Buscar

Design digital - Atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quais são as falhas em UX e UI mais comuns encontrados em sites que podem ser relacionadas a frameworks? 
– Ser inconsistente
A inconsistência em todo o produto é um dos erros mais comuns que os desenvolvedores cometem no design UX. Um exemplo comum é alterar a posição de botões como "Salvar" e "Cancelar" em um aplicativo, site, software etc. Outro exemplo é mudar o nome para um rótulo com o mesmo propósito. Na tela, o botão Salvar é rotulado como "Salvar". Em outra tela, seu rótulo é "registrar" ou "enviar". Isso é uma falta de consistência, tornando difícil para os usuários entenderem o aplicativo.
– Expor tecnologia ao usuário
Os desenvolvedores gastam horas com tecnologia e, naturalmente, esquecerão que os usuários não entendem o jargão técnico ou jargão inerente aos desenvolvedores. Mas permitir que os usuários usem termos técnicos pode causar confusão e atrito cognitivo, o que pode enfraquecer a experiência do usuário. Um exemplo mostra a classe da API do usuário e o nome do objeto.
– Codificar para o “Usuário Expert”
Evitar o trabalho pesado, de fazer algo fácil de ser usado, usando a desculpa de que está programando algo para “Usuário Expert”. Ele já sabe bastante, então, ele entenderá uma interface complexa e técnica. 
Quando os desenvolvedores imaginam soluções de implementação para funções complexas, pode ser fácil usar as desculpas de usuários experientes. Em essência, os desenvolvedores geralmente não usam a maneira mais simples de tornar a interface simples e intuitiva, mas escolhem a maneira mais simples, pensando que seus usuários são especialistas e têm um conhecimento profundo da tecnologia. Mesmo que o usuário tenha mais conhecimento sobre o domínio e contexto da tecnologia ou aplicativo, o trabalho do desenvolvedor (e designer) é criar algo viável em termos de terminologia técnica e facilidade de uso. Todos os dias, os usuários não devem perder tempo usando o aplicativo. Pelo contrário, deve ajudá-lo a resolver problemas de forma mais rápida e fácil.
– Jogar dados na tela
Um exemplo é que o desenvolvedor obtém o conteúdo que o usuário precisa visualizar do banco de dados. Os desenvolvedores desejam fazer isso de forma rápida e fácil. Em seguida, ele faz a consulta necessária no banco de dados e, em seguida, joga os dados na tela. O problema é que ele fez o que era fácil para ele, não o que era melhor para o usuário. Como resultado, os usuários geralmente acabam vendo apenas dados em vez de informações, o que os força a trabalhar duro para interpretar os dados. Às vezes, o que é fácil para os desenvolvedores ver pode não ser para os usuários.
– UI bagunçada
Muitas pessoas usam a velha desculpa de "Não sou bom em UI", o que acaba levando a confusão na UI (Interface do Usuário). Claro. Alguns desenvolvedores são melhores do que outros quando se trata de criar interfaces de usuário. E os desenvolvedores não precisam ser bons designers de IU. No entanto, o uso dessa falta de habilidade dos designers não é uma desculpa para os usuários sofrerem com interfaces ruins, confusas e mal projetadas. Uma interface de usuário caótica é a forma mais rápida de atrito cognitivo que pode atrapalhar a experiência do usuário.
– Tentar solucionar problemas não existentes
Isso diz respeito a trabalhar pesado em escrever códigos que solucionam problemas não existentes.
Os desenvolvedores são solucionadores de problemas e enigmas. É por isso que muitas vezes tentam escrever código para resolver problemas que não existem no mundo real. Assumir "bem, o usuário pode querer fazer isso ou o usuário pode precisar fazer isso" é o mesmo que jogar para adivinhar e jogar quando quiser codificar. Às vezes, os desenvolvedores passam horas escrevendo código para problemas inexistentes simplesmente porque desejam ou gostam de programar coisas específicas.
- O desenvolvimento centrado no usuário é a base, e os designers não devem apenas projetar produtos tendo o usuário como o centro, mas também desempenhar o papel de designer. Lembre-se: o usuário é o ponto mais importante. Se os usuários não conseguirem usar seu site ou aplicativo, seu produto falhará. Se as pessoas não usam tecnologia, não é nada. Deve ser projetado especificamente para pessoas.

Continue navegando