Buscar

AD3 ESTAGIO 4 E 5 ANO

Prévia do material em texto

Atividade de avaliação a distância 3 (AD3)
PLANO DE AULAS
I – IDENTIFICAÇÃO
UA: Estágio Supervisionado em Pedagogia (quarto e quinto anos do Ensino Fundamental)
Ano/Turma: 4° Ano do Ensino Fundamental.
Estagiária/o: Amanda Garcia Pereira
Professora da Universidade: Profa. Maria Sirlene Pereira Schlickmann, Dra. 
TEMA/SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM: Alimentação Saudável - bom hábito alimentar e as influências da cultura. 
II – CONTEXTO:
Área(s) do conhecimento: Linguagens e ciências humanas.
Componente(s) curricular(es): Língua Portuguesa, História, Geografia.
Objetos de Conhecimento: 
· História: 
- Identificar a importância de preservar os alimentos. 
- Distinguir a alimentação de antigamente com a que estão presentes na nossa atualidade;
- Reconhecer a importância do estudo dos alimentos dos indígenas de antigamente para a descobertas de novos hábitos alimentares para nosso presente;
· Língua Portuguesa:
- Promover a identidade por meio da oralidade; 
- Localização e comparação de informações explicitas em textos;
- Produção de textos.
· Geografia:
- Compreensão de mapas;
- Conhecer alimentos de outras regiões do Brasil; 
Objetivos ou Habilidades:
· Promover a conscientização e o um bom hábito alimentar 	Comment by Daniel Mann Ramos: Deixa apenas “o” ou apenas “um”, ve qual tu acha melhor, os 2 tem o mesmo sentido na frase, portanto não pode ser colocado os 2.
· Identificar a influência de diferentes culturas na comida brasileira. 
· Reconhecer as semelhanças e diferenças na alimentação das crianças e suas famílias.
Justificativa: 
Dentre os fatores que afetam o crescimento e o desenvolvimento das crianças e mantêm sua saúde, a alimentação é, sem dúvida, mais importante. A formação dos hábitos alimentares das crianças é fundamental para uma alimentação correta e a culinária da cultura de um povo não reflete apenas seus hábitos alimentares, mas também a cultura que estabeleceram ao longo da história. A alimentação está relacionada ao tema central deste plano de aula, que tem como objetivo a oportunidade de as crianças ficar por dentro da influência de outras culturas na comida brasileira, explorar as fontes de suas comidas favoritas, saber os malefícios e os benéficos de cada alimento, ficar em contato com os próprios familiares através de receitas e alimentos típicos de nossa região.
III - CRONOGRAMA E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
1º dia: Segunda-feira
	
Horário
	
Desenvolvimento: como pretendo agir? 
	08:00 às 08:45
	Organizaremos a turma em formato de roda proporcionando um momento de conversa com as crianças, levantando perguntas de seus conhecimentos prévios e despertando interesse deles pelo tema de alimentação. Como, por exemplo: o que eles mais gostam de comer, qual é a comida que eles supõe que sejam de nossa região, se eles conhecem alimentos de outras culturas, entre outras perguntas. 	Comment by Daniel Mann Ramos: Supõe que sejam da nossa região
	08:45 às 09:30
	Para dar continuidade iremos instigar a exploração das crianças. Falaremos sobre como são os hábitos alimentares dos povos indígenas na Amazônia de antigamente até os dias de hoje. Utilizaremos uma apresentação de slide em um data show, mostrando as comidas típicas indígenas brasileiras e os alimentos comuns de nossa alimentação, como, por exemplo: milho, peixe, frutas, mandioca, ou seja, aqueles que são coletados da natureza. Utilizaremos também um aplicativo que mostre o mapeamento da área do estado de Amazonas para explorar as regiões. Nesse momento, iremos conversar com as crianças também a importância do mapa e sua finalidade.	Comment by Daniel Mann Ramos: Eu achei esse da área de Amazonas estranho, acho que da pra colocar, mapeamento da área do estado do Amazonas, ou só o mapeamento do estado do Amazonas
	
	Recreio/lanche
	09:45 às 10:30
	Nesse momento, as crianças irão investigar como é a culinária brasileira nas diferentes regiões do país. Iremos entregar para cada criança um mapa político do Brasil, com o objetivo conversar com as crianças sobre as diferenças regionais da alimentação no Brasil, a divisão por estados e regiões com informações sobre os alimentos consumidos em cada localidade, questionando com os mesmos por qual motivo será que elas ocorreram e o que sabem sobre essas diferenças. Iremos anotar na lousa todas as hipóteses levantadas e depois ler com a turma, utilizando o mapa para localizar as regiões citadas.
	10:30 às 12:00
	Por fim, iremos orientar as crianças a elaboração coletiva de um texto que contenha uma síntese do que foi conversado durante a aula, através deste texto poderão também utilizar a elaboração de um infográfico, em que eles insiram sobre o mapa do Brasil pequenas informações relacionadas ao local a que se referem. Solicitaremos também, que as crianças peçam para seus familiares em casa uma receita por escrito de alguma comida que eles gostem para trazer na próxima aula. 
2º dia: Terça-feira
	
Horário
	
Desenvolvimento
	08:00 às 08:45
	Para dar início, iremos compartilhar as receitas de comidas trazidas pelas crianças e cada um irá apresentar para o restante da turma o que levou. 
	08:45 às 09:30
	Iremos confeccionar com a turma um “caderno de receitas”, nele organizaremos as receitas junto com as crianças, vamos propor que os mesmos analisem e observem as semelhanças e diferenças entre as receitas.	Comment by Daniel Mann Ramos: 
 
	
	Recreio/lanche
	09:45 às 10:30
	Iremos propor uma roda de conversa fazendo com que as crianças identifiquem quais os alimentos foram semelhantes entre todas as receitas e questionando se os mesmos conhecem quais alimentos que são consumidos em todas as regiões brasileiras, escrevendo na lousa todos os alimentos que as crianças citam. Em seguida apresentamos para as crianças os alimentos mais consumidos em todas as regiões brasileiras, como, por exemplo, o arroz, café, feijão, pão de sal, carne bovina, entre outros.	Comment by Daniel Mann Ramos: 	Comment by Daniel Mann Ramos: 	Comment by Daniel Mann Ramos: todos	Comment by Daniel Mann Ramos: 
	10:30 às 12:00
	Na sequência, iremos até à cozinha da escola para observar a preparação de pão, um alimento típico de nossa região.
3º dia: Quarta-feira
	
Horário
	
Desenvolvimento
	08:00 às 08:45
	Para dar início iremos iniciar com uma contação de história através do livro intitulado “O sanduíche da Maricota” de autoria de Avelino Guedes, disponível em: ( , do qual transpõe situações significativas à respeito de identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável. 
	08:45 às 09:30
	Em seguida organizaremos uma roda de conversa com as crianças, apresentando a classificação dos alimentos. Levaremos para sala de aula alguns alimentos, como alguma fruta que é responsável pelos alimentos naturais, o leite de caixinha responsável pelos mini processados, o queijo responsável pelo pelos alimentos processados e um suco em pó, responsável pelos alimentos ultra processados. Nesse momento questionaremos também sobre os benefícios e os malefícios destes alimentos. 
	
	Recreio/lanche
	09:45 às 10:30
	Em seguida, iremos dividir a turma em duplas e disponibilizar para cada dupla uma cartolina e livros para recorte. As crianças deverão dividir a cartolina em uma tabela com três partes, dividas em alimentos de origem natural, processados e ultra processados. Os mesmos deverão procurar alimentos nas revistas, recortar e colar na cartolina. 
	10:30 às 12:00
	Nesse momento, cada dupla irá apresentar seu trabalho ao restante da turma explicando a origem de cada alimento. 
4º dia: Quinta-feira
	
Horário
	
Desenvolvimento
	08:00 às 08:45
	Neste momento, iremos abordar temas importantes para disparar reflexões sobre a importância das escolhas dos alimentos que compõem um prato equilibrado, variado e moderado. Pretende-se que este seja um momento que as crianças, por meio dos conhecimentos já adquiridos a partir de reflexões e estudos anteriores, analisem e reflitam sobre suas próprias escolhas alimentares.
	08:45 às 09:30
	Em seguida, iremos elaboraruma exposição com os assuntos apresentados nas aulas anteriores, iremos oferecer uma lista de possibilidades de atividades já desenvolvidas para as crianças escolherem, os tipos de atividades serão: Mapa do Brasil com divisão por estados e regiões com informações sobre os alimentos consumidos em cada localidade, painel de alimentos indígenas de explicações extraídas no texto elaborado pelas crianças, observações de comidas típicas de nossa região, caderno de receitas e as classificações dos alimentos. Iremos propor que as turmas formem grupos de trios ou quartetos, de acordo com o numero de atividades da lista. Cada grupo será responsável por um tema e será responsável por organizar todo o material necessário para a apresentação. 
	
	Recreio/lanche
	09:45 às 10:30
	Nesse momento, após montar todo o material que irá compor a exposição, iremos elaborar um convite para que seja encaminhado aos convidados da comunidade escolar para que possam comparecer. 	Comment by Daniel Mann Ramos: ser
	10:30 às 12:00
	Por fim, as crianças vão compartilhar o que foi construído durante as aulas em uma exposição na sala de aula, recebendo visitas de outras turmas da escola e da comunidade escolar. 
IV - Avaliação: 
A avaliação será realizada de forma processual e contínua, de modo a analisar e evidenciar a apropriação das crianças frente às atividades a serem realizadas, a fim de promover o acompanhamento do processo de construção da aprendizagem, identificando os avanços e as dificuldades das crianças considerando alguns critérios de avaliação, tais como: leitura e interpretação do texto, escrita, oralidade, a capacidade de desenvolver e resolver problemas, de interpretar as atividades propostas e reconhecer as singularidades de uma boa alimentação. Considerando a abordagem presencial, usaremos a observação e o registro como ferramentas de avaliação, enquanto nas atividades remotas, usaremos os trabalhos das crianças como ferramentas de avaliação.
V - Referências: 
Educação de base – Santa Catarina. 2. Currículos. I. Schlickmann, Maria Sirlene Pereira. II. Wiggers, Verena. III. Coimbra, Elizete Aparecida De Marco. IV. Costa, Eliete de Oliveira. V. Título. Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, Palhoça. 2016.
Ferreira, Ivani. Plano de aula: Alimentação Saudável, 2015. Disponível em: Profª: Ivani Ferreira: Plano de aula: Alimentação 4º e 5º anos (professoraivaniferreira.blogspot.com). Acesso em: 09, de maio de 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

Mais conteúdos dessa disciplina