Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
apol1 nota100 sociedade familia e instituição escolar

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia a afirmativa a seguir:
“O esforço de reconstrução, melhor dito, de construção da democracia no Brasil ganhou ímpeto após o fim da ditadura militar, em 1985. Uma das marcas desse esforço é a voga que assumiu a palavra cidadania. Políticos, jornalistas, intelectuais, líderes sindicais, dirigentes de associações, simples cidadãos, todos a adotaram. A cidadania, literalmente, caiu na boca do povo. Mais ainda, ela substituiu o próprio povo na retórica política. Não se diz mais ‘o povo quer isto ou aquilo’, diz-se ‘a cidadania quer’. Cidadania virou gente. No auge do entusiasmo cívico, chamamos a Constituição de 1988 de Constituição Cidadã”.
Considerando o texto-base O papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional, pondere sobre o reflexo do fim do Regime Militar brasileiro (1964-1985) na cidadania e assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	C
	O fim do Regime Militar brasileiro implicou a formação de cidadãos cientes da importância de suas ações para a construção de uma nação forte.
Você acertou!
“Sendo assim, o fim do Regime Militar e a implantação daquilo que se chamou de Nova República implicou a criação de um novo tipo de cidadão brasileiro. Um cidadão participativo, sabedor de seus direitos e deveres, ciente da importância de suas ações para a construção de uma nação forte e também um sujeito que saiba conviver com a diversidade” (texto-base, p. 1).
Questão 2/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia a afirmação a seguir: 
“Os pais são os maiores reforçadores, fontes de afeto e também modelos de aprendizagem para as crianças”. 
Considerando o texto-base Família e escola: parceiras no processo educacional da criança, pondere a respeito das relações atitudinais por parte da família na educação dos filhos e assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	E
	Os pais permissivos possuem dificuldades no controle aos limites dos filhos.
Você acertou!
“Combinando as relações atitudinais por parte da família na educação dos filhos, é possível diferenciar três tipos diferentes de pais de acordo com as pesquisas de Aparecida e Rebelo [...], os pais: ‘autoritários, permissivos e democráticos’.
Conforme as autoras, os pais autoritários são aqueles que têm dificuldade de se comunicar com os filhos, além de demonstrarem pouco afeto e serem bastante rígidos, controladores e restritivos quanto ao nível de exigência de seus filhos. [...] Quanto aos pais permissivos, são afetuosos e procuram dialogar com os filhos. Mas possuem dificuldades no controle aos limites, pois são muito tolerantes, chegando até mesmo a serem indulgentes em relação aos desejos e atitudes da criança.
Já os pais democráticos mantêm um equilíbrio no controle das ações, principalmente no que condiz ao amadurecimento, independência, respeito, capacidades e sentimentos de seus filhos. Demonstram afetividade e procuram estimular a criticidade na criança. Além disso, são flexíveis e conseguem fazer com que a criança seja disciplinada estabelecendo regras e limites de forma clara e objetiva” (texto-base, p. 3).
 
Questão 3/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia o trecho de texto a seguir:
“Como estratégia pedagógica tradicional, o dever de casa tem múltiplas finalidades: estender o tempo de aprendizagem, completar a quantidade de matéria que a professora deve cobrir, conectar o trabalho de classe precedente e subsequente, estimular hábitos de estudo independente, aplicar os conhecimentos acadêmicos à vida cotidiana, enriquecer o currículo ampliando as experiências de aprendizagem, e conectar escola e família”.
Considerando o texto-base Família e escola: parceiras no processo educacional da criança, reflita sobre a relação entre família e lição de casa:
Nota: 10.0
	
	C
	As lições de casa têm o objetivo de reforçar, em casa, no ambiente familiar, o que foi ensinado em sala de aula.
Você acertou!
“A lição de casa não deve servir como um problema no ambiente familiar, mas com o objetivo de fazer com que o aluno possa pensar, resolver, refletir, colher dados, pesquisar, a fim de reforçar o que foi ensinado em sala de aula. Neste assunto, Parolim [...] reforça a ideia de que o estudante tem que saber que, ‘possui compromissos e necessita aprender a realizá-los’. Mas, na realidade em suas pesquisas com pais e alunos, o que a autora tem observado é que, em muitos casos, os deveres enviados pelos professores evidenciam um grave erro, ou seja: ‘tarefas óbvias que têm como função apenas a repetição de atividades já realizadas na escola, com a intenção de fixar conhecimentos, ou desenvolver hábito de estudo, porém com temas desvinculados da vida’” (texto-base, p. 9).
Questão 4/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Atente para o trecho de texto a seguir: 
“A democratização dos sistemas de ensino e da escola implica o aprendizado e a vivência do exercício de participação e de tomadas de decisões. Trata-se de um processo a ser construído coletivamente, que considera a especificidade e a possibilidade histórica e cultural de cada sistema de ensino (municipal, distrital, estadual ou federal), de cada escola”.
Considerando o texto-base O papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional, quais das seguintes medidas foram postas em prática na administração e organização escolar a partir da criação de espaços democráticos na gestão da educação brasileira:
I. Formulação de projetos pedagógicos pelas escolas.
II. Criação de conselhos para acompanhar o repasse e uso de verbas.
III. Criação de conselhos para acompanhar a distribuição de alimentos.
IV. Formulação de projetos escolares de cunho militar.
Agora, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	E
	I, II e III, apenas.
Você acertou!
“Sendo assim, o fim do Regime Militar e a implantação daquilo que se chamou de Nova República implicou a criação de um novo tipo de cidadão brasileiro. [...] Na construção desta redemocratização foi reservado um espaço privilegiado para a escola e a ação pedagógica que ela desenvolve [...].
Nenhuma destas medidas alcançaria algum êxito sem a criação de espaços democráticos na gestão da educação. Os conselhos criados para acompanhar o repasse e uso de verbas, a compra e distribuição de alimentação, a formulação dos projetos pedagógicos das secretarias em diferentes instâncias e das escolas, constituem oportunidade única de construção de uma educação diferenciada para o Brasil” (texto-base, p. 1,2).
 
Questão 5/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Atente para a seguinte citação: 
“Demonstrado está que o acesso ao ensino é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, acionar o Poder Público para exigi-lo”.
Considerando o texto-base Família e escola: parceiras no processo educacional da criança, assinale a alternativa correta a respeito do disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):
Nota: 10.0
	
	E
	A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade.
Você acertou!
“O dever da família com o processo de escolaridade e a importância da sua presença no contexto escolar é publicamente reconhecido na legislação brasileira e nas Diretrizes do Ministério da Educação aprovadas no decorrer dos anos 90. Algumas destas constatações podem ser verificadas em publicações como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069/90 em seu artigo 205 destaca que: ‘A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho’” (texto-base, p. 10,11).
Questão 6/10 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia o trecho de texto a seguir:
“[...] a educação que conduza
Página12