Logo Passei Direto
Buscar

Legislação e Normas Técnicas em Segurança no Trabalho (SEG16)

User badge image
Kariny Santos

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Uma das Normas Regulamentadoras mais importantes, a NR-16 trata das atividades e operações realizadas pelos trabalhadores em condições perigosas. A lei estabelece que, quando a atividade do trabalhador for perigosa (ex.: trabalho com explosivos, combustíveis, sistemas elétricos de potência, radiações ionizantes), deve ser pago a ele um adicional sobre o salário.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o valor a ser pago ao trabalhador:
A 35% sobre o salário.
B 30% sobre o salário.
C 25% sobre o salário.
D 10% sobre o salário.

O adicional de insalubridade é um instrumento legal de compensação ao trabalhador por períodos de trabalho exposto a agentes nocivos, com potencial para prejudicar a sua saúde de alguma forma. Esse benefício é reconhecido pelo Ministério do Trabalho e está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho - CLT nos artigos 189 a 197. Além disso, a Norma Regulamentadora NR-15 determina quais são os riscos passíveis de gerar o benefício.
Segundo a NR-15, o exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional equivalente a:
A 40% (quarenta por cento) para insalubridade de grau máximo, 20% (vinte por cento) para insalubridade de grau médio e 10% (dez por cento) para insalubridade de grau mínimo.
B 30% (trinta por cento) para insalubridade de grau máximo, 20% (vinte por cento) para insalubridade de grau médio e 10% (dez por cento) para insalubridade de grau mínimo.
C 30% (trinta por cento) para insalubridade de grau máximo, 20% (vinte por cento) para insalubridade de grau médio e 15% (quinze por cento) para insalubridade de grau mínimo.
D 40% (quarenta por cento) para insalubridade de grau máximo, 30% (trinta por cento) para insalubridade de grau médio e 20% (vinte por cento) para insalubridade de grau mínimo.

O artigo 160 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) dispõe que nenhum estabelecimento poderá iniciar suas atividades sem prévia inspeção e aprovação das respectivas instalações pela autoridade regional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho. Para que referida inspeção seja realizada, é necessária a presença de um Auditor Fiscal do Trabalho (AFT), que avaliará e aprovará as instalações.
Com relação ao auditor fiscal do trabalho, analise as afirmativas a seguir:
I- O auditor fiscal do trabalho, que realizará a inspeção prévia, deverá estar portando carteira de identificação fiscal, conforme exige a CLT.
II- O auditor fiscal do trabalho, munido de credencial, tem o direito de ingressar, livremente, sem prévio aviso e em qualquer dia e horário na empresa.
III- Caso não lhe sendo permitido adentrar nos estabelecimentos, o auditor poderá fazer uso da força policial.
IV- Poderá apreender materiais, livros, papéis, arquivos e documentos, menos os mantidos em meio magnético ou eletrônico, todos os outros que constituam prova material de infração poderão ser utilizados para exame ou instrução de processos.
a) As afirmativas I e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) nasceu oficialmente em 24 de outubro de 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial. A ONU foi fundada após a Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações (1919-1946), sendo que os primeiros passos concretos para uma nova organização mundial foram dados em 1939, sob o amparo do Departamento de Estado dos Estados Unidos.
Sobre o foco da atuação da ONU, assinale a alternativa CORRETA:
a) Na proteção dos países europeus.
b) Na manutenção da posição privilegiada dos países mais desenvolvidos.
c) Na proteção dos países menos desenvolvidos em detrimento dos mais desenvolvidos.
d) Na manutenção da paz e do desenvolvimento em todos os países do mundo.

Na legislação brasileira, existem quatro requisitos mínimos que identificam, quando em conjunto, a existência do vínculo empregatício. Um destes requisitos refere-se ao dever de exercer uma atividade por conta alheia cedendo antecipadamente ao beneficiário os direitos que eventualmente teria sobre os resultados da produção, em troca de uma remuneração.
Sobre o termo que representa esta definição, e que é tido como característica do empregado, assinale a alternativa CORRETA:
A Pessoalidade.
B Onerosidade.
C Jurisprudência.
D Eventualidade.

Os cursos tecnológicos são estruturados para atender a uma área específica do mercado de trabalho, dando ao aluno uma visão mais aprofundada daquela área de atuação. Portanto, permitem o ingresso mais rápido no mercado de trabalho. O parecer apresentado pela deputada federal Maria do Rosário, na Comissão de Educação e Cultura, que integra a Câmara dos Deputados, arrola as atribuições do tecnólogo em segurança do trabalho.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: I- Realizar vistorias, avaliações, pareceres e laudos técnicos. II- Prestar consultoria, assessoria, assistência, exceção feita à auditoria e à perícia. III- Conduzir equipes na execução de serviços técnicos. IV- Elaborar especificações, estudos de viabilidade, instruções, divulgação técnica, excluídos os orçamentos e planejamentos.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

A definição do contrato individual de trabalho é dada pela CLT, no art. 442, e é um acordo que pode ser feito de forma verbal ou tácita, escrito ou expresso, e que trata das relações de emprego entre empregado e empregador. Há, portanto, um vínculo empregatício, que é a relação entre ambas as partes, definida por meio de um contrato de trabalho que mostra a prestação dos serviços que serão oferecidos à empresa.
Com relação às normas que regem o contrato de trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
A Vontade das partes é suficiente para que seja firmado um contrato de trabalho por prazo determinado.
B Contrato individual de trabalho deve ser necessariamente celebrado por escrito.
C Exclusividade é um requisito do contrato de trabalho.
D Regra geral é que os contratos de trabalho devem ser firmados por prazo indeterminado.

A Segurança do Trabalho tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e/ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. No Brasil, a segurança e a saúde ocupacionais estão regulamentadas em uma Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e na Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4).
De acordo com o que preconiza a NR-4, os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho devem ser compostos por quais agentes?
a) Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho.
b) Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Fisioterapeuta do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Fisioterapia do Trabalho.
c) Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico em Edificações, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho.
d) Médico do Trabalho, Engenheiro Civil, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho.

A diferença entre empregado e empregador está principalmente descrita conforme os aspectos legais da lei da CLT. Enquanto o empregado é aquele que presta serviço, o empregador é a empresa, que assume a responsabilidade econômica e de contratações.
Com relação ao empregado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Empregado é toda pessoa física, excluindo-se, portanto, a pessoa jurídica, já que esta jamais poderá executar o próprio trabalho, fazendo-o por meio de pessoas físicas.
( ) Empregado é quem desenvolve a energia para a execução do trabalho, é o ser humano, e o Direito do Trabalho resguarda o homem trabalhador. Logicamente, é possível cogitar, por exemplo, a aplicação de leis de salário mínimo, de duração diária de trabalho, de riscos profissionais às pessoas jurídicas.
( ) Empregado é a pessoa natural que presta serviços subordinadamente, isto é, que exercer uma atividade profissional sob o poder de direção de outrem.
( ) Empregado é a pessoa que possui o animus contrahendi, o elemento subjetivo que lhe confere o propósito de trabalhar para outrem como empregado e não com outra finalidade, como é o caso do trabalho cívico, religioso, assistencial ou por mera amizade.
a) V - V - V - F.
b) F - V - F - F.
c) V - F - V - V.
d) F - F - V - V.

Na última década, as empresas vêm passando por mudanças culturais irreversíveis, nas quais os colaboradores e as questões ambientais pontuam a política da organização. Uma das maiores preocupações está na Segurança do Trabalho, visto que a implementação de treinamentos e o acompanhamento constante das normas aplicáveis à empresa faz o ambiente ficar mais seguro e, com isso, melhora a performance do trabalhador.
Quanto aos órgãos e programas de saúde e segurança, é de responsabilidade do empregador elaborar e implementar:
A PPP, PT e Sindicato.
B PPRA, CIPA e SESMT.
C CAT, PPP e CIPA.
D Somente CIPA e PCMSO.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Uma das Normas Regulamentadoras mais importantes, a NR-16 trata das atividades e operações realizadas pelos trabalhadores em condições perigosas. A lei estabelece que, quando a atividade do trabalhador for perigosa (ex.: trabalho com explosivos, combustíveis, sistemas elétricos de potência, radiações ionizantes), deve ser pago a ele um adicional sobre o salário.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o valor a ser pago ao trabalhador:
A 35% sobre o salário.
B 30% sobre o salário.
C 25% sobre o salário.
D 10% sobre o salário.

O adicional de insalubridade é um instrumento legal de compensação ao trabalhador por períodos de trabalho exposto a agentes nocivos, com potencial para prejudicar a sua saúde de alguma forma. Esse benefício é reconhecido pelo Ministério do Trabalho e está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho - CLT nos artigos 189 a 197. Além disso, a Norma Regulamentadora NR-15 determina quais são os riscos passíveis de gerar o benefício.
Segundo a NR-15, o exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional equivalente a:
A 40% (quarenta por cento) para insalubridade de grau máximo, 20% (vinte por cento) para insalubridade de grau médio e 10% (dez por cento) para insalubridade de grau mínimo.
B 30% (trinta por cento) para insalubridade de grau máximo, 20% (vinte por cento) para insalubridade de grau médio e 10% (dez por cento) para insalubridade de grau mínimo.
C 30% (trinta por cento) para insalubridade de grau máximo, 20% (vinte por cento) para insalubridade de grau médio e 15% (quinze por cento) para insalubridade de grau mínimo.
D 40% (quarenta por cento) para insalubridade de grau máximo, 30% (trinta por cento) para insalubridade de grau médio e 20% (vinte por cento) para insalubridade de grau mínimo.

O artigo 160 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) dispõe que nenhum estabelecimento poderá iniciar suas atividades sem prévia inspeção e aprovação das respectivas instalações pela autoridade regional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho. Para que referida inspeção seja realizada, é necessária a presença de um Auditor Fiscal do Trabalho (AFT), que avaliará e aprovará as instalações.
Com relação ao auditor fiscal do trabalho, analise as afirmativas a seguir:
I- O auditor fiscal do trabalho, que realizará a inspeção prévia, deverá estar portando carteira de identificação fiscal, conforme exige a CLT.
II- O auditor fiscal do trabalho, munido de credencial, tem o direito de ingressar, livremente, sem prévio aviso e em qualquer dia e horário na empresa.
III- Caso não lhe sendo permitido adentrar nos estabelecimentos, o auditor poderá fazer uso da força policial.
IV- Poderá apreender materiais, livros, papéis, arquivos e documentos, menos os mantidos em meio magnético ou eletrônico, todos os outros que constituam prova material de infração poderão ser utilizados para exame ou instrução de processos.
a) As afirmativas I e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) nasceu oficialmente em 24 de outubro de 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial. A ONU foi fundada após a Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações (1919-1946), sendo que os primeiros passos concretos para uma nova organização mundial foram dados em 1939, sob o amparo do Departamento de Estado dos Estados Unidos.
Sobre o foco da atuação da ONU, assinale a alternativa CORRETA:
a) Na proteção dos países europeus.
b) Na manutenção da posição privilegiada dos países mais desenvolvidos.
c) Na proteção dos países menos desenvolvidos em detrimento dos mais desenvolvidos.
d) Na manutenção da paz e do desenvolvimento em todos os países do mundo.

Na legislação brasileira, existem quatro requisitos mínimos que identificam, quando em conjunto, a existência do vínculo empregatício. Um destes requisitos refere-se ao dever de exercer uma atividade por conta alheia cedendo antecipadamente ao beneficiário os direitos que eventualmente teria sobre os resultados da produção, em troca de uma remuneração.
Sobre o termo que representa esta definição, e que é tido como característica do empregado, assinale a alternativa CORRETA:
A Pessoalidade.
B Onerosidade.
C Jurisprudência.
D Eventualidade.

Os cursos tecnológicos são estruturados para atender a uma área específica do mercado de trabalho, dando ao aluno uma visão mais aprofundada daquela área de atuação. Portanto, permitem o ingresso mais rápido no mercado de trabalho. O parecer apresentado pela deputada federal Maria do Rosário, na Comissão de Educação e Cultura, que integra a Câmara dos Deputados, arrola as atribuições do tecnólogo em segurança do trabalho.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir: I- Realizar vistorias, avaliações, pareceres e laudos técnicos. II- Prestar consultoria, assessoria, assistência, exceção feita à auditoria e à perícia. III- Conduzir equipes na execução de serviços técnicos. IV- Elaborar especificações, estudos de viabilidade, instruções, divulgação técnica, excluídos os orçamentos e planejamentos.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

A definição do contrato individual de trabalho é dada pela CLT, no art. 442, e é um acordo que pode ser feito de forma verbal ou tácita, escrito ou expresso, e que trata das relações de emprego entre empregado e empregador. Há, portanto, um vínculo empregatício, que é a relação entre ambas as partes, definida por meio de um contrato de trabalho que mostra a prestação dos serviços que serão oferecidos à empresa.
Com relação às normas que regem o contrato de trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
A Vontade das partes é suficiente para que seja firmado um contrato de trabalho por prazo determinado.
B Contrato individual de trabalho deve ser necessariamente celebrado por escrito.
C Exclusividade é um requisito do contrato de trabalho.
D Regra geral é que os contratos de trabalho devem ser firmados por prazo indeterminado.

A Segurança do Trabalho tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e/ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. No Brasil, a segurança e a saúde ocupacionais estão regulamentadas em uma Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e na Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4).
De acordo com o que preconiza a NR-4, os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho devem ser compostos por quais agentes?
a) Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho.
b) Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Fisioterapeuta do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Fisioterapia do Trabalho.
c) Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico em Edificações, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho.
d) Médico do Trabalho, Engenheiro Civil, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho.

A diferença entre empregado e empregador está principalmente descrita conforme os aspectos legais da lei da CLT. Enquanto o empregado é aquele que presta serviço, o empregador é a empresa, que assume a responsabilidade econômica e de contratações.
Com relação ao empregado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Empregado é toda pessoa física, excluindo-se, portanto, a pessoa jurídica, já que esta jamais poderá executar o próprio trabalho, fazendo-o por meio de pessoas físicas.
( ) Empregado é quem desenvolve a energia para a execução do trabalho, é o ser humano, e o Direito do Trabalho resguarda o homem trabalhador. Logicamente, é possível cogitar, por exemplo, a aplicação de leis de salário mínimo, de duração diária de trabalho, de riscos profissionais às pessoas jurídicas.
( ) Empregado é a pessoa natural que presta serviços subordinadamente, isto é, que exercer uma atividade profissional sob o poder de direção de outrem.
( ) Empregado é a pessoa que possui o animus contrahendi, o elemento subjetivo que lhe confere o propósito de trabalhar para outrem como empregado e não com outra finalidade, como é o caso do trabalho cívico, religioso, assistencial ou por mera amizade.
a) V - V - V - F.
b) F - V - F - F.
c) V - F - V - V.
d) F - F - V - V.

Na última década, as empresas vêm passando por mudanças culturais irreversíveis, nas quais os colaboradores e as questões ambientais pontuam a política da organização. Uma das maiores preocupações está na Segurança do Trabalho, visto que a implementação de treinamentos e o acompanhamento constante das normas aplicáveis à empresa faz o ambiente ficar mais seguro e, com isso, melhora a performance do trabalhador.
Quanto aos órgãos e programas de saúde e segurança, é de responsabilidade do empregador elaborar e implementar:
A PPP, PT e Sindicato.
B PPRA, CIPA e SESMT.
C CAT, PPP e CIPA.
D Somente CIPA e PCMSO.

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Legislação e Normas Técnicas em Segurança no Trabalho (SEG16)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:668429) ( peso.:3,00)
	Prova:
	31771511
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Uma das Normas Regulamentadoras mais importantes, a NR-16 trata das atividades e operações realizadas pelos trabalhadores em condições perigosas. A lei estabelece que, quando a atividade do trabalhador for perigosa (ex.: trabalho com explosivos, combustíveis, sistemas elétricos de potência, radiações ionizantes), deve ser pago a ele um adicional sobre o salário. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o valor a ser pago ao trabalhador:
	 a)
	10% sobre o salário.
	 b)
	30% sobre o salário.
	 c)
	25% sobre o salário.
	 d)
	35% sobre o salário.
	2.
	O adicional de insalubridade é um instrumento legal de compensação ao trabalhador por períodos de trabalho exposto a agentes nocivos, com potencial para prejudicar a sua saúde de alguma forma. Esse benefício é reconhecido pelo Ministério do Trabalho e está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho - CLT nos artigos 189 a 197. Além disso, a Norma Regulamentadora NR-15 determina quais são os riscos passíveis de gerar o benefício. Atualmente, ela considera que devem receber adicional de insalubridade aqueles que exercem atividades que envolvem os seguintes riscos: ruído contínuo e de impacto, calor e frio, radiações ionizantes e não ionizantes, condições hiperbáricas, vibrações, umidade, agentes químicos (caracterizados por limite de tolerância ou por atividade), poeiras minerais e agentes biológicos. Segundo a NR-15, o exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional equivalente a:
FONTE: https://pontomais.com.br/blog/entenda-o-que-e-adicional-de-insalubridade-e-quem-tem-direito/. Acesso em: 10 mar. 2019.
	 a)
	30% (trinta por cento) para insalubridade de grau máximo, 20% (vinte por cento) para insalubridade de grau médio e 10% (dez por cento) para insalubridade de grau mínimo.
	 b)
	30% (trinta por cento) para insalubridade de grau máximo, 20% (vinte por cento) para insalubridade de grau médio e 15% (quinze por cento) para insalubridade de grau mínimo.
	 c)
	40% (quarenta por cento) para insalubridade de grau máximo, 20% (vinte por cento) para insalubridade de grau médio e 10% (dez por cento) para insalubridade de grau mínimo.
	 d)
	40% (quarenta por cento) para insalubridade de grau máximo, 30% (trinta por cento) para insalubridade de grau médio e 20% (vinte por cento) para insalubridade de grau mínimo.
	3.
	O artigo 160 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) dispõe que nenhum estabelecimento poderá iniciar suas atividades sem prévia inspeção e aprovação das respectivas instalações pela autoridade regional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho. Para que referida inspeção seja realizada, é necessária a presença de um Auditor Fiscal do Trabalho (AFT), que avaliará e aprovará as instalações. Com relação ao auditor fiscal do trabalho, analise as afirmativas a seguir:
I- O auditor fiscal do trabalho, que realizará a inspeção prévia, deverá estar portando carteira de identificação fiscal, conforme exige a CLT.
II- O auditor fiscal do trabalho, munido de credencial, tem o direito de ingressar, livremente, sem prévio aviso e em qualquer dia e horário na empresa.
III- Caso não lhe sendo permitido adentrar nos estabelecimentos, o auditor poderá fazer uso da força policial.
IV- Poderá apreender materiais, livros, papéis, arquivos e documentos, menos os mantidos em meio magnético ou eletrônico, todos os outros que constituam prova material de infração poderão ser utilizados para exame ou instrução de processos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.cltlivre.com.br/artigos_clt/artigo-160-da-clt-da-inspecao-no-estabelecimento-pela-autoridade#:~:text=Artigo%20160%20da%20CLT%20%2D%20Da,autoridade%20regional%20competente%20%7C%20CLT%20Livre. Acesso em: 3 jun. 2020.
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	4.
	A Organização das Nações Unidas (ONU) nasceu oficialmente em 24 de outubro de 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial. A ONU foi fundada após a Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações (1919-1946), sendo que os primeiros passos concretos para uma nova organização mundial foram dados em 1939, sob o amparo do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Sobre o foco da atuação da ONU, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.estudopratico.com.br/onu/. Acesso em: 9 nov. 2015.
	 a)
	Na proteção dos países menos desenvolvidos em detrimento dos mais desenvolvidos.
	 b)
	Na manutenção da posição privilegiada dos países mais desenvolvidos.
	 c)
	Na proteção dos países europeus.
	 d)
	Na manutenção da paz e do desenvolvimento em todos os países do mundo.
	5.
	Na legislação brasileira, existem quatro requisitos mínimos que identificam, quando em conjunto, a existência do vínculo empregatício. Um destes requisitos refere-se ao dever de exercer uma atividade por conta alheia cedendo antecipadamente ao beneficiário os direitos que eventualmente teria sobre os resultados da produção, em troca de uma remuneração. Sobre o termo que representa esta definição, e que é tido como característica do empregado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Eventualidade.
	 b)
	Pessoalidade.
	 c)
	Jurisprudência.
	 d)
	Onerosidade.
	6.
	Os cursos tecnológicos são estruturados para atender a uma área específica do mercado de trabalho, dando ao aluno uma visão mais aprofundada daquela área de atuação. Portanto, permitem o ingresso mais rápido no mercado de trabalho. O parecer apresentado pela deputada federal Maria do Rosário, na Comissão de Educação e Cultura, que integra a Câmara dos Deputados, arrola as atribuições do tecnólogo em segurança do trabalho. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Realizar vistorias, avaliações, pareceres e laudos técnicos.
II- Prestar consultoria, assessoria, assistência, exceção feita à auditoria e à perícia.
III- Conduzir equipes na execução de serviços técnicos.
IV- Elaborar especificações, estudos de viabilidade, instruções, divulgação técnica, excluídos os orçamentos e planejamentos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.utfpr.edu.br/campomourao/cursos/tecnologias/Ofertados-neste-Campus/tecnologia-em-alimentos. Acesso em: 22 jun. 2015.
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	7.
	A definição do contrato individual de trabalho é dada pela CLT, no art. 442, e é um acordo que pode ser feito de forma verbal ou tácita, escrito ou expresso, e que trata das relações de emprego entre empregado e empregador. Há, portanto, um vínculo empregatício, que é a relação entre ambas as partes, definida por meio de um contrato de trabalho que mostra a prestação dos serviços que serão oferecidos à empresa. Além disso, para a realização das atividades, o indivíduo precisará da Carteira de Trabalho, um dos principais documentos que constarão as atividades realizadas profissionalmente por um trabalhador. Com relação às normas que regem o contrato de trabalho,  assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10714759/artigo-442-do-decreto-lei-n-5452-de-01-de-maio-de-1943. Acesso em: 2 jun. 2020.
	 a)
	Regra geral é que os contratos de trabalho devem ser firmados por prazo indeterminado.
	 b)
	Vontade das partes é suficiente para que seja firmado um contrato de trabalho por prazo determinado.
	 c)
	Exclusividade é um requisito do contrato de trabalho.
	 d)
	Contrato individual de trabalho deve ser necessariamente celebrado por escrito.
	8.
	A Segurança doTrabalho tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e/ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. No Brasil, a segurança e a saúde ocupacionais estão regulamentadas em uma Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e na Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4). De acordo com o que preconiza a NR-4, os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho devem ser compostos por quais agentes?
FONTE: http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr4.htm. Acesso em: 2 jun. 2020.
	 a)
	Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho.
	 b)
	Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Fisioterapeuta do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Fisioterapia do Trabalho.
	 c)
	Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico em Edificações, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho.
	 d)
	Médico do Trabalho, Engenheiro Civil, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar ou Técnico em Enfermagem do Trabalho.
	9.
	A diferença entre empregado e empregador está principalmente descrita conforme os aspectos legais da lei da CLT. Enquanto o empregado é aquele que presta serviço, o empregador é a empresa, que assume a responsabilidade econômica e de contratações. O empregador é o que tem a responsabilidade da gestão dos processos da organização, e o empregado é quem irá executar as tarefas. Apesar da diferença entre empregado e empregador, essa relação é essencial para que a empresa alcance bons resultados no seu dia a dia. Um modelo de gestão que contemple um entendimento entre as duas partes está intimamente ligado ao sucesso no mercado. Com relação ao empregado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Empregado é toda pessoa física, excluindo-se, portanto, a pessoa jurídica, já que esta jamais poderá executar o próprio trabalho, fazendo-o por meio de pessoas físicas.
(    ) Empregado é quem desenvolve a energia para a execução do trabalho, é o ser humano, e o Direito do Trabalho resguarda o homem trabalhador. Logicamente, é possível cogitar, por exemplo, a aplicação de leis de salário mínimo, de duração diária de trabalho, de riscos profissionais às pessoas jurídicas.
(    ) Empregado é a pessoa natural que presta serviços subordinadamente, isto é, que exercer uma atividade profissional sob o poder de direção de outrem.
(    ) Empregado é a pessoa que possui o animus contrahendi, o elemento subjetivo que lhe confere o propósito de trabalhar para outrem como empregado e não com outra finalidade, como é o caso do trabalho cívico, religioso, assistencial ou por mera amizade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm. Acesso em: 9 jun. 2020.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	10.
	Na última década, as empresas vêm passando por mudanças culturais irreversíveis, nas quais os colaboradores e as questões ambientais pontuam a política da organização. Uma das maiores preocupações está na Segurança do Trabalho, visto que a implementação de treinamentos e o acompanhamento constante das normas aplicáveis à empresa faz o ambiente ficar mais seguro e, com isso, melhora a performance do trabalhador. Quanto aos órgãos e programas de saúde e segurança, é de responsabilidade do empregador elaborar e implementar:
FONTE: http://www.moemaassessoria.com.br/medicina/gestao-de-seguranca-do-trabalho-traz-beneficios-para-as-empresas-e-funcionarios/. Acesso em: 16 jun. 2015.
	 a)
	PPRA, CIPA e SESMT.
	 b)
	PPP, PT e Sindicato.
	 c)
	Somente CIPA e PCMSO.
	 d)
	CAT, PPP e CIPA.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina