Buscar

avaliativa AP2 POS ULBRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: VISÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS
ATIVIDADE AVALIATIA AP2
COMPETÊNCIAS RH: CAMPEÃO DE MUDANÇAS E PARCEIRO ESTRATÉGICO
O atual profissional de RH necessita estar alinhado as características que atendam as tendências de melhorias e performances de pessoas e organizações. Sendo assim muitas competências são elencadas para esse profissional que precisa estar atualizado e constantemente interpretando modelos de comportamentos que possam incrementar uma estrutura organizacional de maneira eficiente com integração de pessoas e seus meios profissionais, extraindo práticas normativas com procedimentos que possam trazer diferencial competitivo às empresas.
A área de Recursos Humanos passou por mudanças significativas nas últimas décadas. Estas mudanças devem-se principalmente ao reconhecimento de que a área pode contribuir mais para o resultado das organizações. As novas atribuições são sustentadas por competências, habilidades e atitudes que os profissionais de RH devem demonstrar no exercício de suas atividades.
Outro aspecto importante que ocorreu nas últimas décadas, é a mudança de report da área de RH nas organizações. Enquanto uma área unicamente de perfil burocrático, para atendimento as exigências legais, a área de RH por estava vinculada a área Administrativa, Financeira e/ou Contábil. Hoje em dia, vê-se o RH como uma diretoria própria e com atuação transversal e muitas vezes vinculada diretamente ao principal executivo da organização.
A área de RH tradicionalmente voltada às atividades administrativas, anteriormente intitulado departamento de pessoal, passou por significativas transformações nas organizações durante as últimas décadas, até alcançar a atual condição estratégica, denominada gestão estratégica de pessoas. Tal abordagem estratégica surgiu no início da década de 1980, alicerçada no alinhamento entre a gestão de pessoas e as estratégias organizacionais (VENTURA; LEITE, 2014).
Mesmo com essas mudanças tendo ocorrido há bastante tempo, de forma abrangente, é importante que o RH possa entender o momento de cada organização, para que assim possa definir sua atuação nos negócios. Nem todas as organizações possuem a visão clara do papel do RH e ainda encontramos organizações em diferentes estágios e momentos com relação a esta percepção.
Em conferência com um GESTOR DE RH foi possível avaliar a importância das competências de Campeão de Mudanças e Parceiro Estratégico. Resumindo sua análise, avalio que essas competências serão demonstradas principalmente através de forte atuação no clima organizacional e no desenvolvimento de competências essenciais (técnicas e comportamentais) dos profissionais da organização, para permitir que a organização possa atingir resultados maiores e com melhor qualidade de vida de seus colaboradores.
Tais competências se complementam, se entrelaçam e ao mesmo tempo disputam entre si pela necessidade de muitas das suas atividades, uma vez que, um CAMPEÃO DE MUDANÇAS irá buscar alternativas novas em todos papéis da organização e nos mais diferentes níveis, ao mesmo passo que o PARCEIRO ESTRATÉGICO buscará no nível externo conhecimentos estratégicos as melhores opções para tomada de decisões e ações.
O papel do PARCEIRO ESTRATÉGICO visa buscar e enxergar maneiras com um planejamento que possa atender o negócio e objetivos organizacionais, buscando motivação e associação colaborativa de todos nas metas corporativas.
Essa capacidade dos procedimentos a serem trabalhados certamente irão repercutir nas mais diversas áreas da organização, auxiliando políticas colaborativas, ficando muito claro que o tamanho de cada empresa se dará pela capacidade e eficiência dos seus colaboradores.
A capacidade estratégica de uma empresa depende do talento de seus executivos e de sua potencialidade. Sem eficácia competitiva os recursos disponíveis tornam-se improdutivos. Uma empresa de sucesso é avaliada não só pela qualidade de seu desempenho financeiro, como também pelas habilidades de manobrar perante as turbulências ambientais, ou seja, deve-se analisar a qualidade dos recursos humanos e as forças organizacionais, além dos processos financeiros e tecnológicos (CARDOSO et al., 2012, p. 42)
Na linha de competência do Agente Campeão de Mudanças, está muito claro a intenção de obtenção de capacidade competitiva, cabendo à área de RH atuar com conhecimentos externos e experiência em suas aplicabilidades, focando em resultados de médio e longo prazo, com aproveitamento das capacidades e talentos existentes na organização, preocupando-se com o desenvolvimento contínuo das pessoas.
O profissional de RH cada vez mais precisa estar muito preparado e atualizado para realizar essas mudanças, da mesma forma que a empresa precisa não só respeitar essa nova atuação estratégia como interagir e alinhar-se dentro da mesma. As práticas destes modelos de gestão sugerem uma nova comunicação que por vezes precisam ser superadas barreiras e processos anteriores, acatando a aplicação do modelo estratégico que será construído tendo no setor e nos profissionais do RH um alinhamento de confiança e de parceira estratégica. Mais uma vez confrontam-se as competências em questão de AGENTE CAMPEÃO DE MUDANÇAS e PARCEIRO ESTRATÉGICO, se revela a relação de sincronia em ambas competências em todo novo ambiente organizacional.
As relações humanas se tornaram menos pessoais, no avanço das tecnologias disponíveis e nesses contatos tendem a ser mais superficiais, porém com uma possibilidade de interlocução imediata em qualquer lugar e tempo com qualquer pessoa. Por isso, toda importância nesse processo de influência colaborativa no âmbito organizacional fica sob a responsabilidade das competências do agente de RH e toda sua visão estratégica sobre a nova cultura alinhada aos momentos que precisam ser vividos e superados pela organização.
Avaliando essas competências em questão, resume-se o compartilhamento de decisões que se entrelaçam e influenciam as competências do profissional de RH sendo um PARCEIRO ESTRATÉGICO e um CAMPEÃO DE MUDANÇAS. Mostra-se que o desafio dos negócios está diretamente ligado ao conjunto de ideias e expectativas traçadas pelo planejamento e engajamento da área de RH, sendo a sua força de influir as pessoas com motivação e espírito competitivo, que irão determinar o sucesso e o desenvolvimento de novas forças colaborativas de lideranças pessoais e profissionais.
O grande sucesso de uma empresa está ligado diretamente a capacidade da sua equipe, que por sua vez se ampara na capacidade do gerenciamento de pessoas e visão estratégica da área de recursos da própria empresa.

Outros materiais