Buscar

Documentos para abertura do consultório

Prévia do material em texto

Documentos para abertura do consultório 
Entre as exigências, estão: registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO) do Estado, inscrição na Junta Comercial e na prefeitura, CNPJ, alvará de funcionamento do consultório, licença sanitária, registro no Corpo de Bombeiros e cadastro na Caixa Econômica Federal para recolhimento de INSS e FGTS, esta inscrito no CNES
Para conseguir o alvará sanitário, é preciso pagar uma taxa, descrever todos os serviços que serão ofertados, comprovar que o imóvel foi adequado de acordo com o código sanitário, entre outros requisitos.
Uma obrigação do novo consultório é ter um plano de gerenciamento de resíduos, uma vez que os serviços odontológicos geram resíduos que trazem riscos à saúde pública. As clínicas contratam empresas especializadas para coletar e dar destino correto para o material.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece regras para a estruturação de clínicas e consultórios odontológicos.:
Área de recepção e espera para pacientes e acompanhantes: dimensão de, ao menos, 1,2 m² por pessoa.
· Depósito de Material de Limpeza: área mínima de 2 m², equipado com tanque.
· Sanitários para pacientes: individual com área mínima de 1,6 m²; individual para pacientes deficientes com, ao menos, 3,2 m²; coletivo com uma bacia sanitária e um lavatório a cada seis pessoas.
· Consultório odontológico: mínimo de 9 m² para atendimento ambulatorial.
· Equipamento odontológico intraoral: pode ser instalado no próprio consultório, desde que funcionários consigam ficar a uma distância mínima de 2 metros do cabeçote e do paciente
· Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES)
Este documento, exigência da Agência Nacional de Saúde, é necessário para o credenciamento em convênios de saúde, seja para atendimento seja para reembolso de consultas e serviços.
· Departamento de Limpeza Urbana (LIMPURB)
O documento é solicitado às autoridades de limpeza da cidade, referente à coleta dos resíduos de saúde. Todo consultório ou clínica deve ter o cadastro no LIMPURB, do contrário poderá ser multado. Para solicitá-lo basta ir até o departamento autorizado de seu município e apresentar a CRO, CCM, comprovante de IPTU e CNPJ.
· Como faço a regulamentação do alvará da vigilância sanitária?
É obrigatório para todo estabelecimento da área da saúde o alvará da Vigilância Sanitária. Lembre-se de que, para aprovação do documento, a infraestrutura e a apresentação do consultório ou clínica deverão estar de acordo com todas as normas de esterilização e biossegurança.
A solicitação desse documento deverá ser realizada na secretaria municipal de saúde, onde o profissional apresentará os seguintes documentos para o cadastro: inscrição no conselho regional odontológico, ou seja, o número do CRO, CNPJ e Contrato Social da Empresa.
Após o cadastro, será agendada uma vistoria do local pelos funcionários da vigilância com a finalidade de conferir se o estabelecimento possui condições físicas seguras para prestar o serviço. A licença para funcionamento tem validade de 1 ano. Após o prazo, uma nova fiscalização deve ser feita para a renovação da permissão de funcionamento da clínica.
É recomendado que o documento com alvará da vigilância sanitária esteja em local visível, para que a fiscalização e os pacientes possam ver que o estabelecimento está regulamentado e de acordo com a lei.
O profissional que descumprir as exigências e não tiver licença da vigilância sanitária para a execução dos serviços no local, será autuado e penalizado, de acordo com a Lei Federal nº 6.437, de 20/08/1977 e Lei Estadual 16.140, de 02/10/2007.

Continue navegando