Buscar

ed temas em psicologia social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Ao propor uma visão conjunta da história e do homem, do indivíduo e da sociedade, da natureza e de Deus, Marx e Engels abrem uma síntese geral, ao mesmo tempo teórica e prática, sobre a concepção de um sistema totalitário (ex. capitalista), e, portanto, uma concepção de mundo. Neste sentido:
 
I - Recusam uma hierarquia que seja exterior aos indivíduos (metafísica); consideram que há falta de consciência individual nos aspectos relacionados às práticas (trabalho e ação), sociais e históricas (estrutura econômica da sociedade, classes sociais etc.)
 
II - Consideram que existe uma hierarquia exterior aos indivíduos (metafísica); consideram que há falta de consciência individual as práticas (trabalho e ação), sociais e históricas (estrutura econômica da sociedade, classes sociais etc.)
 
III - Não discutem se há hierarquia exterior aos indivíduos (metafísica); propõem a construção de uma consciência individual que relacione aspectos das práticas sociais e históricas.
É correto o que se afirma APENAS em: 
(A) I
Justificativa: As pessoas estão inseridas em grupos aonde é estabelecido uma hierarquia, normas, lideranças, eles têm uma postura submissa perante o grupo e também ao contexto onde estão operando como indivíduos, sejam nas práticas sociais ou históricas. Sendo assim uma falsa consciência da participação afastando a realidade.
2) (ST2010) A filósofa Marilena Chaui, em O que é Ideologia, apresenta interessantes considerações sobre como os homens atribuem sentido ao real. A esse respeito, assinale a alternativa correta:
 
(D) O sentido do real não é em si, mas uma construção sócio-histórica e cultural que se dá a partir das relações humanas.
Justificativa: É uma construção histórica que se estabelece a partir das relações, sendo uma relação dialética pois precisa ser legitimada por um outro .
3) Chauí (2001), ao discutir Ideologia nos afirma que em sociedades divididas em classes nas quais uma classe explora e domina as outras, as ideias e representações produzidas e difundidas pela classe dominante tem objetivo de legitimar e assegurar seu poder econômico, social e político. Essas ideias, por sua vez, têm a característica de: 
I. Explicitar o poder da classe dominante;
 
II. Esclarecer o modo real de produção das relações numa sociedade de classes e que as desigualdades sociais são produzidas nessas relações sociais
 
III.  Ocultar a realidade social de forma a não explicitar suas contradições e nem demonstrar as formas de exploração de uma classe sobre a outra.
Está correto apenas o que se afirma em:
(B) III
Justificativa: Sendo assim a função da ideologia é apagar as diferenças como de classes e fornecer aos membros da sociedade o sentimento de identidade social mascarando a realidade. A classe dominante mantém para produzir as relações de produção.
4) (ENADE 2006) Na perspectiva epistemológica histórico-crítica, a epistemologia positivista:
D) Identifica o objeto e o método de estudo das Ciências Humanas com o objeto e o método das Ciências Naturais.
Justificativa: O positivismo, na procura da objetividade dos fatos, perdera o ser humano. A psicologia social recupera o indivíduo no controle da sua história com a de sua sociedade, apenas este conhecimento nos permitirá compreender o homem como produtor da história. 
5) Sobre a identidade, assim como ela é apreendida no âmbito da psicologia social brasileira, analise as seguintes afirmações e responda a seguir:
I. A percepção da própria identidade depende do reconhecimento dos outros. Logo, é dada por nossas objetivações e assimilada com o processo de subjetivação da realidade externa.
II. O conceito de identidade, como categoria psico-social da PSO brasileira, deve ser compreendido paradoxalmente como transformação.
III. Para Ciampa, autor da PSO brasileira, identidade é a permanência, no tempo, das características psico-sociais de um indivíduo. Noutras palavras, como o próprio termo indica, é manter-se idêntico a si mesmo num período de tempo.
Quanto a elas, está correto o que se afirma APENAS em: 
C) I e II
Justificativa: A alternativa I e II estão corretas, pois é uma combinação de fatores para configurar uma identidade como uma totalidade, esta construída antes de assumirmos o papel. Uma totalidade contraditória, múltipla e mutável, porem uma unidade de contrários multiplicidade que se transforma.
6) Silvia Lane (1984), em O processo grupal , faz uma revisão crítica das teorias psicológicas sobre grupos sociais, e levanta então duas premissas para conhecer o grupo:
 1) o significado da existência e da ação grupal só pode ser encontrado dentro de uma perspectiva histórica que considere a sua inserção na sociedade, com suas determinações econômicas, institucionais e ideológicas; 
2) o próprio grupo só poderá ser conhecido enquanto um processo histórico, e nesse sentido talvez fosse mais correto falarmos em processo grupal, em vez de grupo.”(LANE, 1984:81)   
Assinale a alternativa que apresente uma consequência necessária sobre essas ideias apresentadas pela autora:
C) É mais correto o termo processo grupal ao invés de grupo porque o grupo se constitui no tempo e não se institui de imediato.
Justificativa: O fato de o próprio grupo ser uma experiência histórica, que se constrói em um determinado espaço e tempo dentro das relações que se estabelecem, ao mesmo tempo, que trás para a experiência presente vários aspectos geradas da sociedade.
7) A partir de uma perspectiva crítica na tradição latino-americana, leia as afirmativas abaixo sobre a Psicologia na Comunidade ou Psicologia Comunitária e responda a seguir:
I. Um dos objetivos da inserção da Psicologia em comunidades é contribuir para a melhoria na qualidade de vida de pessoas e grupos sociais.
II. A psicologia comunitária deve assumir uma prática no sentido de assistir às necessidades básicas de pessoas e grupos socialmente excluídos, daí seu caráter essencialmente assistencialista.
III. A orientação predominante da psicologia comunitária deve ser no sentido da promoção da saúde, educação, conscientização popular e facilitação das reformas sociais.
IV. A atuação do psicólogo em comunidades assemelha-se ao trabalho voluntário, daí sua caracterização como ação predominantemente não paga.
Está correto APENAS o que se afirma em:
B) I e III
Justificativa: A psicologia comunitárias se distingue por trabalhar com sujeitos sociais em condições ambientais especificas, atento as suas respectivas psiques ou individualidades. Seus objetivos se referem a melhoria das relações entre os sujeitos e entre estes a natureza e instituições sociais através do empoderamento. A psicologia comunitárias busca a mobilização das comunidades para melhores condições de vida.
8)Indique a alternativa CORRETA.
Tendo em vista a posição crítica do Psicólogo Social em relação à dominação sobre o corpo, a individualização dos problemas sociais e a medicalização da vida, pode-se dizer que no âmbito da saúde pública:
D) A atuação do psicólogo na saúde pauta-se na análise das condições de saúde em sua complexidade, considerando aspectos históricos, econômicos, políticos, etc.
Justificativa: É possível afirmar que a atuação do psicólogo na saúde, pauta-se na análise das condições pessoais, em sua complexidade, como aspectos históricos, econômicos e políticos.
9) (ST2010) A Psicologia Social Latino-americana fundamenta-se no materialismo histórico e dialético. A respeito da concepção dialética, é CORRETO afirmar que:
 B) Embora as formas aparentes do existente sejam sempre mutáveis ou “metamorfoseantes”, a subjetividade e os afetos humanos são universais.
Justificativa: A psicologia social, cujo objetivo em vez de relações interpessoais em influências sociais, seria o homem como ser histórico, a dialética entre indivíduo e sociedade, movimento de transformação da realidade, o mundo psicológico é um mundo em relação a dialética com o mundo Social.
10)Assinale a alternativa CORRETA. Marilena Chauí, no texto O que é Ideologia (2001), ao discutir a abordagem materialista-histórica, inicia sua discussão apartir da teoria das causas da permanência e da mudança proposta pelos filósofos gregos e termina nas ideias filosóficas da modernidade. O objetivo da autora ao fazer este percurso é:
D)Mostrar que as ideias filosóficas, ao longo do tempo, buscam a legitimar a divisão social do trabalho.
Justificativa: É uma construção histórica que se estabelece a partir das relações, sendo uma relação dialética pois precisa ser legitimada por um outro.

Continue navegando