Buscar

Literatura Infantil

Prévia do material em texto

A Importância da Literatura na Educação Infantil
Aluna :
Pedagogia 
Professor:
UNIASSELVI – Centro Universitário Leonardo Da Vinci
1
Fundamentação Teórica
	Este trabalho expõe uma breve discussão sobre a história da literatura infantil, sua função em ser uma fonte interminável de conhecimento apresentando aos pequenos leitores momentos de descobertas, incentivando a soltar a imaginação, expandir os pensamentos e sua capacidade criativa. 
	A literatura se torna cada vez mais relevante no processo de aprendizagem, pois instiga o desejo e o gosto pela leitura, contribuindo para o autoconhecimento, desenvolvimento social, emocional e principalmente mental. A mesma está presente na vida da criança, antes mesmo dela aprender a ler e escrever, seja em cantigas, contação de histórias, brincadeiras de roda, vivenciadas em família, quando a criança chega a escola é que a ligação entre o lúdico e a imaginação acontece. 
	Essa introdução da literatura nas escolas é tão valiosa, porque muitas crianças têm apenas esse contato no âmbito escolar e o professor é o maior incentivador por estimular a estima da criança pela leitura. Além de que, a leitura da literatura infantil, que muitas vezes no seu final compreende alguma lição, na idade que os hábitos estão se formando, é um caminho que ajuda a criança a desenvolver a imaginação de forma prazerosa, podendo assim dessa forma, fazer com que no futuro a criança tenha o prazer da leitura e venha a ser um adulto leitor e que busca novos conhecimentos sempre.
	E quando explorado desde pequeno em especial de 0 a 5 anos é possível notar um avanço significativo na atividade escrita e leitura, assim amplificando o ato de ouvir história, contribui para o aprimoramento da construção e aumento do vocabulário da criança. Quando convivemos mais tempo com as crianças, nós percebemos a importância de despertar o interesse pela leitura como meio de aprofundar e incentivar o gosto pelas palavras, letras e seus significados.
2
Fundamentação Teórica
	As crianças podem associar as histórias que leem ou escutam com situações que elas vivenciam, o que as ajuda no desenvolvimento da forma de lidar com dificuldades, sentimentos e emoções. Além disso, é um estímulo a memória, já que elas também podem relembrar as próprias experiências, com essa prática as crianças encontram no momento da leitura ou da contação de história um caminho para criar relações entre memória e afetos.
	Para Solé (1998), aproveitando dos conhecimentos que a criança já possui e do reconhecimento de algumas palavras e sons, através do ensino planejado é possível observar e explorar os modelos de ensino inicial leitura.
 Emília afirma que:
À medida que optamos por trabalhar com crianças, podemos dizer que elas são os melhores avaliadores e os juízes mais sensíveis dos valores e da utilidade da criatividade. Isso ocorre porque elas possuem o privilégio de não estarem excessivamente às suas próprias ideias, que constroem e reinventam continuamente. Elas estão aptas a explorar, fazer descobertas, mudar seus pontos de vista e apaixonar-se por formas e significados que se transformam. (EMILIA, 2016, pg 81).
3
Conclusão
	Com as pesquisas que fizemos, lemos algumas reportagens as quais mostravam um gráfico referente a leitura entre crianças e jovens e também um gráfico de leitura entre os brasileiros. Lembrando que essas reportagens são antigas e muito provavelmente seus dados estão desatualizados, devemos nos lembrar também ao ver esses gráficos é, que o consumo de livros por plataformas digitais tem aumentado, devido a modernização da tecnologia, como também a maior facilidade de acesso aos mesmos e claro pela questão da pandemia a qual estamos vivendo no momento.
	Conforme a pesquisa, também pudemos notar que pela questão da tecnologia a maioria dos jovens tem preferido as plataformas digitais aos livros físicos, até mesmo algumas escolas, tendo notado essa preferência, tem adotado a tecnologia como uma aliada no ensino não só da literatura como de outras disciplinas, tendo em vista que se bem trabalhada, ao invés de distrair o aluno, a tecnologia prende sua atenção e o faz absorver melhor o conteúdo. 
	Com os gráficos que vamos apresentar podemos perceber, que realmente na grande maioria dos casos a leitura era feita por obrigação, visto que essa era uma exigência escolar ou acadêmica, seguida pela necessidade de atualização cultural e conhecimento em geral. E na terceira posição vem o prazer, gosto ou necessidade espontânea. 	
4
Conclusão
	
Fonte: <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/03/criancas-e-adolescentes-estao-lendo-menos-indica-pesquisa.html>
5
Referências Bibliográficas
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo: Ed. Spicione, 1997.
BRASIL, G1.Globo.com / EDUCAÇÃO, Crianças e adolescentes estão lendo menos, indica pesquisa. Disponível em: <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/03/criancas-e-adolescentes-estao-lendo-menos-indica-pesquisa.html/>. Acesso em 03/12/2020
BRASIL, G1.Globo.com / EDUCAÇÃO, Número de leitores caiu 9,1% no país em quatro anos, segundo pesquisa. Disponível em:<http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/03/numero-de-leitores-caiu-91-no-pais-em-quatro-anos-segundo-pesquisa.html>. Acesso em:05/12/2020
BRASIL, Instituto Pró-Livro. Retratos da Leitura no Brasil. 3ª Ed. Da Pesquisa. Disponível em: < https://prolivro.org.br/wp-content/uploads/2020/07/3_ed_pesquisa_retratos_leitura_IPL.pdf> Acesso em:05/12/2020
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. São Paulo: Ed. Pearson, 2006.
DIGITAL, SAE. A Importância da Literatura na Educação Infantil. Disponível em < https://sae.digital/literatura-na-educacao-infantil/> Acesso em: 30/11/2020
EMÍLIA, Reggio. As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Ed. Penso, v.1, 2016.
FERREIRA, Gonzaga. Redação científica: como entender e escrever com facilidade. São Paulo: Atlas, v. 5, 2011.
7

Continue navegando