Buscar

EXERCICIO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
CURSO Licenciatura em História - 1 período – 2021.2
Disciplina: Psicologia e desenvolvimento da educação
Professora: Josy Maria
Aluna: Marília da Silva Vieira
Exercícios:
Auto avaliação 1.1
AS MELHORES E PIORES CARACTERÍSTICAS DOS MEUS PROFESSORES
PROPOSTA:
após a observação de figura 1.1, contendo opiniões de alunos diversos sobre as característica positivas e negativas de seus professores, responder as seguintes questões:
1. Você está surpreso com qualquer das características listadas pelos estudantes para descrever seus melhores e piores professores? 
Algumas das características listadas surpreendem pelo pré-julgamento que fazemos a partir da ideia que se tem de um aluno. Em conceitos prévios vemos o aluno como figura imatura que questiona a figura do professor como autoridade, e geralmente se espera que o aluno não se importe quando o professor não se interessa por “controlar” a turma. Em conceitos mais modernos o professor se desconstrói como figura de autoridade, e em algumas circunstâncias se excede em não contribuir para a turma estabelecer alguma ordem para que o conteúdo apresentado seja trabalhado. E, foi surpreendente ver que alguns alunos sentiram falta disso e colocassem como ponto negativo de algum professor.
2. Qual das cinco características listadas para os melhores professores mais o surpreendeu? 
A questão da preocupação dos sentimentos dos alunos, foi surpreendente, pois, reforça a noção de que, para o estudante, um bom professor deve sim, preocupar-se com conteúdo, mas também com a questão humana.
3. Qual das cinco características listadas para os piores professores mais o surpreendeu?
A observação dos alunos de que um professor que não tem controle sobre a turma é um mal professor, surpreende devido a noção antiga, conforme dito anteriormente, que sem tem sobre a figura do aluno. Geralmente, espera-se que o aluno aceite com mais facilidade o professor que não exija ordem em sala de aula, e o fato de os próprios discentes considerarem isso uma característica ruim, é, um tipo de quebra de paradigma da figura do aluno.
PROPOSTA:
Pense sobre as cinco melhores características dos professores que você teve, e sobre as cinco piores. Ao gerar suas listas, não se limite às características descritas na Figura 1.1. Além disso, após listá-las, escreva um ou mais exemplos de situações que as ilustram.
Piores características de meus professores:
1 – Soberba com relação ao aluno
2 – Insegurança
3- Falta de reciclagem
4 – Falta de interesse pelo aluno
5 – Desanimo com a profissão
Um exemplo que posso indicar com relação a alguns itens da lista: 
Durante minha primeira graduação, tivemos um professor da disciplina Linguística ( que era para todos algo novo) que utilizava o mesmo caderno para aplicar seus apontamentos aos alunos ( algo que confirmamos com amigos de períodos maiores da disciplina ou até amigos já formados na mesma instituição) Esse professor sugeriu seminários sobre os assuntos e, no momento da apresentação, humilhou alguns alunos os chamando de simplórios, e preguiçosos, que trouxeram uma proposta que o mesmo considerou incompleta, embora os alunos tenham construído os exemplos apresentados a partir de um livro que constava da bibliografia. O grupo, não concordando com o tratamento recebido pelo professor e também com a correção, buscou explicações do professor chefe da disciplina e descobriu que sua proposição estava correta. Na aula seguinte, os alunos informaram ao professor que buscaram esclarecimentos e “outra opinião” acerca do exemplo, e, o professor consultado informou que eles estavam corretos na proposição. Ao ser informado disso, os alunos receberam ameaças de reprovação e mais humilhações do professor, que, a partir daí se recusou a explicar questões e dúvidas da turma, pois os considerava “sabichões” (palavras do próprio) que não precisavam dele, dificultando a resolução de inúmeras avaliações da turma, gerando até algumas reprovações.
 Melhores características de meus professores:
1 - Tornar a aula interessante 
2 - Buscar contextualizar com questões da vida prática
3 - Demostrar conhecimento sobre assunto se, soberba
4 - Criatividade para manter os alunos interessados
5 - Mostrar gosto pelo que faz
Em um exemplo pessoal sobre as boas características dos meus professores, posso citar um professor de uma disciplina da qual jamais gostei: matemática. Esse referido professor, tinha muito interesse pelos alunos e suas dificuldades com a disciplina, criava músicas e jogos para que assimilássemos as fórmulas, mostrava gostar do que fazia. Eu ainda não gosto de matemática, porém, das matérias de ensino fundamental a única que ainda sei as fórmulas são as matérias que tive com esse professor.

Continue navegando