Buscar

Atividade A1

Prévia do material em texto

Vimos ao longo da unidade 1, os conceitos de inovação e empreendedorismo e a importância das empresas estarem atentas ao mercado de forma geral, levando em conta os seus processos, produtos, serviços, marketing, entre outros aspectos.  
As empresas como Apple e Google têm o DNA inovador na sua cultura, pois elas se preocupam em ir além das necessidades latentes do mercado e buscam oportunidades de produtos e serviços que ainda não foram experimentados, mas que o mercado está apto a consumir. 
Com base no que foi abordado no material referente a unidade 1, pensando na empresa que você trabalha (ou conhece) e levando em consideração o conhecimento sobre o seu mercado de atuação, pede-se:
a) Quais são as características de uma empresa concorrente que tornaria a sua empresa obsoleta e a tiraria do mercado?
b) Comente qual (is) seria (m) a (s) forma (s) de tornar a sua empresa imbatível?
Hoje em dia, o consumidor tem cada vez mais acesso a produtos e serviços, seja na forma presencial, online, televendas, etc., independente do nicho de mercado que esteja procurando opções. Nesse ambiente, sempre em transformação e cada vez mais competitivo, os compradores acabem se tornando a chave para manter uma empresa aberta, faturado e, acima de tudo, lucrando com suas vendas. 
Entre outros aspectos, hoje, é de grande importância que, além de vender, a empresa fidelize seus clientes e estabeleça vínculos concretos com estes, de modo que esse relacionamento possa trazer benefícios para ambos. 
Por isso, é necessário que a empresa se atente para fatores muito utilizados nos dias de hoje, que poderá torná-la líder de mercado, deixando as demais obsoletas (questão “a” da atividade). O que a levará até esse ponto são: vantagem competitiva e diferencial. Esses pontos podem tornar sua empresa imbatível (questão “b” da atividade) no mercado em que atuar. Tendo foco nesses dois pontos, será possível demonstrar a preferência dos clientes por um produto.
Muito tem se falado em valor agregado e produtos/serviços diferenciados, e estes são os pontos que podem elevar preços e, mesmo assim, conquistar seu nicho de marcado, abrindo portas para novas e grandes oportunidades. O que vale, aqui, é garantir que os clientes sempre procurem seus produtos, seja pela qualidade deles ou, até mesmo, pelo atendimento diferenciado que teve durante sua experiência com a empresa.
Já está mais do que claro que, a empresa que foca na criatividade, inovação, atendimento de ponta, produtos diferenciados etc., são aquelas que estarão sempre à frente das demais, mantendo suas vendas e serviços até mesmo em momentos de crise, garantindo prestígio no mercado.
Isso porque, se todas as empresas fizessem tudo do mesmo jeito, entregassem produtos semelhantes, no mesmo tempo, com o mesmo preço e tivessem a mesma qualificação frente aos clientes, não haveria concorrência e nem motivos para que os clientes escolhessem um produto ao invés do outro.
Por fim, é necessário ressaltar, novamente, que é de suma importância que as empresas aprendam a entrar em sintonia com as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, buscar se inovar, seja em termos de tecnologias, produtos, atendimento, etc., a fim de garantir a fidelidade e “cair no gosto” dos consumidores.

Continue navegando