Buscar

ESTUDO DIRIGIDO - HIPERTENSAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome da Disciplina: Consulta de Enfermagem
	Professor Responsável: Lismary Barbosa 
ESTUDO DIRIGIDO – Valor 10 pontos
7 DIRETRIZ BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO
Capítulo 1
1- Conceitue HIPERTENSÃO ARTERIAL (HA) e descreva qual a relação com as doenças cardiovasculares: 
 HIPERTENSÃO ARTERIAL tem relação com os níveis tensionais do sangue durante a circulação. Artérias estreitas aumentam a necessidade de o coração bombear com mais força para fazer o sangue circular. A hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.
A Hipertensão arterial sistêmica (HAS) é causa de doenças do coração hipertensivas e fator de risco dominante para doenças decorrentes de aterosclerose e trombose, como acometimento isquêmico cardíaco, cerebral, vascular periférico e renal, além de poder ocasionar insuficiência cardíaca.
2- Descreva os fatores de risco para hipertensão.
Vários fatores influenciam os níveis de pressão arterial: dieta rica em sal (a substância faz o corpo reter líquido, elevando a carga sobre o coração e a pressão arterial), sedentarismo, consumo abusivo de álcool, cigarro, estresse, diabetes, história familiar (filhos cujo um dos pais é hipertenso apresentam 25% de chances de desenvolver a doença. Se o pai e a mãe são hipertensos a probabilidade aumenta para 60%) e idade avançada.
3- Conceitue o que é Pré-hipertensão (PH) e qual a possível conseqüência da PH. 
 A Pré-hipertensão consiste na condição de pressão arterial elevada, mas ainda não tão alta para ser diagnosticada como Hipertensão. Em geral, são consideradas as seguintes classificações:
· Pressão baixa — abaixo de 90×60;
· Pressão normal — entre 90×60 e 120×80;
· Pré-hipertensão — entre 121×81 e 139×89;
· Pressão alta — acima de 140×90.
Tendências hereditárias, obesidade, estresse e sedentarismo estão entre as principais causas da pressão alta. Essa condição eleva os riscos de Infarto, Insuficiência Renal e Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras consequências.
4- Fale sobre cada fator de risco para hipertensão arterial e as estratégias para prevenção.
A adoção de hábitos alimentares saudáveis é um componente muito importante da prevenção primária da hipertensão arterial, sendo necessário manter o peso adequado, reduzir o consumo de sal, moderar o de álcool, controlar o de gorduras e incluir alimentos ricos em potássio na alimentação diária.
Há relação inversa entre quantidade total de atividade física (qualquer movimento humano) e incidência de hipertensão arterial, sendo essa relação mais evidente com o envolvimento em atividades de lazer e vigorosas. Entretanto, ganhos substanciais já são obtidos com atividades acumuladas e moderadas
O fumo é o único fator de risco totalmente evitável de doença e morte cardiovasculares). Evitar esse hábito, que em 90% dos casos ocorre na adolescência, é um dos maiores desafios em razão da dependência química causada pela nicotina. No entanto, programas agressivos de controle ao tabagismo resultam em redução do consumo individual e se associam à diminuição de mortes cardiovasculares em curto prazo.
Há evidências de uma relação positiva entre estresse emocional e aumento da pressão arterial e da reatividade cardiovascular, sendo a reatividade aumentada ao estresse um fator prognóstico do desenvolvimento da hipertensão arterial. O estresse crônico também pode contribuir para o desenvolvimento de hipertensão arterial, embora os mecanismos envolvidos não estejam claros. Assim, o controle do estresse emocional é necessário na prevenção primária da hipertensão arterial.
 O treino desse controle resulta em: redução da reatividade cardiovascular, redução da pressão arterial e redução de variabilidade da pressão arterial, sendo recomendado não só para hipertensos, mas também para aqueles com fatores de risco para hipertensão arterial
Está bem documentada a associação causal entre a síndrome da apnéia obstrutiva do sono e a hipertensão arterial. O paciente com essa síndrome é considerado de risco para hipertensão.
5- Fale a forma da medida da pressão arterial no consultório. Quais aparelhos podem ser usados?
Existem dois métodos para medida indireta da pressão arterial (PA):
– técnica auscultatória com uso de esfigmomanômetro de coluna de mercúrio ou aneroide.
– técnica oscilométrica pelos aparelhos semiautomáticos digitais.
6- Fale sobre o preparo do paciente para aferição da PA no consultório.
Possíveis dúvidas devem ser esclarecidas antes ou depois do procedimento. Certificar-se de que o paciente não está com a bexiga cheia, praticou exercícios físicos há pelo menos 60 minutos, ingeriu bebidas alcoólicas, café, alimentos ou se fumou nos 30 minutos anteriores.
7- O que é MAPA e MRPA e qual importância?
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) atualizou as diretrizes para a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) e à Monitorização Residencial de Pressão Arterial (MRPA).
8- Defina quanto à Classificação:
a) Hipertensão : 
Condição em que a força do sangue contra a parede das artérias é muito grande.
Normalmente, a hipertensão é definida como a pressão arterial acima de 14/e é considerada grave quando a pressão está acima de 18/12.
Em geral, a pressão arterial elevada não tem sintomas. Ao longo do tempo, se não for tratada, poderá causar problemas de saúde, como doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.
Adotar uma dieta saudável com menos sal, praticar exercícios físicos regularmente e tomar medicamentos pode ajudar a baixar a pressão arterial.
b) Normotensão : pressão (arterial, liquórica etc.) dentro dos padrões normais.
c) 
d) Pré-hipertensão: A pré-hipertensão reconhecida no JNC 7 foi definida como pressão arterial sistólica de 120-139 mmHg e diastólica de 80-89 mmHg, em indivíduos maiores de 18 anos, medida em consultório. Ela engloba, portanto, duas classificações ante- riormente descritas no JNC 6 como pressão arterial normal e limítrofe3.
e) Hipertensão do avental branco: A hipertensão do avental branco é definida como valores pressóricos persistentemente elevados dentro do consultório com medidas consideradas normais nas medidas por moni- torização ambulatorial de 24 horas (MAPA) ou monitorização residencial de pressão arterial (MRPA).
f) Hipertensão mascarada: Hipertensão mascarada (HM) é aquela em que a PA é normal no consultório (<140/90 mmHg) e anormal na avaliação pelas medidas domiciliares ou pela MAPA no período da vigília (PA ≥135/85 mmHg)1
g) Hipertensão sistólica isolada: A hipertensão sistólica isolada (HSI) é definida como pressão arterial sistólica > 140 mmHg e pressão arterial diastólica < 90 mmHg, sendo a forma mais prevalente de elevação da pressão arterial em pacientes acima de 50 anos de idade1,2.

Continue navegando