Buscar

1 O agronegócio é importante para o desenvolvimento econômico das nações

Prévia do material em texto

1 O agronegócio é importante para o desenvolvimento econômico das nações. Alguns fatores fundamentais estão associados ao sucesso do agronegócio nas várias economias. Um país apresenta vantagem competitiva no futuro, se apresentar todos esses fatores ou a maioria deles. Disserte sobre os fatores fundamentais para o sucesso do agronegócio de uma nação.
Um dos maiores desafios globais das próximas décadas será o de sustentar uma população cada vez maior. A extensão territorial pode ser uma das vantagens competitivas de um país, como é o caso do Brasil, porém há outros fatores de peso na definição do sucesso do agronegócio na economia de uma nação. Entre estes fatores pode-se destacar: Desafio das imposições do mercado externo - as tarifas impostas pelos mercados importadores e a burocracia alfandegária, além dos requisitos sanitários, são grandes desafios para economias baseadas na exportação de commodities agrícolas; Investimento em tecnologia e inovação - a evolução da chamada agricultura digital (ou 4.0) promete estabelecer a automatização dos processos de produção e proporcionar a integração e controle total de todas as etapas da cadeia, tornando a gestão do agronegócio altamente profissional, aumentando as oportunidades de sucesso; Otimização dos recursos e sustentabilidade - os custos logísticos e a falta de infraestrutura podem elevar significativamente os custos de produção, por isso os governos precisam focar no desenvolvimento da infraestrutura de escoamento de produtos de uma nação e o produtor necessita otimizar os recursos em todas as etapas do processo produtivo. Além disso, produzir em maior quantidade, com mais qualidades e menor custos, de forma cada vez mais sustentável é um dos grandes desafios do setor e o segredo para tornar uma nação mais competitiva e atuante no mercado internacional.
2 Os processos de produção agropecuária podem ser classificados de acordo com a forma de utilização dos recursos naturais. Assim, as atividades do agronegócio podem ser classificadas em: extensiva, semi-intensiva e intensiva. Disserte sobre as formas de exploração dos recursos naturais de forma extensiva e intensiva.
Exploração agropecuária intensiva: é o tipo de exploração que visa extrair a máxima produtividade sem desperdícios. Exemplos como o confinamento pecuário ou sistemas de cultivo irrigados, apresenta este tipo de processo de produção, onde a área agrícola, bem como os recursos naturais como água e solo, são explorados de forma a maximizar a produtividade.
Exploração agropecuária extensiva: se caracterizam por não explorar os recursos produtivos ao seu limite. Neste processo produtivo o produtor faz a combinação padrão dos recursos e os processos naturais se encarreguem de desenvolver a produção. Exemplos como a pecuária extensiva, limitada à capacidade natural das pastagens, são típicos desse modelo, porém contam atualmente com tecnologias modernas e tratos culturais sem interferir diretamente no processo.

Mais conteúdos dessa disciplina