Buscar

Manifestações clínicas de picadas de serpentes encontradas no Brasil

Prévia do material em texto

João Marcos B. Trévia
0000914
Quais as manifestações clínicas associadas aos grupos das serpentes encontradas no país?
Acidente ofídico ou ofidismo é o quadro de envenenamento decorrente da inoculação de uma peçonha. Os acidentes ofídicos representam um sério problema de saúde pública nos países tropicais, pela frequência com que ocorrem e pela morbimortalidade que causam. Na América do Sul, o Brasil é o país com maior número de acidentes com cerca de 20.000 casos por ano.
Bothrops
O veneno botrópico apresenta atividades proteolíticas, coagulante e hemorrágica. Sua peçonha possui importantes atividades fisiopatológicas, com lesões locais e destruição tecidual (ação proteolítica), ativa a cascata da coagulação, podendo induzir incoagulabilidade sanguínea por consumo de fibrinogênio (ação coagulante), promove liberação de substâncias hipotensoras e provoca lesões na membrana basal dos capilares por ação das hemorraginas (ação hemorrágica), que associada às alterações da coagulação, promovem as manifestações hemorrágicas em diversos locais.
As manifestações sistêmicas mais comuns são sangramentos em pele e mucosas e hemorragias em outras cavidades que podem determinar risco ao paciente. Podem ocorrer náuseas, vômitos, sudorese, hipotensão arterial e, mais raramente, choque hipovolêmico. As complicações sistêmicas mais comuns são a insuficiência renal aguda, a septicemia e a coagulação intravascular disseminada, sendo causas frequentes de óbitos.
Crotalus
Os sintomas e sinais apresentados pelos pacientes mordidos são consequência das atividades neurotóxica, miotóxica e coagulante do veneno. Atividade neurotóxica, com ação periférica, causando paralisia flácida da musculatura esquelética, principalmente ocular, facial e às vezes, da respiração, com consequente insuficiência respiratória; atividade coagulante, provocando a ocorrência de sangramento e distúrbios da coagulação por consumo de fibrinogênio; e atividade miotóxica sistêmica, causando rabdomiólise generalizada, uma intensa lesão do tecido muscular esquelético. A miotoxicidade do veneno é causa das intensas dores musculares generalizadas e da mioglobinúria que confere à urina uma cor escura com o agravamento do caso. Pode haver distúrbios na coagulação sanguínea em aproximadamente 40% dos pacientes. 
As manifestações sistêmicas gerais incluem mal-estar, prostração, sudorese, náuseas, vômitos, sonolência ou inquietação e sensação de boca seca. Fácies miastênica é característico, evidenciando um aspecto sonolento na vítima, com ptose palpebral, flacidez da musculatura da face e visão turva. A principal complicação e causa de óbito desse tipo de acidente é a insuficiência renal aguda, geralmente nas primeiras 48 horas.
Lachesis
O acidente laquético é caracterizado por ter manifestações semelhantes às causadas pelo acidente botrópico, ou seja, atividade coagulante e hemorrágica, ocasionando dor, edema, bolhas e hemorragia. Associado a isso, tem uma atividade neurotóxica e por isso acontecem alterações sistêmicas vagais que diferenciam o envenenamento como náuseas, vômitos, cólicas abdominais, bradicardia e hipotensão.
Micrurus e Leptomicrurus
O acidente elapídico se caracteriza mais pelas alterações sistêmicas e gravidade decorrente da demora na busca por socorro médico. Não ocasionam lesões evidentes no local da mordida. Os venenos dessas serpentes possuem alta toxicidade e têm efeitos neurotóxicos e miotóxicos. A principal manifestação sistêmica encontrada é a fácies miastênica, semelhante ao acidente crotálico. Óbitos são decorrentes da progressão da paralisia da face para músculos respiratórios.
Referências bibliográficas
1. MÓL, Laís Perígolo. Estudo epidemiológico dos acidentes por serpentes associados aos usos da terra em Manhuaçu-MG, de 2007 a 2015. 2018;
2. PRÍNCIPE AZEVEDO, L. R. .; DA CRUZ RODRIGUES, K.; RODRIGUES MACEDO, V. P. .; ARRUDA DE FARIA, C. . Perfil clínico-epidemiológico dos acidentes ofídicos ocorridos no Brasil. Saúde Coletiva (Barueri), [S. l.], v. 11, n. 61, p. 4876-4887, 2021.

Continue navegando