Buscar

Heloisa Mendes - Atividade 1

Prévia do material em texto

O desenvolvimento humano e social é de grande importância, sendo o seu objetivo ampliar as escolhas das pessoas para terem oportunidade e capacidade de serem aquilo que desejam ser. Ainda assim, podemos notar que para isso é preciso uma base e centralização, de uma infância estruturada e saúdavel, equílibrio de renda, educação de qualidade, entre outros.
A entidade brasileira, vive uma situação precária de desigualdade desde o século 19, com imensa desarmonia de classes, criando uma estratificação social. O sistema educacional é atingido de diversas formas, pois é uma instituição social essencial para cada indivíduo.
 "A perpetuação das desigualdades sociais no Brasil é gritante e fruto de uma sociedade injusta", afirma o professor. Contudo, vemos que há uma prioridade de análise da desigualdade social e os pontos educacionais dos cidadãos. A grande maioria dos brasileiros são de baixa renda, frequentam as escolas públicas, no qual os investimentos na qualidade de ensino são limitados, ao contrário da escola privada, na qual seus responsáveis possuem uma austeridade de renda.
Com destino ao combate dessa desigualdade, precisa-se enfrentar não somente dentro da instituição educacional, como conjuntamente a instituição e familiar do Estado. É extremamente necessário uma luta sem cessar juntamente com toda a nação, pois a desigualdade social infelizmente, foi expandida.
A família é o primeiro contato que temos, este é um diferencial para as demais intituições e seus ensinamentos são fundamentais para o seu comportamento na área escolar e vida pessoal. Neste caso, o mesmo deve, participar de reunião escolar, estar presente no cotidiano, ter dialógo, propor momentos de discussões sobre assuntos mal interpretados, instruir que todos tem o mesmo direito, não apontar o erro do próximo, a cor da pele e seu gênero não significa ser superior ou inferior a ninguém, deve respeito a todos e ter inclusão social, desde a menor a maior idade, sem exeção.
A escola tem como dever, promover palestras obrigatórias, realizar mais atividades com a inclusão social, momentos com a escola e a família, aderir um profissional psicológo para conversas, oferecer oportunidades iguais de acesso a bens a todos. Já o Estado tem a reponsabilidade de assegurar as rendas dos mais pobres, adotar políticas de proteção salarial e eliminar leis discriminatórias, criando leis mais adequadas. Oferecendo a educação de qualidade para a pública, igual a privada, decretos que estimulem a contratação de pessoas independente de sua cor.
À vista disso, por meios de articulações concretas com a contribuição de diversas intituições, é possivel enfrentar a desigualdade e ter inclusão social, proporcionando uma democratização e de equidade para com todos.

Continue navegando