Buscar

as relações de trabalho durante a pandemia do covid-19

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INTRODUCAO 
O presente estudo versa sobre as relações de trabalho durante a pandemia do covid-19 que assola o mundo e trouxe muitos questionamentos sobre o funcionamento das empresas, manutenção dos empregos e superação do cenário de crise econômica.
E em cenários como este, o interesse coletivo deve prevalecer sobre o interesse individual, inclusive no que se refere às atividades empresariais, cabendo o isolamento e a quarentena, o que será abordado nesse estudo são justamente como ficam as relações de trabalho com essa nova realidade.
DESENVOLVIMENTO
A quarentena será considerado falta justificada ao serviço público ou à atividade laboral privada (artigo 3º, parágrafo 3º). As medidas de isolamento e quarentena, no entanto, somente poderão ser tomadas pelos gestores locais de saúde, mediante autorização do Ministério da Saúde. A Portaria 356/2020 do Ministério da Saúde regulamenta diversos procedimentos da Lei da Quarentena.
O empregado infectado pelo vírus vai se submeter às mesmas regras dos demais doentes, isto é, o empregador paga os primeiros quinze dias e a previdência paga o benefício previdenciário (auxílio doença), em caso de preenchimento dos requisitos. Este afastamento não se confunde com aquele destinado à prevenção, isto é, a quarentena ou afastamento para evitar contato com outros trabalhadores, como medida de contenção. Este caso é de interrupção enquanto aquele de licença médica (interrupção pelos primeiros 15 dias e suspensão pelo período posterior).  É considerado acidente de trabalho atípico, o empregado que foi infectado no trabalho, pois se enquadra como doença ocupacional (artigos 19 e 20 da Lei 8.213/91). 
Se o infectado for terceirizado, o tomador deverá impedir o trabalho imediatamente e comunicar a empresa prestadora de serviço empregadora para tomar as medidas cabíveis. Cabe lembrar que o terceirizado é subordinado à empresa prestadora e não ao tomador, mas é de responsabilidade do tomador os cuidados com o meio ambiente de trabalho, na forma do artigo 5º-A, p. 3º da Lei 6.019/74.
O teletrabalho tem sido uma das medidas sugeridas para evitar a aglomeração, apesar do que diz a clt sobre os contratos desse tipo de trabalho, no caso de uma situação de emergência eventual, no entanto, como no caso do Covid, a adoção do trabalho remoto é temporária e pode prescindir de algumas etapas formais, desde que respeitados os limites estabelecidos na legislação trabalhista e no contrato de trabalho. Embora o empregado esteja trabalhando em casa, o local contratual da prestação do serviço continua sendo a empresa.
Entre as obrigações da empresa cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho. Além disso, também deve instruir os empregados, por meio de ordens de serviço, sobre as precauções a tomar para evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais (CLT, artigo 157, incisos I e II).
O empregado, da mesma forma, tem o dever de observar as normas de segurança e medicina do trabalho e colaborar com a empresa na sua aplicação. Quando correr perigo manifesto de mal considerável (artigo 483, alínea “c”, da CLT), ele pode considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização, desde que configurado risco iminente.
O que diz a Medida Provisória 927:
Possibilita a antecipação de férias e garante validade para a comunicação prévia de apenas 48 horas.
O pagamento das férias poderá ser realizado até o 5º dia útil do mês subsequente ao início do gozo de férias e o 1/3 adicional poderá ser pago até o dia 20 de dezembro de 2020.
a Medida Provisória 936:
Autorizada a interrupção das atividades empresariais e constituição de regime de compensação de jornada por meio de banco de horas, estabelecido por acordo individual ou coletivo, cuja previsão de compensação pode se dar em até 18 meses do encerramento do estado de calamidade pública.
Ainda, abriu-se a possibilidade de antecipação do gozo de feriadosnão religiosos mediante notificação prévia ao empregado.
a Medida Provisória 936: possibilitou a redução do salário (devendo o valor do salário hora ser mantido) e da jornada de trabalho, por meio de acordo individual ou coletivo, conforme tabela abaixo, em 25%, 50% ou 70%, pelo período de até 90 dias, mediante comunicação prévia ao empregado de 2 dias corridos. Os empregados que tiverem o salário e jornada de trabalho reduzidos terão estabilidade no emprego pelo período correspondente de referida redução.
a Medida Provisória 927 autorizou o pagamento recolhimento do FGTS do período de março, abril e maio de 2020. Esses valores poderão ser pagos de forma parcelada no segundo semestre deste ano.
 A Medida Provisória 936 preve a possibilidade de suspensão dos contratos de trabalho por até 60 dias, mediante comunicação prévia de 2 dias corridos. Os empregados que tiverem o contrato de tralho suspenso não poderão exercer, ainda que de forma remota, as atividades laborais e terão estabilidade no emprego pelo mesmo período de suspensão do contrato.
Durante o período de suspensão contratual, o empregador é obrigado a manter todos os benefícios fornecidos aos empregados (exceto para vale transporte, adicionais de insalubridade e periculosidade, adicional noturno). Para as empresas que faturaram mais de R$ 4.8 milhões de reais em 2019, é obrigatório o pagamento de ajuda compensatória mensal de 30% do valor do salário do empregado.
CONCLUSAO
Todos nós, no Brasil e no mundo, vivemos esse momento de recessão econômica. Independentemente da alternativa a ser escolhida pelas empresas para manter-se ativa no mercado, a comunicação e informação neste período de instabilidade são essenciais. Instruir os colaboradores quanto à assepsia e atualizar a todos sobre a doença e a situação enfrentada pela empresa mantêm o ambiente de trabalho mais calmo e preparado para as adversidades.
Temos mecanismos legais que auxiliam na flexibilização das relações trabalhistas e há expectativa de novas ferramentas que visem a manutenção dos empregados e a redução dos impactos econômicos nas empresas.
A comunicação entre colaboradores e empregadores é uma ferramenta de grande valor, que pode auxiliar no engajamento da equipe e na continuidade e/ou retomada das atividades comerciais.
Nesse sentido, a elaboração e disponibilização de políticas e comunicados institucionais devem ser valorizados. 
https://baptistaluz.com.br/institucional/corona-virus-trabalhista/
https://jus.com.br/artigos/80190/coronavirus-chegou-como-ficam-as-relacoes-de-trabalho
https://portal.unit.br/blog/noticias/coronavirus-como-ficam-as-relacoes-de-trabalho-com-o-home-office-e-o-tele-trabalho/
http://www.tst.jus.br/noticias/-/asset_publisher/89Dk/content/especial-coronavirus-como-ficam-as-relacoes-de-trabalho#:~:text=Embora%20o%20empregado%20esteja%20trabalhando,de%20servidores%20em%20trabalho%20remoto.
http://www.cooperativismo.org.br/Artigos/765/Covid-19-Como-ficam-as-relacoes-de-trabalho?

Outros materiais