Buscar

Nutrição no Nut na Atividade física prova

Prévia do material em texto

Curso
	Nutrição na Atividade Física - NUT019 - NU-NR01 - 20211 - APOIO
	Teste
	Avaliação Individual - A1 - Nut. na Atividade Física
	Iniciado
	15/04/21 19:03
	Enviado
	15/04/21 19:37
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	8,04 em 8,04 pontos  
	Tempo decorrido
	34 minutos
· Pergunta 1
0,67 em 0,67 pontos
	
	
	
	Considerando as características morfológicas relacionadas a predominância do tipo de fibras musculares que são peculiares aos indivíduos praticantes de determinadas modalidades, analise as alternativas abaixo:
 I - As fibras oxidativas são as fibras vermelhas (tipo I), de contração lenta e com grande potencial aeróbio.
II - As fibras musculares de contração rápida - tipo I, armazenam de 4 a 6 vezes mais fosfocreatina (PCr) do que ATP.
III – A glicólise é a principal fonte energética nas fibras tipo IIB durante o exercício intenso.
IV - A fibra tipo I é uma fibra específica, que apresenta alta predominância de metabolismo aeróbio.
V – A Fibra rápida apresenta um perfil metabólico aeróbico devido quantitativo alto de mitocôndrias.
É correto o que se afirma apenas em:
	
	
	
	
		
	
	
	
· Pergunta 2
0,67 em 0,67 pontos
	
	
	
	Os exercícios de força exigem maior consumo de proteínas quando comparadas com as demandas exigidas pelos trabalhos de resistência. Considerando um homem, 28 anos, 82 kg, 187cm, que faz musculação intensa, qual a recomendação máxima de proteína em gramas e em kcal? (Recomendação de proteína: 1,2 – 2,0g/kgP).
	
	
	
	
		
	
	
	
· Pergunta 3
0,67 em 0,67 pontos
	
	
	
	Em janeiro de 2016, entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), instrumento que garante mais direitos às pessoas com deficiência e prevê punições para atos de discriminação. A Lei destaca a importância de estratégias de inclusão e de superação de barreiras oriundas de deficiência.
Um exemplo de superação e inclusão é a atuação do atleta paralímpico Daniel Dias. O nadador, que nasceu no dia 24 de maio de 1988, sem partes de alguns membros, conquistou, aos 28 anos de idade, sua 24ª medalha, das quais 14 de ouro, sendo nove conquistadas nas Paralímpiadas do Rio de Janeiro. Orgulho para os brasileiros.
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir, relativas à inclusão de pessoas com deficiência.
I. O esporte, para ser inclusivo, requer prática orientada para cada tipo de deficiência.
II. Na prática esportiva orientada, metas e objetivos são estabelecidos como ferramentas motivacionais a fim de promover ganhos motores e cognitivos à pessoa com deficiência.
III. A LBI foi fundamental para a inclusão de Daniel Dias, que se tornou o melhor nadador paralímpico da história.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		
	
	
	
· Pergunta 4
0,67 em 0,67 pontos
	
	
	
	A recomendação adequada de macro e micronutrientes deve ser entendida e compreendida pelos atletas como sendo o ponto de partida para obter o desempenho máximo, e as manipulações nutricionais caracterizam uma estratégia eficiente. Considerando as recomendações de macro e micronutrientes no esporte, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		
	
	
	
· Pergunta 5
0,67 em 0,67 pontos
	
	
	
	A desidratação afeta o desempenho aeróbio, diminui o volume de ejeção ventricular pela redução no volume sanguíneo e aumenta a frequência cardíaca. São sinais e sintomas de uma desidratação leve a moderada:
	
	
	
	
		
	
	
	
· Pergunta 6
0,67 em 0,67 pontos
	
	
	
	Mulher, telefonista, trabalha 5 x por semana 6 horas por dia, 25 anos, peso 66 kg, altura 1,75m. Joga vôlei, duração 50 min, 3x por semana. Calcule o gasto energético total (semanal).
Utilizar a fórmula de Harris Benedict para cálculo da TMB.
Considerar o MET Vôlei = 4,0
Considerar MET ocupacional de Atividade leve sentada = 1,5
	
	
	
	
		
	
	
	
· Pergunta 7
0,67 em 0,67 pontos
	
	
	
	A prática esportiva ocasiona aumento das demandas orgânicas de energia e de nutrientes. Considerando que a maratona é uma modalidade esportiva de baixa intensidade e longa duração, avalie as afirmativas a seguir.
 I -  Recomenda-se o consumo de carboidratos de elevado índice glicêmico de 2 h a 4 h após a maratona, com o propósito de favorecer a ressíntese de glicogênio.
II - Em uma maratona, o organismo mobiliza preferencialmente, os carboidratos armazenados no fígado e nos músculos como substrato energético para o exercício.
III - Mulheres maratonistas têm menor capacidade de mobilizar ácidos graxos durante o esforço prolongado em razão dos diferentes níveis de estrogênio entre os sexos.
IV - Indivíduos treinados apresentam maior capacidade de poupar glicogênio muscular e utilizar ácidos graxos de cadeia longa, retardando a queda de desempenho e a fadiga muscular.
 É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		
	
	
	
· Pergunta 8
0,67 em 0,67 pontos
	
	
	
	Uma jovem de 22 anos de idade, com 58 kg de peso corporal e 1,70 m de altura, ingressou recentemente no time de handebol da sua universidade. Preocupada com sua alimentação e com seu desempenho físico nas competições, ela consultou um nutricionista com o objetivo de obter informações a respeito da relação entre o consumo de carboidratos e lipídios e a sua atividade esportiva.
Considerando a situação hipotética acima e a relação entre alimentação e desempenho físico, avalie as afirmativas a seguir.
I - É recomendável o consumo de alimentos ricos em carboidratos e lipídios próximo ao horário da atividade física, pois esses alimentos favorecem o depósito do glicogênio hepático, considerado fonte de glicose para o exercício.
II. A jovem apresenta estado nutricional adequado, segundo o índice de massa corporal e, por isso, deve ingerir alimentos ricos em gordura antes da atividade física, pois a gordura é fonte de energia para esportes de intensidade leve.
III. O consumo de bebidas energéticas com 6% a 8% da solução de carboidratos durante a atividade física é recomendável por permitir que carboidratos sejam enviados para os tecidos no momento em que a fadiga aparece.
IV - A ingestão de carboidratos durante a atividade física não previne a fadiga muscular, mas retarda o seu surgimento, melhorando também o desempenho da esportista pela manutenção da glicemia durante o exercício.
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		
	
	
	
· Pergunta 9
0,67 em 0,67 pontos
	
	
	
	Homem, bancário, trabalha 5 x por semana 6 horas por dia, 35 anos, peso 88kg, altura 1,98m. Joga basquete 3x por semana, com duração de 1h e 30 minutos. Qual o gasto energético (semanal) do basquete? (MET basquete jogo = 8,0)
	
	
	
	
		
	
	
	
· Pergunta 10
0,67 em 0,67 pontos
	
	
	
	Corresponde a fonte de energia disponível mais rápida e mais simples para formar ATP para ser utilizado pelo músculo, fornecendo ATP para as atividades de grande intensidade e curta duração. Este sistema produtor de energia corresponde a:
	
	
	
	
		
	
	
	
· Pergunta 11
0,67 em 0,67 pontos
	
	
	
	O exercício muscular obriga a um conjunto de ajustamentos fisiológicos simultaneamente necessários ao fornecimento de energia ao tecido muscular em hiperatividade e à manutenção da homeostasia. São exemplo, o comportamento da frequência cardíaca em esforço, do débito cardíaco ou do lactato sanguíneo. Estas adaptações fisiológicas se trata de uma:
	
	
	
	
		
	
	
	
· Pergunta 12
0,67 em 0,67 pontos
	
	
	
	Mulher, empressária, 30 anos, trabalha 5 x por semana 6 horas por dia. Peso: 62kg, altura: 1,75. Atleta de endurance, possui 19% de gordura corporal. Qual o gasto energético diário de repouso utilizando a fórmula de Cunningham?

Continue navegando