Buscar

Morfologia Aplicada As Linguas Orais De Sinais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Morfologia Aplicada às Línguas Orais e Língua de Sinais (LBR100)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669482) ( peso.:4,00)
	Prova:
	30613851
	Nota da Prova:
	6,10
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O morfema pode ser entendido como a unidade mínima da estrutura gramatical, sendo que se apresenta como um segmento maior que o fonema e menor que a palavra. A morfologia se ocupa entre outros estudos, das características e definições do radical, vogal temáticas, afixos e as desinências. Disserte sobre as características que definem a vogal temática e apresente um exemplo para justificar sua resposta.
	Resposta Esperada:
A vogal temática acompanha o radical e assume a função de elemento indicador do tema, que permite inserir os elementos derivacionais ou flexionais. Assim, nos verbos a vogal temática aparece em três conjugações: 1ª conjugação - verbos que terminam em -Ar, 2ª conjugação - verbos que terminam em -Er, 3ª conjugação em verbos que terminam em -Ir.
	2.
	De acordo com Bagno (1999, p. 144), "a língua é viva, dinâmica, está em constante movimento - toda língua é uma língua em decomposição e em recomposição, em permanente transformação". Assim, a formação de novas palavras pode ser por derivação, composição e onomatopeia. Disserte sobre as características presentes na derivação truncada na língua portuguesa.
FONTE: BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 49. ed. São Paulo: Loyola, 1999.
	Resposta Esperada:
Indica que o falante corta a palavra e resulta no vocábulo menor no que diz respeito à fonética. Referente à derivação truncada estrutural, há o corte de um elemento estrutural da palavra, no sufixo ou uma das bases. Na derivação truncada não estrutural, o corte ocorre de forma aleatória, sem considerar a estrutura da base.
Parte inferior do formulário

Continue navegando