Buscar

Abordagem Pedagógica - DIDÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Abordagem Pedagógica
	Papel da escola
	Conteúdos
	Metodologia
	Professor
X
Aluno
	Aprendizagem
	TRADICIONAL
	Promover uma formação puramente moral e intelectual, lapidando o aluno para a convivência social, tendo como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual.
	Educação centrada no professor: vigia e aconselha os alunos, ensina e corrige a matéria. Tem como princípio a transmissão dos conhecimentos através da aula do professor: frequentemente expositiva, numa sequência predeterminada e fixa.
	Motivação: extrínseca (dependerá de
características pessoais do professor);
Assunto tratado é terminado com a conclusão do professor; O trabalho continua mesmo sem a compreensão do aluno.
	Relação vertical; Professor=mediador entre cada aluno e os modelos culturais; O professor assume o papel de conduzir o aluno para onde achar correto.
	Ignora-se as diferenças individuais; Artificialismo dos programas que não facilitam a transferência da aprendizagem; O aluno tem um papel insignificante na elaboração e aquisição dos conhecimentos.
	COMPORTAMENALISTA
	Uma agência educacional. Modelo empresarial aplicado à escola. Divisão entre planejamento (quem planeja) e execução (quem executa). No limite, a sociedade poderia existir sem escola. Uso da teleducação. Ensino à distância. 
	Consideram-se o organismo sujeito às contingências do meio, sendo o conhecimento uma cópia de algo que é simplesmente dado no mundo externo. O conhecimento é o resultado direto da experiência.
	Não se preocupa em justificar porque o aluno aprende, mas sim em fornecer uma tecnologia que seja capaz de explicar como fazer o estudante estudar e que seja eficiente na produção de mudanças comportamentais
	o professor teria a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema ensino-aprendizagem, de tal forma que o desempenho do aluno seja maximizado. O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões
	“É possível programar o ensino de qualquer disciplina, tanto quanto de qualquer comportamento, como o pensamento crítico e criatividade, desde que se possa definir previamente o repertório final desejado.” 
	HUMANISTA
	Respeita a individualidade dos estudantes e oferece ferramentas para sua autonomia. Portanto, um dos pilares é a constante formação por meio de estímulos externos.
	Nesta abordagem é dada a ênfase no papel do sujeito como o principal elaborador do conhecimento humano. Centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, como pessoa integrada.
	“Não temos novos métodos de ensino
porque não achamos que o ensino em si
tenha grande importância”.
	o professor atua como o mediador do conhecimento, proporcionando desafios aos alunos. levando o aluno a uma aprendizagem satisfatória. A teoria humanista se enfatiza na evolução nas relações sociais do indivíduo.
	Evita interferir nas áreas cognitivas e emocionais dos alunos. Interessado​​apenas em causar impacto significativo na aprendizagem.
	COGNITIVA
	Permitir o maior nível de compreensão sobre como o aluno aprende e se desenvolve através de suas capacidades sensor motriz. É necessário que a criança alcance o desenvolvimento pleno.
	Interação entre os indivíduos e com o 
meio; processos centrais; capacidade do aluno de integrar informações e processá-las.
	Construção de operações pelo aluno (investigação); Trabalho em equipe. A avaliação não deverá mensurar e sim qualificar o que foi desenvolvido.
	O professor cria situações para o desenvolvimento do aluno. Já o aluno é tratado de acordo com suas características estruturais próprias.
	Prioriza as atividades do sujeito, aprender é assimilar o objeto a esquemas mentais. O aluno elabora seu próprio conhecimento.
	SÓCIO CULTURAL
 
	Tomar consciência de que pode participar ativamente da
história. E ao tomar consciência, deve inspirar e criar condições para o desenvolvimento de atitudes de pensamento crítico e compromisso de ação entre todos os participantes da sociedade.
	A elaboração e o desenvolvimento do conhecimento estão ligados ao processo de conscientização.
	Tem como principal inspirador Paulo Freire. Sociedade-Cultura: O homem cria a cultura na medida que vem se integrando nas condições de seu contexto de vida.
	Uma relação que deve ser horizontal e não imposta. É necessário também que o educador se torne educando, e o educando, educador.
	Uma situação de ensino-aprendizagem, entendida em seu sentido global, deverá procurar a superação da relação opressor-oprimido.
2. Exemplo para cada abordagem pedagógica: 
TRADICIONAL-(Aluna de odontologia)
A professora de anatomia, como de costume passou um assunto novo para sua turma. Orientou que ao chegar em casa os alunos revisassem, pois na próxima semana teriam prova do assunto. Ao chegar em casa Gabriela seguiu o conselho da professora, estudou sem entender o assunto, mas guardou tudo em sua mente. No dia da prova, sentiu que se saiu muito bem. Ao receber sua nota, viu que atingiu a meta esperada. Sua colega por outro lado, não tirou uma nota boa e pediu ajuda para Gabriela. Mas sem lembrar e saber o assunto, não conseguiu ajudar sua amiga. 
COMPORTAMENALISTA- (Pediatra)
Uma criança de 2 anos estava se sentindo enjoada, com a temperatura elevada e outros sintomas. Sua mãe marcou uma pediatra, informando também que sua filha era autista e que seria sua primeira vez no médico. Chegando na consulta a pediatra se mostrou tranquila e bem receptiva com a criança. No início da consulta, a menina se mostrava inquieta. Então, a profissional deixou a criança se familiarizar com a sala, trazendo brinquedos e conversando. Finalizou o atendimento sem estressar a menina e orientando a mãe que comprasse alguns remédios necessários. 
HUMANISTA- (homem idoso)
Um idoso de 70 anos adquiriu uma dificuldade ao se locomover, decidiu fazer fisioterapia para melhorar seus movimentos. Sua fisioterapeuta começou a trabalhar movimentos leves, para não prejudicar ainda mais seu estado clínico. Seu João começou a perceber uma melhora no seu desenvolvimento. Então, Marcia aumentou levemente para uma caminhada curta, onde novamente viu um progresso. Com a dedicação constante e os desafios sugeridos, seu João se sentia um novo homem. 
COGNITIVA-(psicóloga) 
Sabendo que a psicologia é uma área que estuda o comportamento humano, nos processos mentais. Acredita-se que a profissional dessa área, se conhece e entende tudo que se passa dentro dela. Ana que é psicóloga, sentia uma cosseira insistente no seu braço, mas não sabia o motivo. Toda vez que sentia nervosa ou agitada, começava a se coçar. Decidiu ir ao médico, para saber o motivo de tanta cosseira. O médico não identificou a causa, mas passou uma pomada para não agravar. Depois de muito tempo Ana percebeu que se tratava de questões emocionais, tendo que rever seus comportamentos esse conhecer mais. 
SÓCIOCULTURAL-(sociedade)
Durante a pandemia um grupo de estudantes da área de saúde, resolveu se juntar virtualmente. Criando uma campanha de conscientização, alertando sobre os cuidados, práticas, riscos e causa do Covid 19. Essa campanha ajudou milhares de pessoas que não tinha acesso rápido ao conhecimento. Evitando a propagação desse vírus e as mortes, com mais ajuda, empatia e contribuição vamos passar por isso com menos dor e mortes.

Continue navegando