Buscar

TRATAMENTO TÉRMICO MATECO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRATAMENTO TÉRMICO E TERMOQUÍMICO DAS LIGAS FERRO-CARBONO
Introdução
Em quase todos os casos as ligas ferro-carbono (F.C) antes de virar peças ou produtos, são submetidas a tratamentos térmicos para adquirir certas composições químicas que garante uma maior resistência e endurecimento ao material. Os aços são as ligas F.C mais submetidas a esses tratamentos.
2. Recozimento e normalização
A normalização é uma etapa do recozimento, e as duas fases fazem parte do tratamento térmico em ligas ferro-carbono.
2.1 Recozimento
Consiste basicamente no aquecimento à temperatura de austenitização (800 °C e 950 °C), dependendo do tipo de aço, seguindo de resfriamento lento. Os objetivos são: diminuir ou remover tensões, aumentar a ductibilidade, regularizar a forma, eliminar efeitos de tratamentos anteriores. A estrutura resultante do recozimento e a ferrita mais perlita, se o aço for hipoeutetóide, perlita e cementita se forem hipereutetóide e por fim, somente perlita se for eutetóide. Existem diversos tipos de recozimentos, cada tipo destinado em uma situação diferente, existe o recozimento comum, que se trata de um aquecimento seguido de resfriamento; recozimento cíclico consiste num aquecimento seguido de duas etapas de resfriamento; recozimento em caixa, aplicados em chapas e tiras de aço, o aquecendo entre 600 °C a 700°C.
Em ferros fundidos o recozimento é utilizado para reduzir ou aliviar tensões, melhorar propriedades mecânicas. Dependendo do ferro fundido, branco ou cinzento, as temperaturas de aquecimento variam de 500 °C a 800°C, seguido de um resfriamento muito lento, com intuito de eliminar a estrutura antiga da liga.
2.2 Normalização
É um processo do recozimento, onde se procura uma granulação mais fina, proporcionando melhores propriedades mecânicas. A diferença no processo de recozimento para o de normalização está no resfriamento, pois é mais rápido: ao ar. A normalização é utilizada também como tratamento preliminar a têmpera e revenido, pois obtém uma estrutura mais homogênea que a de um aço laminado.

Continue navegando