Buscar

praticas educativas em saude texto2 resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Texto2
MODELOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE Evolução dos pensamentos pedagógicos
Desde o surgimento do homem, (a educação) é prática fundamental da espécie, distinguindo o modo de ser cultural dos homens do modo natural de existir dos demais seres vivos. (SEVERINO apud GADOTTI, 2001) 
a prática educativa é anterior ao pensamento pedagógico.
O pensamento pedagógico oriental
Taoísmo e mais antigo\ prega pela vida tranquila e pacífica\ pregava o ensino dogmático e memorizado.
 Chines reprodução do sistema hierárquico e de obediência\ hindus\ reprodução da cultura das castas.
Egípcios bibliotecas e criação das casas de instrução promovidos ensinamentos de leitura, escrita, história dos cultos, astronomia, música, medicina, dentre outros.
hebreu, a educação deveria ser rígida e minuciosa com técnicas de repetição, a partir do cristianismo seus métodos influenciaram a cultura ocidental.
O pensamento pedagógico grego
educação do homem integral pautavase em ginástica para o corpo, filosofia para a mente e artes para a moral e os sentimentos. Filósofos Sócrates Platão Aristóteles.
 
O pensamento pedagógico romano
caráter utilitário e militarista focados na disciplina e justiça.
O pensamento pedagógico medieval compreendiam gramática, dialética e retórica, além de aritmética, geometria, astronomia e música. Cabe destacar que a educação, assim como o pensamento grego e romano, era excludente. Não tinham acesso à educação, escravos, mulheres e crianças, apenas a elite que incluía a nobreza e o clero.
Grego-romano crivo ideológico da Igreja Cristã.
 Cristo diálogo com os humildes a partir de uma linguagem popular e erudita.
O Império Árabe, com predomínio islâmico.
universidades medievais eram menos elitistas que as renascentistas.
O pensamento pedagógico renascentista
revalorização da cultura grecoromana
educação mais prática\ livros proibidos pela igreja\
Companhia de Jesus com ação dos jesuítas\ privilegiava os dogmas\humanista.
O pensamento pedagógico moderno Houve ainda uma revolução linguística com o fim do predomínio do latim.\ João Amos Comênio afirmava que a educação do homem nunca termina, pois estamos sempre em formação.Permanecia a dicotomia entre trabalho intelectual e trabalho manual.\ popularização da educação religiosa a partir dos metodistas, com as escolas dominicais e ordens religiosas católicas dedicandose à educação popular.
O pensamento pedagógico iluminista Jean Jacques Rousseau inaugura uma nova era na educação com o resgate da relação entre educação e política. Outro grande avanço foi o de não vislumbrar mais a criança como um adulto em miniatura\ Ocorre um movimento de libertação da repressão dos monarcas e do despotismo do clero.
 Kant, o homem é o que a educação faz dele através da disciplina, didática, formação moral e da cultura.\ Fichte e Hegel pautamse no idealismo subjetivo. diferenciação de educação popular (para trabalhar) da educação para classe dirigente (para governar).
O pensamento pedagógico positivista Referese à concepção burguesa de educação. Destaque para Augusto Comte \positivismo nasce como filosofia e segue como ideologia e que a contribuição positivista na educação referese ao valor dado à ciência, comprovação concreta e quantificação.
O pensamento pedagógico socialista movimento popular pela democratização do ensino. Gramsci critica a divisão de ensino clássico e profissional e apontava o trabalho como um princípio antropológico e educativo.
 Karl Marx a transformação educativa deveria ocorrer paralelamente à revolução social.
O pensamento pedagógico da escola nova educação fosse instigadora da mudança social e, ao mesmo tempo, se transformasse, já que a sociedade também estava em mudança.
Montessori que desenvolveu em seus trabalhos o foco nas experiências sensoriais \Piaget foco o desenvolvimento da inteligência na criança.
movimento “escolanovista.
O pensamento pedagógico crítico Na segunda metade do século XX surgem críticas à educação e a afirmação do quanto essa educação reproduz a sociedade. 
Algumas teorias que abordam o sistema de ensino como função ideológica:
 • escola enquanto aparelho ideológico do Estado (Althusser);
 • escola enquanto violência simbólica (Bourdieu e Passeron)
O pensamento pedagógico brasileiro é rico em movimentos\ do pensamento religioso medieval para o pensamento pedagógico - Escola Nova 
 1924, foi criada a Associação Brasileira de Educação e, em 1938, o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos.
pensamento pedagógico progressista defendem a formação do cidadão crítico e participantes das mudanças sociais
Paulo Freire, através da educação, é possível alcançar a autonomia intelectual do cidadão para intervir sobre a realidade. A educação é compreendida como ato político.
A promoção da saúde e os modelos de educação em saúde
“processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle desse processo”, esta definição advém da carta de Ottawa de 1986.
 OMS- a prom a saúde-redução das desigualdades sociais e construção de uma comunidade ativa.
profissional de saúde está em focalizar o potencial da pessoa para o bemestar e encorajála a modificar hábitos pessoais.
a promoção da saúde passa a ser compreendida como um investimento na articulação de todos esses fatores, visando maximizar as possibilidades de saúde e evitar a doença.
A essência da promoção da saúde é a escolha e, portanto, a liberdade\ o individuo tem que ter autonomia para se prevenir.
O modelo preventivo de educação em saúde pode ser denominado como educação em saúde tradicional, é permeado pelas tradições da biomedicina. O objetivo central desse modelo é a prevenção de doenças. hábitos insalubres= consequência de decisões individuais. posição de culpada e vítima pelo seu próprio infortúnio. adotem modos de vida saudáveis.considera o adoecer um ato de escolha individual. saúde preventiva ignora que comportamentos são sempre interativos- fatores socioculturais.
O modelo radical de educação em saúde esse modelo está pautado na consciência crítica das pessoas para que a saúde se configure em um recurso para uma vida com qualidade (OLIVEIRA, 2005). A diferença entre o modelo tradicional e o modelo radical é que esse último busca, muito mais, a mudança social do que a transformação pessoal. Educadores em saúde são profissionais com formação em saúde e, assim, são considerados como experts, status que pode dificultar a promoção da livre escolha. Tem muitas diferenças na sociedade.
MODELOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REFLEXO DO CONTEXTO HISTÓRICO
Idade Média= recomendandose que o regime alimentar fosse correto, as práticas de higiene adequadas e as horas de sono prolongadas, o que contribuiria para o aumento na longevidade dos indivíduos (PELICIONI; PELICIONI, 2007). saúde e suas práticas eram e continuam sendo orientadas pelas concepções de saúde vigentes em cada momento histórico, influen pelo movimento politico.
Atual escola tradicional = acreditam que a “pedagogia tradicional” ainda é predominante e caracterizada como prática que desconsidera o saber dos aprendizes\o educador faz “comunicados” aos educandos, meros objetos que recebem pacientemente, memorizam e repetem. 
o vislumbre de um rompimento com essa prática teve início a partir do contato dos profissionais de saúde com a educação popular. O movimento começou a partir da insatisfação de muitos intelectuais latinoamericanos que, desde a década de 1950, aproximavamse das camadas populares buscando uma metodologia alternativa à autoritária praticada pelas elites quando abordavam apopulação.
pedagogia freiriana= educador Paulo Freire não foi o inventor da educação popular, porém, foi quem primeiro sistematizou teoricamente a experiência acumulada através deste movimento.
Fundação Nacional de Saúde (2007) acredita que a educação em saúde é uma prática social, contínua, sistemática e permanente que envolve a capacitação do indivíduo na aquisição de uma consciência crítica a respeito de seus problemas de saúde. Parte da reflexão acerca das dificuldades vivenciadas no dia a dia, buscandose soluções coletivas ou individuais com vistas à transformação da realidade em estudo.
podemos dizer que a finalidade da educação em saúde é a transformação, o que contribui firmemente à consolidação dos princípios e diretrizes do SUS\ a. À medida que ocorre a transformação, os próprios sujeitos se transformam durante o processo, respeitandose ambos os saberes, científico e popular, que permanentemente se reconstroem (FUNASA, 2007). 
Visualizamos o caráter transformador da educação quando os indivíduos assumem posicionamentos que não tinham antes.
Esta visão educativa, Santos e Penna (2009), é incompatível ao modelo normativo e autoritário que visa à transmissão de informações, é insuficiente para promover o aprendizado. 
A educação em saúde representa um dos principais pilares da promoção da saúde e uma maneira de cuidado que leva ao desenvolvimento da consciência crítica e reflexiva para a emancipação dos sujeitos ao possibilitar a produção de uma saber que leva as pessoas a cuidarem melhor de si e de seus familiares.
Não há docência sem discência, ensinar exige:
rigorosidade metódica; • pesquisa; • respeito aos saberes dos educandos; • criticidade; • estética e ética; • a corporificação das palavras pelo exemplo; • risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação; • reflexão crítica sobre a prática; • o reconhecimento e a assunção da identidade cultural.
Ensinar não é transferir conhecimento, ensinar exige:
 • consciência do inacabamento; • reconhecimento de ser condicionado; • respeito à autonomia do ser educando; • bom senso; • curiosidade; • apreensão da realidade; • alegria e esperança• convicção de que a mudança é possível; • humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores.
Ensinar é uma especificidade humana, ensinar exige: 
• competência profissional e generosidade; • comprometimento; • compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo; • liberdade e autoridade; • tomada consciente de decisões; • saber escutar; • reconhecer que a educação é ideológica; • disponibilidade para o diálogo; • querer bem aos educandos

Continue navegando