Buscar

ATIVIDADE UNIDADE 1 - DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

De acordo com os conteúdos da Unidade 1, a escola é uma instituição social que molda e normatiza o indivíduo. Contudo, o ambiente escolar não está descolado da realidade social, trazendo para o seu interior as desigualdades vistas no corpo da sociedade. Os currículos escolares também mostram esse cenário, muitas vezes privilegiando grupos sociais em detrimento de outros silenciados, emergindo assim a necessidade de ações que viabilizem um ensino mais democrático. A Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino, surge nesse contexto em que a superação da visão tradicional eurocêntrica da cultura brasileira é tratada como um desafio. 
Deste modo, elabore um texto buscando responder: De que modo as escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais? Como outras instituições, por exemplo, o Estado e a família, poderiam realizar articulações com a instituição escolar, contribuindo para o enfrentamento às desigualdades e por meio de quais ações concretas isto se realizaria.
RESPOSTA:
É um desafio assíduo impedir com que a escola se torne uma instituição reprodutora dos males sociais, porém, por estar inserida nessa realidade, é impossível mantê-la isenta da desigualdade social. Convivências com diferentes famílias, tornam diferentes indivíduos, com diferentes realidades, que ao serem inseridos no cenário escolar, encontram esse contratempo onde podem não ser respeitados como igual, terem dificuldades de aprendizado devido a sua situação socioeconômica ou até mesmo dificuldade de comunicação com os demais.
O Brasil foi um país enraizado na desigualdade, não só no que se diz respeito a escravatura, como também a repressão indígena e exclusão dos escravos que conseguiram a liberdade. Todo esse conjunto de fenômenos sociais contribuíram para uma influência na sociedade atual, que se mantém nos padrões de desigualdade, impedindo o bem-estar de todos de forma igualitária.
Para impedir com que esse cenário seja contínuo no futuro, é preciso que a escola, como instituição social, diminuía as barreiras que dividem os seus alunos, fatores como uma educação de qualidade, já pode ser considerado uma maneira de impedir a desigualdade das gerações futuras, pois com uma boa base de estudos, é possível encontrar melhores formas de emprego, ajudando de certa forma, com a desigualdade socioeconômica do país.
Alguns alunos, devido a situação socioeconômica dos pais, são impossibilitados de entrar em escolas particulares – que devido a desigualdade, são consideradas melhores –, por serem escolas caras e de difícil acesso, tendo então que recorrer a escolas públicas. O Estado deve agir de forma ativa para a aprimoração da base educacional nacional, mediando formas para que o ensino da escola pública seja tão bom quanto escolas particulares, possibilitando a igualdade de possibilidades futuras para os alunos.
Além disso, é preciso que a escola mostre a seus alunos e familiares que todos são iguais e devem ser tratados da mesma forma, tal ação deve ser realizada inicialmente por meio de reuniões de pais e professores, para que os responsáveis possam abrir a mente para a situação atual e ensinar seus filhos fora da escola, a maneira correta de agir. Posteriormente também aderindo um estilo de ensino que abrace a sociologia como uma matéria mais do que importante, já que essa disciplina é base para o entendimento da interação humana, fazendo-os entender que existe a desigualdade e que ela precisa ser detida o quanto antes.
Uma sociedade depende de todos para manter-se em equilíbrio visando seu êxito como comunidade. Porém, com a desigualdade social assolando não só o Brasil como o mundo, é inevitável um colapso futuro, tendo em vista o pensamento do sociólogo Émilie Durkheim, apresentado na Unidade I, em que se percebe que na sociedade atual vivemos uma solidariedade orgânica, onde dependemos intensamente dos indivíduos presentes na sociedade para o bem comum, mesmo sem notar essa dependência.
Concluo que, para a possibilidade da erradicação da desigualdade social mundial, é preciso que todos tenham em mente os problemas sociais e econômicos que assolam a sociedade, possibilitando assim, um trabalho em conjunto, já que a mudança somente ocorrerá quando todos, como instituição e membros da comunidade agirem em prol do benefício humano, visando a igualdade social.

Continue navegando