Buscar

Atividade 1 - COM01253 COMUNICAÇÃO

Prévia do material em texto

COM01253 – COMUNICAÇÃO GR0377202 – 202020.ead-109 98-01 
UNIDADE 1 – ATIVIDADE 1 (A1) 
 
NOTA: 9,8
Ao longo da unidade estudamos sobre os gêneros discursivos e como eles afetam diretamente as relações humanas e de comunicação no que diz respeito ao uso da língua. Sabemos que diversos fatores influenciam diretamente na maneira como um indivíduo se comunica, e isso varia de acordo com sua cultura, criação, meio em que vive, situação classe econômica e nível de escolaridade. 
O Brasil é um país de grande extensão e, dessa forma, permite que exista uma grande pluralidade de povos. Estes, mesmo falantes da Língua Portuguesa, continuam tendo suas próprias maneiras de falá-las ou expressá-las. 
Sabemos ainda que os gêneros discursivos sofrem variações quanto ao uso da língua formal ou informal. 
Um mesmo indivíduo pode abarcar em sua comunicação diferentes variações, como, por exemplo, quando este tem que se expressar durante uma reunião de trabalho (língua formal) ou em uma comemoração com amigos (língua informal). 
Diante deste contexto, identifique diferentes gêneros discursivos presentes na nossa língua e como eles se transformam de acordo com o emprego em diferentes contextos sociais e geográficos de comunicação, verificando em qual campo estes gêneros se alocam mais tipicamente, se no formal ou no informal. 
A partir dessa reflexão, então, eleja uma região do Brasil e cite alguns exemplos de atos de preconceito linguístico que os povos da região sofrem e o que isso reflete na em sua vivência e comunicação na sociedade, articulando com sua exposição acerca dos gêneros discursivos.
RESPOSTA:
O Preconceito linguístico tem em todas as regiões do Brasil e ele decorre devido uma certa cultura, povo ou classe social tomar o seu vocabulário como padrão, isto pode ocorrer de uma classe social mais alta para as mais pobres, de cidades mais populosas ou centrais para cidades interioranas, de cidades mais evoluídas para cidades menos evoluídas.
É complicado escolher uma região sem ser o Norte, Nordeste e Centro Oeste, pois é a partir dali que sofrem os maiores preconceitos. 
Escolhendo a região Nordeste, venho falar que devido a cultura deles criaram palavras para se comunicar, que se tornou comum no dia a dia do Nordestino e que acaba sendo alvo de preconceito, fazendo piadas ou usando-as de forma pejorativa. tais como:
Alesado, Abilobado, Abestado, Aperriado, bafafá, folote, fuxico, Inhaca, entre outras

Continue navegando