Buscar

Condutas de Biossegurança na Área da Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A biossegurança nada mais é do que a segurança dos profissionais da saúde com relação aos materiais utilizados na área de trabalho de cada um. Isso por sua vez, envolve todas as áreas da saúde, desde triagem até cirurgias mais complexas. 
Pensando em todos os cuidados que um profissional deve ter para sua própria segurança ao entrar em contato com vírus, bactérias e etc, segue, portanto cinco exemplos de conduta de profissionais relacionados a biossegurança:
Em meio a pandemia, por exemplo, o maior risco existem é o contato das pessoas com objetos pessoais e alheios. O contato das doenças, e isso servem para gripes comuns, passam o vírus para a outra pessoa, com apenas um toque. Por isso, o descarte correto de materiais, como luvas, toucas, roupas e mascaras deve ser priorizado em situações graves. 
Ainda na linha de materiais, deve-se dar e receber esses mesmos materiais, incluindo jalecos, uniformes e outros EPIs que são necessários para trabalhar, principalmente roupas especificas para evitar o contato com vírus e bactérias. 
Deve-se prever também, a orientação sobre os usos de maçanetas, botões, e outros objetos que possam ser de uso coletivo e alvo de contaminação. 
Existem outros pontos da área da saúde, que não necessariamente entre em contato com vírus e bactérias, como a radiação por exemplo. Neste caso, são necessário coletes para pacientes e profissionais não terem um contato do corpo direto com a radiação por exemplo. 
Além disso, a radiação precisa de sinalização de salas, materiais, placas de identificação para que os profissionais ou pacientes saibam no que podem mexer, quais salas podem entrar, etc.

Continue navegando