Buscar

QUESTÕES DE CIDADANIA POLÍTICA - OK

Prévia do material em texto

1- Em outras palavras, será competência residual dos Estados todas as que sobram após a enumeração das competências dos demais entes federativos, pela Constituição, e aquilo que não for expressamente proibido por ela.
2- É necessário que exista um Tribunal com a competência para solucionar litígios envolvendo os entes federativos. No Brasil, o STF atua como Tribunal federativo ao processar e julgar, originariamente, as causas e os conflitos entre a União e os Estados ou entre os Estados. Cabe destacar que, no Brasil, o STF não julga os conflitos envolvendo Municípios.
3- Distrito Federal é um ente federativo com autonomia parcialmente tutelada pela União, e, como tal, dispõe de auto-organização, autoadministração, autolegislação e autogoverno (CF, arts. 18, 32 e 34). 
4- Os senadores são eleitos pelo sistema majoritário, mesmo sistema usado nas eleições para cargos do Executivo (prefeitos, governadores e presidente). Ou seja, os candidatos que levarem a maioria dos votos garantem o mandato de senador.
5- A maioria absoluta é definida como o primeiro número inteiro superior à metade. Torna-se errado dizer, portanto, que a maioria absoluta é formada pela "metade + 1 (mais um)", como ouve-se comumente.
Tome-se como exemplo o Senado Federal, o qual é composto por 81 senadores, sendo assim, a metade é 40,5; a maioria absoluta é, pois, o número imediatamente superior à metade, ou seja, 41 e não 40,5 + 1, que resultaria em 41,5.
A maioria simples é a mais comum, calcula-se levando em consideração o número de presentes participantes na votação,
 A maioria qualificada é aquela que exige número superior à maioria absoluta. Geralmente cita-se dois terços ou três quintos. O artigo 60, § 2º da Constituição Federal, 
6- Na federação, há uma união indissolúvel de entes autônomos, que tem como fundamento uma Constituição, a qual consagra e protege o pacto federativo contra violações. Assim, a federação não pode ser desmantelada: não há direito de secessão. A confederação não é uma forma de estado propriamente dita, mas sim uma reunião de Estados soberanos. 
7- A repartição de competência na constituição de 1988 aborda as competências Legislativa (para legislar), é o material (de cunho administrativo).No âmbito da competência material (administrativa), é possível perceber dois tipos de competência a exclusiva (art. 21), e a comum (art. 23). 
8- Em um Estado federal, é necessário que exista uma Constituição escrita e rígida, que proteja o pacto federativo. 
9- Territórios elege 4 Deputados Federais; trata-se, portanto, de número fixo, não proporcional à população. Os Territórios, por não serem entes federativos, não elegem Senadores. Isso se deve ao fato de que os Senadores são representantes dos Estados e do Distrito Federal; permitir que os Territórios elegessem Senadores significaria, em certa medida, equipará-los aos Estados.
10- Sim,Trata-se de uma região administrativa que abriga a Capital Federal, Brasília. O Distrito Federal, é autônomo, mas essa autonomia concedida a ele não é igual aos outros entes. Esta entidade federativa goza de autonomia parcialmente tutelada (autonomia mitigada), 
11- Competência legislativa: é a capacidade de editar leis e atos normativos primários art. 59.
Competência material ou administrativa: é o dever-poder de pôr em prática os comandos e as prerrogativas previstos nas normas constitucionais e infraconstitucionais, através de um conjunto de ações concretas destinadas à satisfação do interesse público
12- Participação das vontades (dos governos regionais: Estados federados) na formação da vontade geral (do governo central: União). Essas deliberações são tomadas por meio de órgão representativo das unidades federadas. 
13- Os Territórios possuem natureza jurídica de autarquias federais, integrantes da Administração Pública indireta da União. São também chamados de autarquias territoriais. Perceba que os Territórios não são entidades federativas, portanto, não possuem autonomia política.
14- De acordo com o artigo 29, X da Constituição compete ao Tribunal de Justiça no crime comum, e os crimes próprios,compete ser julgados pela Câmara Municipal,são infrações político-administrativas, cuja sanção corresponde à perda do mandato e à suspensão dos direitos políticos.
15- De acordo com o Artigo 22, inciso XIII, compete privativamente a União legislar sobrenacionalidade , cidadania e naturalização.

Continue navegando