Buscar

Banner de astronomia

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
		Ao ensinar a disciplina de Física e Matemática na Escola Estadual Professora Edleuza Oliveira da Silva, localizada no município de São Miguel Campos - AL, percebemos a necessidade de se trabalhar com materiais e conteúdos dinâmicos. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo mostrar de uma forma mais dinâmica assuntos relacionados as disciplinas de Física e matemática juntamente com a astronomia. Foram aplicados questionários aos alunos da referia escola, este foi a fase inicial para implantação de um projeto “Astronomia Física e Matemática no ensino médio”. O questionário conteve questões objetivas e subjetivas, com perguntas inerentes à astronomia, matemática e a física, o mesmo foi aplicado nas turmas do ensino médio da referida escola, com o objetivo de expor e buscar meios e propostas para a implantação do projeto na escola. A problemática trabalhada no projeto foi a de quais contribuições da Sequência Didática poderia melhorar as habilidades matemáticas dos estudantes, utilizando-se de conceitos de física e matemática contextualizados na Astronomia. Dessa forma, escolhemos um tema de interesse ou observar um fenômeno e sondar os conhecimentos prévios dos estudantes de modo a problematizá-lo e aproximá-lo do cotidiano, formulando um desafio ou questão a ser investigada. 
UTILIZANDO A DISCIPLINA DE ASTRONOMIA NAS AULAS DE FÍSICA E MATEMÁTICA NO ENSINO DE MÉDIO
MATERIAL E METODOLOGIAS
		O trabalho de pesquisa foi desenvolvido na Escola Estadual Professora Edleuza Oliveira da Silva, localizada na cidade de São Miguel dos Campos – AL. Foi introduzido em duas turmas de 1 º ano do Ensino Médio, perfazendo um total de 60 educandos. Para a constituição dos dados foram realizadas aulas expositivas, com a utilização de recursos audiovisuais, materiais desenvolvidos pelos alunos e um questionário com questões objetivas e subjetivas, com perguntas inerentes à Astronomia, Física e a Matemática, o trabalho ocorreu durante um o terceiro bimestre do ano de 2019. Ao final do 1º bimestre, foi sugerido aos educandos que elaborassem um relatório falando se era possível criar um projeto de Astronomia, onde podemos trabalhar a Física e a Matemática, a qual servirá de apoio para a implantação, futuramente de um laboratório de astronomia na devida escola. Começamos com uma análise da história da Astronomia e onde ela se encaixa nas disciplinas de Física e Matemática. Depois, passamos o assunto de Reflexão da luz, que foi o assunto trabalhado no bimestre, relacionando a parte física e matemática através de objetos astronômicos desenvolvidos pelos alunos, como é o caso da luneta. Trabalhamos a ideia da Luz nas lentes e os ângulos de posição da luneta para a visualização de estrelas. 
RESULTADOS E DISCUSSÕES
		Analisar conceitos de Física e matemática de forma lúdica, utilizando-se da Astronomia para demostrar esses conceitos e praticas, de forma divertida e prazerosa, motivando os estudantes a estudar e aprender de forma divertida, desenvolvendo a capacidade criativa dos mesmos. Foram os resultados que buscamos alcançar. Durante esse processo, ficou evidenciado o quanto é importante , atualmente, a construção do conhecimento por meio da prática e da construção de materiais. 
CONCLUSÃO
		A análise das aulas e do questionário revelou que os estudos possibilitaram a efetiva ocorrência da Aprendizagem Significativa para os mesmos. Os aspectos ligados à criatividade ficaram ressaltados nas aulas práticas, uma vez que, os alunos construíram alguns materiais de forma artesanal sem a utilização de recursos tecnológicos. 
		Os temas abordados foram todos relacionados a disciplina de física, matemática e Astronomia e, na maioria dos casos, houve o emprego correto dos conceitos estudados em sala. Isso ficou evidente no interesse da qualidade das atividades produzidas. 
		A riqueza de detalhes nos materiais produzidos, é um indicador de que a confecção de materiais elaborados pelos alunos pode estimular, despertar a vontade de aprender por parte do educando, por ser diferente do comum.
		No geral o trabalho evidencia que a Física e a matemática cotidiana, interessante e atual, juntamente com a Astronomia pode estar envolta no processo Ensino aprendizagem, levando a ocorrência da interdisciplinaridade gerando uma aprendizagem que será levada para a vida, como uma Aprendizagem Significativa.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 1999. 364 p. 
BRASÍLIA: MEC, 2002. 244 p. ELIAS, D.; AMARAL, L. H.; VOELZKE, M. Uma percepção do universo segundo um grupo de alunos do ensino médio de São Paulo. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, v. 25, p. 58–59, 2005. 
FAZENDA, I. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e Pesquisa. São Paulo: Papirus, 1994. 143p. 
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução: Eloá Jacobina. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 128p. 
POMBO, O.; GUIMARÃES, H. M.; LEVY, T. Interdisciplinaridade: reflexão e experiência. Lisboa: Texto, 1993. p. 08-14. 
MOREIRA, M. A. E MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes, 1982, 7-52 p.
FEIRA NORDESTINA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
FENECIT - EDIÇÃO 2019
Autores: BRENO DAVI DOS SANTOS MEIRELES e MARCOS DOUGLAS CAVALCANTE SANTOS
Professor Orientador: Bruno dos Santos Farias
Coorientador: CARLOS WILKER TEIXEIRA
ESCOLA ESTADUAL PROF.(A) EDLEUZA OLIVEIRA DA SILVA
	 	Turma de 1º ano	 Turma de 2º ano
	1ª Questão	43 %	21 %
	2ª Questão	100 %	97 %
	3ª Questão	74 %	88 %
	4ª Questão	80 %	91 %
	5ª Questão	57 %	86 %
	6ª Questão	46 %	97 %
	7ª Questão	94 %	94 %
	8ª Questão	60 %	86 %
	9ª Questão	69 %	85 %
	10ª Questão	74 %	77 %
	11ª Questão	51 %	70 %
	12ª Questão	83 %	89 %
	13ª Questão	74 %	80 %
	14ª Questão	95 %	100 %
	15ª Questão	94 %	97 %
	16ª Questão	70 %	82 %
	17ª Questão	89 %	91 %
	18ª Questão	54 %	66 %
	19ª Questão	31 %	69 %
(TABELA 1. resultados obtidos através da aplicação do questionário).

Continue navegando