Buscar

CRIMES EM ESPÉCIE I - FÓRUM TEMATICO AVALIATIVO AV1

Prévia do material em texto

FORUM TEMATICO AVALIATIVO CRIMES EM ESPÉCIE I
Turma: 1JUR35A
Bentinho e Capitú estavam enamorados, mas posteriormente vieram a descobrir que eram irmãos consanguíneos, separados na maternidade. Extremamente infelizes com a notícia recebida, que impedia por completo qualquer possibilidade de relacionamento, resolveram dar cabo à própria vida. Para tanto, combinaram e executaram o seguinte: no apartamento de Capitú, com todas as portas e janelas trancadas, Bentinho abriu o registro do gás de cozinha.
Ambos inspiraram o ar envenenado e desmaiaram, sendo certo que somente não vieram a falecer porque os vizinhos, assustados com cheiro forte que vinha do apartamento de Capitú, decidiram arrombar a porta e resgatá-los. Ocorre que, não obstante o socorro ter chegado a tempo, Bentinho e Capitú sofreram lesões corporais de natureza grave.
A partir destas informações redija um sintético texto dissertativo analisando as responsabilidades penais de Bentinho e Capitú.
 
Prazo , até 20/04 . Não há necessidade de interagir com os colegas . Máximo de 10 linhas .
RESPOSTA: 
Trata-se de ambicídio ou pacto de morte, ato em que duas pessoas combinam a eliminação de suas vidas conjuntamente.
Nesse caso, existindo um sobrevivente, pergunta-se: foi ele (sobrevivente) quem abriu a válvula de gás?
Em caso positivo, responderá por homicídio (art. 121), praticando verdadeiro ato executório de matar. Em caso negativo, seu crime será o de induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio (art. 122). Sobrevivendo os dois, o que abriu a torneira responde por tentativa de homicídio (art. 121, c/c o art. 14, II, ambos do CP) e o outro por induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio (art. 122), caso tenha resultado no primeiro, ao menos, lesão corporal de natureza grave (o fato será atípico se a lesão foi leve ou se nem mesmo lesão houve).