Buscar

EMBARGOS À EXEXUÇÃO

Prévia do material em texto

EMBARGOS À EXEXUÇÃO (PROCESSO DO TRABALHO)
O Embargante requer que os cálculos do crédito do Embargado sejam observados os descontos da previdência Social e do Imposto de Renda sob a responsabilidade do Embargado.
Petição:
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da-------Vara do Trabalho da Comarca de especificar.
(espaço de 05 linhas)
Processo nº
(espaço de 05 linhas)
Nome Completo do Embargante, já qualificado nos autos em epígrafe, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, em atenção a respeitável decisão de fls. nº, opor EMBARGO À EXECUÇÃO, nos termos do artigo 884 da Consolidação das Leis do Trabalho, pelos motivos de fatos e de direito a seguir aduzidos.
Dos Fatos
A presente medida é tempestiva, eis que o Juízo foi garantido em dia de mês do corrente ano, sendo que o prazo final para interpor os Embargos expiram em dia de mês.
O Exequente, ora embargado, ingressou com Reclamação Trabalhista perante esse r. juízo pleiteando especificar. A sentença, julgada procedente, foi executada e o Embargante condenado a pagar descrever.
Os cálculos foram apresentados pelo Embargado, e o MM. Juiz optou por não intimar o Embargante para manifestar-se, como lhe faculta o artigo 879 da Consolidação das Leis do Trabalho.
 Os cálculos foram homologados, tendo o Executado efetuado o depósito para garantia da execução.
Do Direito
A r. determina que os descontos legais, no caso Previdência Social e do Imposto de Renda, são permitidos ao empregador (artigo 462).
Portanto, a responsabilidade pelo recolhimento será do Embargante, mas descontados os valores devidos ao Embargado.
Nesse sentido, proclama a Súmula 368 do Egrégio Tribunal Superior do Trabalho:
“Súmula nº 368 – TST - Descontos Previdenciários e Fiscais - Competência – Responsabilidade pelo Pagamento – Forma de Cálculo: ...II – É do empregador a responsabilidade pelo recolhimento das contribuições previdenciárias e fiscais, resultante de créditos fiscais, resultante de crédito do empregado oriundo de condenação judicial, devendo incidir, em relação aos descontos fiscais, sobre o valor total da condenação, referente às parcelas tributáveis, calculado ao final, nos termos da Lei nº 8.541/1992, art. 46 e Provimento da CGT nº 01/1996. (3x- OJ nº 32 – inserida em 14.02.1994 e OJ nº 228 – Inserida em 20.06.2001; III – Em se tratando de descontos previdenciários, o critério de apuração encontra-se disciplinado no art. 276, § 4º, do Decreto nº 3.048/99 que regulamentou a Lei n 8.212/91 e determina que a contribuição do empregado, no caso de ações trabalhistas, seja calculada mês a mês, aplicando-se as alíquotas previstas no art. 198, observado o limite máximo do salário de contribuição (ex – OJ nº 32 – Inserida em 14.03.1994 e OJ 228 – Inserida em 20.06.2001).
Resta evidente, contudo, que os valores devidos ao Imposto de Renda devem ser descontados sobre o montante total devido ao Embargado.
Do Pedido
Isto posto, requer que os Embargos à Execução sejam conhecidos e providos para determinar que nos cálculos do crédito do Embargado sejam observados os descontos da Previdência Social e do Imposto de Renda sob a responsabilidade do Empregado, por medida de justiça.
Nesses Termos,
Pede Deferimento.
Local, dia de mês de ano.
Assinatura do Advogado
Nome do Advogado
OAB/UF nº número da inscrição na OAB.

Continue navegando