar nos destinos da legislação que regem a educação, creditando na Constituição Federal de 1934 um teor voltado para a organização educacional nacional”. Quanto as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBs), é correto afirmar que:
E) As discussões parlamentares sobre a LDB 9.394/96 tiveram início em 1988.
7. “O Ato Institucional decretado no dia 9 de abril de 1964 (posteriormente conhecido como AI-1) iniciava a temporada de cassações de mandatos de parlamentares e a suspensão dos direitos políticos dos ‘inimigos da revolução’. Esse era o começo de uma ditadura militar que perduraria por mais de vinte anos no poder; uma conjuntura singular na história do país”. Pondere sobre a experiência ditatorial vivenciada no Brasil entre os anos de 1964 e 1985 e assinale a alternativa correta:
A) O período ditatorial brasileiro foi marcado pelo modo truculento de governar.
8. “A democratização dos sistemas de ensino e da escola implica o aprendizado e a vivência do exercício de participação e de tomadas de decisões. Trata-se de um processo a ser construído coletivamente, que considera a especificidade e a possibilidade histórica e cultural de cada sistema de ensino (municipal, distrital, estadual ou federal), de cada escola”. Quais das seguintes medidas foram postas em prática na administração e organização escolar a partir da criação de espaços democráticos na gestão da educação brasileira:
I. Formulação de projetos pedagógicos pelas escolas.
II. Criação de conselhos para acompanhar o repasse e uso de verbas.
III. Criação de conselhos para acompanhar a distribuição de alimentos.
IV. Formulação de projetos escolares de cunho militar.
E) I, II e III
9. “A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino”. Relacione as colunas de acordo com as responsabilidades educacionais de cada esfera do governo: 
I. União.
II. Estados.
III. Municípios. 
(   ) Responsável pelo ensino superior.
(   ) Devem atuar na educação infantil e no primeiro ciclo do fundamental.
(   ) Garantir assistência técnica e financeira as duas esferas que lhe são subordinadas.
(   ) Têm como prioridade atuar no ensino fundamental e médio.
D) I, III, I, II
10. “O esforço de reconstrução, melhor dito, de construção da democracia no Brasil ganhou ímpeto após o fim da ditadura militar, em 1985. Uma das marcas desse esforço é a voga que assumiu a palavra cidadania. Políticos, jornalistas, intelectuais, líderes sindicais, dirigentes de associações, simples cidadãos, todos a adotaram. A cidadania, literalmente, caiu na boca do povo. Mais ainda, ela substituiu o próprio povo na retórica política. Não se diz mais ‘o povo quer isto ou aquilo’, diz-se ‘a cidadania quer’. Cidadania virou gente. No auge do entusiasmo cívico, chamamos a Constituição de 1988 de Constituição Cidadã”. Pondere sobre o reflexo do fim do Regime Militar brasileiro (1964-1985) na cidadania e assinale a alternativa correta:
C) O fim do Regime Militar brasileiro implicou a formação de cidadãos cientes da importância de suas ações para a construção de uma nação forte.
11. “Durante muito tempo, a educação da criança foi considerada uma responsabilidade das famílias ou do grupo social ao qual ela pertencia. [...] Por um bom período na história da humanidade, não houve nenhuma instituição responsável por compartilhar esta responsabilidade pela criança com seus pais e com a comunidade da qual estes faziam parte. Isso nos permite dizer que a educação infantil, como nós a conhecemos hoje, realizada de forma complementar à família, é um fato muito recente”. Marque afirmativa correta quanto a educação de crianças:
B) A educação, tanto na família como na escola, não pode ser mecânica e arbitrária.
12. “Na verdade, a derrota eleitoral nas primeiras eleições diretas para governador (realizadas em 1982), somada à aceleração de uma crise econômica que se anuncia em 1979 e assume uma nítida característica recessiva a partir de 1981, parece ter produzido um declínio da coesão interna do regime e uma perda progressiva de sua capacidade de enfrentar os conflitos e gerir a crise que se avolumava ano após ano”. Marque V para verdadeiro e F para falso, para os sinais do enfraquecimento do Regime Militar brasileiro (1964-1985):
I. ( ) Ascensão do Brasil no cenário mundial.
II. ( ) Concessão de anistias à exilados.
III. (  ) Aberturas para o início do processo de redemocratização.
IV. ( ) Consolidação do poder militar diante da força política.
E) F V V F
13. "[...] dentre [...] [as] várias teorias ou concepções sobre o papel da escola, temos, por exemplo, a visão idealista-liberal, em que a escola é vista como instrumento de democratização e integração, na medida em que, sendo de boa qualidade, poderia garantir uma condição de igualdade de oportunidades para todos os indivíduos". No que diz respeito exclusivamente ao papel da escola na formação do educando, é correto afirmar que:
I. A preparação da criança para a vida, a formação da pessoa, a construção do ser são responsabilidades essencialmente da escola.
II. A formação para a cidadania é iniciada pelo próprio exemplo da escola ao ampliar seus espaços para que todos os integrantes da comunidade escolar (pais, alunos, professores,membros do corpo administrativo e pedagógico, funcionários) possam se sentir motivados a participar.
III. Uma das grandes e necessárias responsabilidades da escola é ter seu próprio Projeto Político-Pedagógico, pois, entre outros aspectos, este documento traduz os valores do grupo, seus objetivos compartilhados, define caminhos e, portanto, deve ser construído com a participação de toda a comunidade escolar, inclusive da família.
B) II e III
14. "[...] em sua origem, o desenvolvimento da personalidade infantil ocorre independentemente da escola. Em outras palavras, a criança não espera chegar à escola para iniciar seu aprendizado, portanto, é fácil deduzir o importante papel das relações interpessoais que ocorrem desde os primeiros meses de vida, em ambiente familiar, principalmente no que se refere à construção da autonomia". No que diz respeito às características dos pais democráticos, analise as asserções a seguir e marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
(  ) Além de demonstrarem pouco afeto e serem bastante rígidos, controladores e restritivos quanto ao nível de exigência de seus filhos, suas condutas são avaliadas a partir de rigorosos padrões preestabelecidos.
(  ) Mantêm um equilíbrio no controle das ações, principalmente no que condiz ao amadurecimento, independência, respeito, capacidades e sentimentos de seus filhos.
(  ) Possuem dificuldades de controlar aos limites dos filhos, pois são muito tolerantes, chegando até mesmo a serem indulgentes em relação aos desejos e atitudes da criança.
(  ) Demonstram afetividade e procuram sempre estimular a criticidade da criança.
(  ) São flexíveis e conseguem fazer com que a criança seja disciplinada, estabelecendo regras e limites de forma clara e objetiva.
E) F V F V V 
15. “[...] o acesso ao ensino é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, acionar o Poder Público para exigi-lo”. Sobre o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) acerca do acesso à educação, assinale a alternativa correta:
E) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade
16. "A necessidade de se construir uma relação entre escola e família deve ser para planear, estabelecer compromissos e acordos mínimos para que o educando/filho tenha uma educação com qualidade tanto em casa quanto na escola". Sobre como fazer para que a família e a escola possam caminhar juntas no processo de ensino e de aprendizagem do educando, analise as seguintes afirmativas:
I.  Atrair a família para a escola por meio de instrumentos comunicativos que realmente sejam efetivos.
II. Utilizar instrumentos com caráter exclusivamente informativos.
III.Construir e reformular métodos de ensino, conseguindo, com isso, efetivar suas funções de educadores.
C) I e III
17. "A família é considerada a primeira agência educacional do ser humano e é responsável, principalmente, pela forma com que o sujeito se relaciona com o mundo, a partir de sua localização na estrutura social". É possível diferenciar três tipos de pais. A esse respeito, relacione cada um dos tipos de pais listados a seguir às suas respectivas características. 
1. Pais Autoritários
2. Pais Permissivos
3. Pais democráticos
(  ) São aqueles que têm dificuldade de se comunicar com os filhos, além de demonstrarem pouco afeto.
(  ) Possuem dificuldades de controlar os limites dos filhos, pois são muito tolerantes.
(  ) Não se preocupam em explicar às crianças as razões das imposições nem as  consultam acerca do assunto.
(  )Demonstram afetividade, procuram estimular a criticidade da criança, são flexíveis e conseguem fazer com que a criança seja disciplinada estabelecendo regras e limites de forma clara e objetiva.
D) 1 2 1 3 
18. "A atitude dos pais, suas práticas educativas, a atmosfera socioafetiva vivenciada no ambiente doméstico são aspectos que interferem diretamente no desenvolvimento individual, revelando-se no comportamento social da criança. Claro que essa influência familiar não é algo inalterável, que age com poder absoluto sobre a constituição do sujeito, mas sabemos que as raízes estão aí plantadas". Sobre os tipos de pais, analise as asserções a seguir e identifique quais delas dizem respeito às características de pais autoritários.
I. São aqueles que têm dificuldade de se comunicar com os filhos.
II. As condutas são avaliadas a partir de rigorosos padrões preestabelecidos.
III. São afetuosos e procuram sempre dialogar com os filhos.
IV. São flexíveis e conseguem fazer com que a criança seja disciplinada, estabelecendo regras e limites de forma clara e objetiva.
A) I e II
19. "A educação constitui uma das componentes fundamentais do processo de socialização de qualquer indivíduo, tendo em vista a integração plena no seu ambiente. A escola não deveria viver sem a família nem a família deveria viver sem a escola. Uma depende da outra, na tentativa de alcançar um maior objetivo, qualquer um que seja, porque um melhor futuro para os alunos é, automaticamente, para toda a sociedade". Considere as afirmativas a seguir quanto ao que é correto afirmar com relação à responsabilidade da escola e da família na educação do aluno:
I. A escola se vê diante de vários problemas educacionais agregados à desordem, ao desrespeito às regras de conduta e à falta de limites com seus alunos, que considera como responsabilidade da família.
II. Muitos pais chegam a passar toda a responsabilidade da educação dos filhos para a escola.
III. Cabe à escola a obrigação de agir com uma postura autoritária conforme as exigências dos pais. 
A) I e II

Outros materiais