Buscar

FUNDAMENTOS DO DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO

Prévia do material em texto

Disc.: FUND.DIR.EMP.TRIB. 
	2021.1 - F (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Assinale a alternativa CORRETA sobre a sociedade limitada empresária:
	
	
	
	O sócio administrador está dispensado de aportar capital nos aumentos que se sucedereem à sua designação como administrador
	
	
	Nela, a responsabilidade dos sócios é reciprocamente solidária e ilimitada;
	
	
	Seu contrato social pode prever a regência supletiva das sociedades por ações.
	
	
	O administrador eleito tem um prazo de 60 (sessenta) dias para investir-se no cargo.
	
	
	é direito do consumidor exigir a substituição do produto durável ou não durável, dentro do prazo de 180 dias, por outro de mesma espécie, em perfeitas condições de uso
	
Explicação:
O art. 1053, caput do Código Civil determina a regência supletiva das normas da sociedade simples em caso de omissão no capítulo da sociedade limitada. 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		É correto afirmar, em relação ao empresário e à sociedade empresária:
	
	
	
	Considera-se como empresário, como regra, também quem exerça profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística.
	
	
	Ainda que legalmente impedido, quem exercer a atividade empresarial não responde pessoalmente pelas obrigações contraídas e sim a pessoa jurídica que representa.
	
	
	A lei assegurará, ao empresário rural e ao pequeno empresário, tratamento diferenciado, favorecido e simplificado, quanto à inscrição e respectivos efeitos.
	
	
	É facultativa a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.
	
	
	Em nenhuma hipótese poderá o incapaz exercer a atividade empresarial, já que privativa de quem estiver em pleno gozo da capacidade civil.
	
Explicação:
Artigo 971 do Código Civil.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Apesar de não se negar a sua existência, a sociedade não personificada traz várias preocupações aos juristas. Uma delas é que:
 
I   a sociedade é difícil de proceder o seu registro
 
II  a sociedade não gera os seus reflexos
 
III  a sociedade promove delimitação precisa na responsabilização dos sócios.
 
IV  não possibilita exercer os atos de mercância.
 
V  se trata de uma sociedade de transparência nebulosa para responsabilização dos sócios atuantes naquela prática empresarial
 
 Determine a resposta que contém todas as alternativas VERDADEIRAS entre as sentenças acima:
	
	
	
	V.
	
	
	III e II;
	
	
	I, II e V;
	
	
	II e V;
	
	
	I, III e IV;
	
Explicação:
transparência nebulosa para responsabilização dos sócios atuantes naquela prática empresarial.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		ASSINALE A ALTERNATIVA TOTALMENTE ,CORRETA:
	
	
	
	Para o exercício da atividade empresarial é necessário que o sujeito não detenha o que se costuma chamar de monopólio de conhecimento
	
	
	É obrigatória a inscrição da sociedade empresarial no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.
	
	
	O Mário empresário casado com Isabel , em regime de comunhão de bens precisa de outorga conjugal para alienar os imóveis que integrem o patrimônio de sua empresa, como, os bens materiais e imateriais.
	
	
	Marcelo pode exercer a atividade empresarial estão em pleno gozo da capacidade civil e não for legalmente impedida. Marcelo legalmente impedida, caso a exerça, não responderá pelas obrigações contraídas, pois tais atos serão considerados nulos.
	
	
	Para que sejam Manoel e Joaquim considerados nacionais, além de a sociedade ter sócios brasileiros, deve ter sede no país.
	
Explicação:
Artigo 1150 Código Civil.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Partindo da definição da classificação que a sociedade é quem exercem uma atividade econômica ou não, porém, não organizada e adquirem personalidade jurídica quando fazem inscrição no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de sua sede. Identificamos uma classificação de uma:
	
	
	
	sociedades complexas;
	
	
	sociedades diretas.
	
	
	sociedades simples;
	
	
	sociedades compostas;
	
	
	sociedades empresariais;
	
Explicação:
As sociedades simples são aquelas que exercem atividade intelectual, em que seu registro é realizado perante o Registro Civil de Pessoas Jurídicas (RCPJ). 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Existem dois grandes grupos societários na disciplina do novo código civil. Podemos dizer que esses dois grandes grupos se resumem a:
 
I   S/A e sociedades limitadas
 
II  sociedades limitadas e comandita por ações
 
III  sociedade ilimitada e S/A .
 
IV . Sociedades limitadas e mistas.
 
V  sociedades personificadas e não personificadas.  
 
 Determine a resposta que contém todas as alternativas VERDADEIRAS entre as sentenças acima
	
	
	
	V.
	
	
	I, II e V;
	
	
	II e V;
	
	
	III e II;
	
	
	I, III e IV;
	
Explicação:
Trata-se, na realidade, de se distinguir as sociedades em dois grandes grupos: o das sociedades não personificadas e o das personificadas
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Acerca do que estudamos sobre competência do poder de tributar, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa ERRADA;
	
	
	
	Podemos afirmar que de acordo com a Constituição Federal de 1988, a competência tributária é o poder estabelecido na própria Constituição a quem deverá editar as leis que instituam tributos.
	
	
	A Constituição Federal de 1988 delegou competência tributária à União, aos Estados, aos Municípios, mas não delegou esta competência ao Distrito Federal.
	
	
	o sujeito ativo na obrigação principal.
	
	
	A Constituição Federal não criou os tributos, apenas estabeleceu a competência (regra matriz de cada tributo) para que as pessoas políticas os criassem através de lei. Assim, não é a Constituição Federal que obriga o pagamento de um tributo, mas a lei.
	
	
	O Distrito Federal é o único Ente Federativo que possui competência tributária cumulativa.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Acerca da Limitação ao Poder de Tributar, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa correta: I- A Constituição Federal de 1988 consagrou o principio do federalismo delimitando e dividindo entre os entes políticos (União, Estados-Membros, Distrito Federal e Município) o poder de tributar. II- A Limitação ao Poder de Tributar, de acordo com a Constituição Federal de 1988 se dá através da Competência Tributária, dos Princípios Tributários e das Imunidades. III- A CF de 1988 não criou efetivamente tributos, ela apenas outorga competência tributária para as pessoas políticas, ou seja, confere aos entes políticos a aptidão para criar, modificar, e extinguir, por meio de lei, tributos. IV- No Brasil, por injunção do principio da legalidade, os tributos são criados, in abstrato, por meio de lei (art. 150, I da CF), que deve descrever todos os elementos essências da norma jurídica tributaria. V- O sistema tributário nacional compõe-se de tributos, que, de acordo com a Constituição Federal e o Supremo Tribunal Federal, compreendem: Os Impostos, as Taxas, a Contribuição de Melhoria, o Empréstimo Compulsório e as Contribuições Especiais.
	
	
	
	As alternativas I e II estão corretas mas a V está errada.
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	De todas só 03 alternativas estão corretas.
	
	
	Somente está correta a alternativa V.
	
	
	Todas as alternativas são falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina