Buscar

SITEMA ENDÓCRINO

Prévia do material em texto

SITEMA ENDÓCRINO 
ADH (vasopressina): Produzido no hipotálamo. Seu efeito é aumentar a permeabilidade da água, produzir e ativar aquaporinas. É ativado por aumento da pressão osmótica sanguínea ou desidratação. Atua no túbulo distal e ducto coletor dos néfrons.
· Distúrbio relativo: diabetes insipidus
Ocitocina: Produzido no hipotálamo. Seu efeito é contração do músculo uterino e ejeção de leite. É ativado por feedback positivo: sucção do leite e contato. Atua no músculo uterino no parto e glândulas mamárias.
Tireotropina (TRH): Produzido no hipotálamo. Seu efeito é liberar TSH. Age na adenohipófise. Ativado por feedback negativo, seu mecanismo de ativação é o eixo hipotálamo-hipófise e glândulas alvo—controlado por mecanismos de retroalimentação. FB(-) 
GnRH: Produzido no hipotálamo. Seu efeito é a liberação de gonadotropina. Age na adenohipófise. seu mecanismo de ativação é o eixo hipotálamo-hipófise e glândulas alvo—controlado por mecanismos de retroalimentação. FB(-)
Somatostatina: Produzido no hipotálamo. Seu efeito é inibir a liberação de GH. Age na adenohipófise. seu mecanismo de ativação é o eixo hipotálamo-hipófise e glândulas alvo—controlado por mecanismos de retroalimentação, FB(-)
TSH/ tireotropina: Produzido pela hipófise (adenohipófise --lobo anterior). Seu efeito é ativar a tireóide. Age na tireóide. Seu mecanismo de ativação é o eixo hipotálamo-hipófise e glândulas alvo—controlado por mecanismos de retroalimentação, fb(-)
ACTH: Produzido pela hipófise (adenohipófise --lobo anterior). Sua função é estimular a ativação do córtex das adrenais. Seu mecanismo de ativação é o eixo hipotálamo-hipófise e glândulas alvo—controlado por mecanismos de retroalimentação, FB (-).
LH: Produzido pela hipófise (adenohipófise --lobo anterior). Estimula a formação do ovócito secundário, a ovulação e a formação do corpo lúteo. Age nos ovários. Seu mecanismo de ativação é o eixo hipotálamo-hipófise e glândulas alvo—controlado por mecanismos de retroalimentação, FB (-).
FSH: Produzido pela hipófise (adenohipófise --lobo anterior). Estimula o desenvolvimento dos folículos ovarianos. Age nos ovários. Seu mecanismo de ativação é o eixo hipotálamo-hipófise e glândulas alvo—controlado por mecanismos de retroalimentação, FB (-). 
Somatotrofina (GH): Produzido pela hipófise (adenohipófise --lobo anterior). Atua na proliferação de condroblastos no disco epifisário, síntese proteica, lipólise. Age nos músculos, ossos, cartilagens.
· Distúrbio relativo: superprodução- gigantismo. Subprodução – nanismo 🡪 Na infância. Acromegalia na fase adulta.
Prolactina: Produzido pela hipófise (adenohipófise --lobo anterior). Atua na produção de leite e secreção de progesterona após a ovulação. Age nas mamas e ovários. FB (+) 
· Nos homens controla a produção de testosterona
MSH: Produzido pela hipófise (adenohipófise --lobo anterior). Estimula a produção de melanina, controla a pigmentação da pele. Atua nos melanócitos. 
T3 e T4: Produzido pela tireóide. Seu efeito é a elevação do metabolismo celular, maior consumo de carboidrato e gordura, captação de aminoácidos e síntese proteica. Age no metabolismo celular. Mecanismo de ativação pelo eixo hipotálamo-hipofisário: FB (-) TRH> TSH> T3,T4
· Carência em crianças causa cretinismo.
· Hipertireoidismo: bócio e exoftalmia
· Hipotireoidismo: bócio endêmico (falta de iodo)
Calcitonina: Produzido pela tireóide. Seu efeito é redução da calcemia, inibição dos osteoclastos, osteoblastos depositam cálcio no osso. Age no tecido ósseo. Seu mecanismo de ativação é a hipercalcemia. 
· Hipercalcemia: membranas menos excitáveis e permeáveis ao sódio leva à hipotonia (perda de vigor) podendo haver parada cardíaca.
Paratormônio (PTH): Produzido pela paratireoide. Seu efeito é aumento da calcemia: osteoblastos deixam de produzir matriz óssea e passam a produzir fatores de estímulo aos osteoclastos. Aumenta a absorção de cálcio no intestino e a reabsorção tubular renal de cálcio. Age nos osteoblastos e rins. Seu mecanismo de ativação é a hipocalcemia.
· Hipocalcemia: membranas excessivamente permeáveis, mpusculos hipertônicos podendo causar tetania.
· PTH promove a ativação renal de vitamina D, levando ao aumento da absorção intestinal de cálcio.
Adrenalina: Produzido pela suprarrenal/ adrenal. Seu efeito é a vasoconstrição de arteríolas na pele e intestino, vasodilatação nos músculos esqueléticos, aumento da frequência cardíaca, gliconeogênese, lipólise, liberação de glucagon. Age nas arteríolas, coração, fígado, músculos, adipócitos
Aldosterona: Produzido pela suprarrenal/ adrenal. Seu efeito é a reabsorção de sódio e água e secreção de potássio pelos rins. Atua no túbulo distal e ductos coletores dos néfrons. Seu mecanismo de ativação é o eixo hipotálamo- hipofisário: FB(-) liberador de ACTH>ACTH> córtex.
Cortisol: Produzido pela suprarrenal/ adrenal. Atua no metabolismo dos carboidratos proteínas e gorduras. Reduz a síntese proteica e glicogênese, aumenta a proteólise, gliconeogênese, glicogeólise, mobilizaçãode gordura e estabiliza membranas de lisossomos. Reduz permeabilidade de vasos sanguíneos (anti-inflamatório), a proliferação de linfócitos e a ação imune. Seu mecanismo de ativação é o eixo hipotálamo- hipofisário: FB(-) liberador de ACTH>ACTH> córtex. 
· Estresse aumenta a secreção do liberador de ACTH, assim, do cortisol. Recuperação mais rápida de tecidos lesados.
Androgênios. Produzido pela suprarrenal/ adrenal. Efeito semelhante a testosterona, mas secretados em menores quantidades. 
· A hipersecreção em crianças e mulheres tem efeito virilizante
Glucagon: Produzido pelas células ALFA do pâncreas (ilhotas de Langrehans) Seu efeito é hiperglicemiante- aumenta o açúcar no sangue-: glicogenólise hepática, lipólise, gliconeogênese. Jejum prolongado: redução da secreção de T3 e T4. Atua principalmente no fígado. Seu mecanismo de ativação é a baixa glicemia. 
Insulina: Produzido pelas células BETA do pâncreas (ilhotas de Langrehans). Seu efeito é hipoglicemiante: gliconeogênese hepática e muscular , síntese proteica, lipogênese, reduz a proteólise. Promove a translocação do transportador de glicose GLUT4 para a membrana (difusão facilitada). Atua no fígado, tecido adipose e músculos esqueléticos. Mecanismo de ativação é a alta glicemia
· Transtornos relacionados: diabetes mellitus: causa cegueira, insuficiência renal, infarto. Tipo 1- deficiência na produção de insulina. Tipo 2- deficiência na ação biológicacom distúrbios dos receptores insulínicos. 
Melatonina (à noite): Produzido pela glândula pineal. É indicador no ciclo circadiano (ciclo biológico do sono, influenciado pela variação de luz)
Leptina: Produzido pelo tecido adiposo. Atua no maior gasto energético, lipólise, menos apetite e menos GH. Age no hipotálamo
Grelina: Produzido pelo sistema gastrointestinal. Seu efeito é menor gasto energético, mais apetite, mais GH. Age no hipotálamo.
OBSERVAÇÕES
· Queda de estrogênio leva a osteoporose pq também é produzido em outras áreas do corpo como nos ossos
· A pele do pé contem células mais adiposas, devido a necessidade de acolchoamento extra (+atrito)
· Leghemoglobina: hemoproteína fixadora de nitrogênio que mantém a atividade da nitrogenase

Continue navegando