Buscar

Prova presencial regular FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA (Bia)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova presencial regular
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
1 ) A respeito da formação do professor para atuar na educação especial, assinale a afirmativa correta:
A ) A formação deve favorecer conhecimentos de gestão do sistema educacional inclusivo, mas sem precisar considerar o desenvolvimento de projetos em parceria com outras áreas.
B ) A formação não deve possibilitar a sua atuação no atendimento educacional especializado.
C ) A formação deve aprofundar o caráter interativo e interdisciplinar da atuação nas salas comuns do ensino regular para a oferta dos serviços e recursos de educação especial.
D ) O professor deve ter, como base da sua formação, conhecimentos gerais para o exercício da docência, sem a necessidade de deter conhecimentos específicos da área.
E ) A formação não precisa contemplar conhecimentos de gestão do sistema educacional inclusivo.
2 ) Educação especial, como "modalidade de educação escolar, é considerada como um conjunto de recursos educacionais e de estratégias de apoio que estejam à disposição de todos os alunos, oferecendo diferentes alternativas de atendimento". Esse conjunto pode auxiliar não só os alunos identificados com necessidades educacionais especiais, mas todos os alunos que se sentirem favorecidos por "currículos, métodos, recursos educativos e organizações específicas para atender às suas necessidades", assim como métodos, técnicas e recursos desenvolvidos com a finalidade de favorecer o acesso ao conhecimento.
Fonte: BRASIL. Presidência da República. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
Nesse sentido, qual é o papel da educação inclusiva?
A ) A educação inclusiva caracteriza-se como uma política de justiça social que não alcança alunos com necessidades educacionais especiais.
B ) A educação inclusiva é uma prática inovadora que está enfatizando a qualidade de ensino para todos os alunos, exigindo que a escola se modernize e que os professores aperfeiçoem suas práticas pedagógicas.
C ) A educação inclusiva caracteriza-se como uma política de justiça social que somente alcança alunos com necessidades educacionais especiais.
D ) A educação inclusiva caracteriza-se como uma política de injustiça social que não alcança alunos com necessidades educacionais especiais.
E ) A educação inclusiva caracteriza-se como uma política de injustiça social que alcança alunos com necessidades educacionais especiais.
3 ) Quando um aluno com necessidades educativas especiais é recebido no ambiente de aprendizagem com barreiras físicas e sensoriais que impedem o simples acesso à sala ou à leitura de um texto com autonomia, está instaurado um poderoso fator de quê?
A ) De exclusão social.
B ) De inclusão. 
C ) De inclusão funcional.
D ) De exclusão pessoal.
E ) De inclusão social.
4 ) Para a avaliação do processo ensino-aprendizagem em uma perspectiva inclusiva é fundamental:
A ) considerar mais o conhecimento prévio e o nível atual de desenvolvimento do aluno do que as possibilidades de aprendizagem futuras.
B ) a criação de estratégias que possibilitem a alguns alunos a ampliação do tempo para a realização dos trabalhos, bem como a possibilidade do uso de tecnologia assistiva como uma prática cotidiana.
C ) que os alunos com deficiência sejam avaliados apenas em relação aos avanços no processo de socialização.
D ) que os trabalhos e as provas para os alunos com deficiência sejam sempre realizados oralmente.
E ) que os alunos com transtornos globais de desenvolvimento sejam dispensados dos momentos de avaliação formal.
5 ) São vários os tipos de deficiências e eles podem ocasionar maior ou menor grau de dificuldade para a aprendizagem e para a vida cotidiana do indivíduo. Esse grau também vai depender:
A ) dos investimentos do governo na educação especial.
B ) de como o deficiente é educado.
C ) da formação do professor que trabalha com esse aluno.
D ) das famílias que acolhem esses alunos.
E ) de quanto a sociedade estará preparada para a convivência com os diversos tipos de diversidade.
6 ) O conceito de educação inclusiva surgiu a partir de 1994, com a Declaração de Salamanca. A ideia da educação inclusiva é que as crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas:
A ) em quaisquer unidades de atendimento para educação especial.
B ) somente em escolas específicas para crianças com deficiências.
C ) em quaisquer escolas de ensino regular.
D ) em quaisquer escolas de educação especial.
E ) apenas em institutos de atendimentos especiais.
7 ) Atualmente, quando falamos de necessidades educacionais especiais (NEE), incluímos nesse conceito diversas categorias. Assinale a alternativa que traz duas delas.
A ) As altas habilidades/superdotação e os deficientes visuais.
B ) As altas habilidades/superdotação e os deficientes orais.
C ) Não há novas categorias incluídas.
D ) Os deficientes visuais e orais.
E ) As altas habilidades/superdotação e a dislexia.
8 ) A educação inclusiva tem sua história influenciada por dois marcos importantes. O primeiro se deu em março de 1990, quando foi realizada em Omitem, na Tailândia, a Conferência Mundial de Educação para Todos, com a proposta da Cepal/Unesco: educação e conhecimento, em que o objetivo foi examinar o encaminhamento e enfrentamento da exclusão escolar. Qual foi o segundo?
A ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
B ) A Declaração de Salamanca.
C ) A Declaração do Rio de Janeiro.
D ) A Declaração de Stainback.
E ) A Constituição Federal Brasileira de 1988.
9 ) Durante muitos anos, o que havia de aprendizado escolar para alunos com necessidades educacionais especiais era muito particular. Os alunos cegos e surdos, regra geral, eram encaminhados para escolas especializadas nesse tipo de deficiência. Como era a reação social em relação à inclusão antes da
Constituição de 1988?
A ) Havia um constrangimento social se alguma família procurasse uma escola regular de ensino para matricular seu filho cego e/ou surdo e fosse orientada a procurar uma escola especializada.
B ) Os alunos não eram atendidos em escola especializada.
C ) Não havia escolas para atender alunos surdos e/ou mudos.
D ) Nenhum constrangimento social era criado se, por acaso, alguma família procurasse uma escola regular de ensino para matricular seu filho cego e/ou surdo e fosse orientada a procurar uma escola especializada.
E ) Os alunos eram recebidos com muito afeto e carinho, indo de acordo com a legislação de inclusão.
10 ) Os estudos mais recentes no campo da educação especial enfatizam que as definições e o uso de classificações devem ser contextualizados, não se esgotando na mera especificação ou categorização atribuída a um quadro de deficiência, transtorno, distúrbio, síndrome ou aptidão. Considera-se que as pessoas se modificam continuamente, transformando o contexto no qual se inserem.
BRASIL. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Ministério da Educação, 2008 Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta.
A ) Alunos com transtorno global do desenvolvimento integram a categoria das pessoas com deficiência, dadas as características desses transtornos.
B ) Os principais critérios considerados no diagnóstico de aluno com altas habilidades/superdotação são o bom desempenho escolar em todas as disciplinas e o fato de não precisar de ajuda no contexto escolar.
C ) Alunos com altas habilidades/superdotação são aqueles que apresentam potencial elevado em uma área isolada ou combinada, apresentando também um repertório de interesses estereotipado e repetitivo.
D ) Pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de médio e longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial e cuja participação plena na escola e na sociedade pode ser restringida, em interação com diversas barreiras.
E ) O quadro de deficiência múltipla é caracterizado exclusivamente por fraturas provocadas por traumas ou acidentes.
11 ) O atendimento educacional especializado tem como função:A ) substituir a escolarização comum.
B ) prover as necessidades de saúde e de assistência social específicas dos alunos da educação especial.
C ) identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
D ) planejar, em conjunto com o professor da sala do ensino comum e a família de cada aluno com deficiência, um plano individualizado de ensino, com atividades diferenciadas das planejadas para os demais alunos, com vistas à participação efetiva do aluno no cotidiano escolar.
E ) desenvolver atividades de reforço escolar.
12 ) Ainda, nos dias atuais, encontramos muitos professores que se utilizam apenas de provas e testes escritos para avaliação discente. Tal postura, além de excluir a possibilidade de avaliar alunos portadores de cuidados especiais com mais propriedade, verifica um descuido real quanto à construção do conhecimento. Qual seria a forma de elaboração de uma prova eficaz neste caso?
A ) A elaboração de uma prova de múltipla escolha pode ser uma alternativa eficaz para professores que têm necessidade de utilizar, prioritariamente, provas ou testes escritos como instrumentos de avaliação.
B ) Provas ou testes escritos como instrumentos de avaliação, porém descritivas, assim os alunos têm a possibilidade de expressar suas dificuldades.
C ) Não realizar provas, somente observação.
D ) Elaborar uma prova mais fácil para esses alunos, prioritariamente, provas ou testes escritos como instrumentos de avaliação
E ) A elaboração de uma prova dissertativa pode ser uma alternativa eficaz para professores que têm necessidade de utilizar, prioritariamente, provas ou testes escritos como instrumentos de avaliação.

Outros materiais