Buscar

Fundamentos e métodos do Ensino da Língua Portuguesa

Prévia do material em texto

Fundamentos e métodos do Ensino da Língua Portuguesa
1- O conhecimento da língua é sempre mediado pela linguagem e ele será mais amplo e profundo quanto forem às práticas sociais a que os alunos são expostos. É pela linguagem, entendida como interação entre os seres humanos, que construímos o mundo e sentido para a vida. E através da linguagem a criança aprenderá:
Escolha uma opção:
a. Sentidos atribuídos pela cultura às coisas, ao mundo, as pessoas e a si mesmo. 
Muito bem!
2 - De acordo com a unidade, o ensino era voltado para a escola e não para a vida. Econtinuar a ensinar gramática como um conjunto de regras a serem seguidas, implica admitir uma língua homogênea e imutável, o que não é verdadeiro, pois se o fosse estaríamos falando o latim vulgar até os dias de hoje. Nesse caso, a língua deve ser considerada como:
Escolha uma opção:
e. Um organismo vivo, dinâmico, sem neutralidade. 
Muito bem!
3- Como podemos acompanhar em nossa unidade, a partir de 1º de janeiro de 2009, passou a vigorar mudanças no que diz respeito à ortografia da Língua Portuguesa, na qual, algumas palavras mudaram sua escrita no uso do:
Escolha uma opção:
c. Hífen, trema, acento diferencial, acento circunflexo, acento agudo e grafia. 
Muito bem!
4- Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que as práticas de linguagens devem ser organizadas, na qual, de acordo com alguns objetivos dos PCN’s, os alunos progressivamente devem ser capazes de:
Escolha uma opção:
e. Utilizar a linguagem oral com eficácia, participar de diferentes situações de comunicação oral, ler e escrever textos dos gêneros previstos para o ciclo. 
Muito bem!
5- Gêneros são formas mais ou menos estáveis que se prestam às diversas esferas de comunicação. A ficha técnica é um gênero discursivo que contêm informações necessárias sobre um produto, um animal, um filme, uma empresa, um carro, um livro, entre outros. Em uma ficha técnica, normalmente deve conter os itens:
Escolha uma opção:
d. Identificação, características, localização, alimentação, hábitos. 
Muito bem!
6- As cartas e os bilhetes são gêneros discursivos que possuem como função básica estabelecer comunicação, por escrito, entre um emissor ou destinador – aquele que escreve a mensagem - e um destinatário ou receptor - pessoa a quem se dirige a carta ou o bilhete. Os principais elementos que podemos encontrar nas estruturas das cartas são:
 
Escolha uma opção:
c. Cabeçalho, corpo e despedida. 
Muito bem!
 
7- A notícia é um texto informativo que relata um fato do cotidiano referente a pessoas, objetos, acontecimentos, entre outros. O repórter, em princípio não deve posicionar-se, apenas transmiti-la e sua linguagem deve ser clara e objetiva, facilitando a compreensão do leitor. A notícia apresenta como estrutura o Título, a Introdução e o Desenvolvimento, na qual, as características principais de cada estrutura são:
Escolha uma opção:
c. Título (um resumo da matéria), Introdução (deve conter a informação mais importante) e Desenvolvimento (deve constar o detalhamento da informação). 
Muito bem!
8- Os textos instrucionais são aqueles que transmitem orientações precisas para a realização de atividades variadas. Esses textos apresentam uma estrutura que se repete, possuem lista de elementos a serem utilizados, emprego de substantivos concretos e o desenvolvimento das instruções. Os textos instrucionais que encontramos frequentemente são:
Escolha uma opção:
d. Receitas culinárias, manuais, placas de trânsito, bulas de remédio. 
Muito bem!
9- O ensino de língua portuguesa deve capacitar o aluno para o entendimento e produção de diversas modalidades de texto e que o ensino da língua deve pautar-se em situações reais de comunicação. Nessa perspectiva, merece destaque o trabalho com anúncios de classificados. Os classificados possuem função sociocomunicativa e tem como objetivo:
Escolha uma opção:
c. Informar os leitores de maneira objetiva, as características dos produtos e serviços de venda, troca ou locação. 
Muito bem!
10- O ensino de Língua Portuguesa e sua prática em sala de aula, deve privilegiar a oralidade e a escrita a partir de diferentes gêneros textuais. Dessa forma, o ensino da língua deve buscar o desenvolvimento das três competências: interativa, linguística e textual, na qual, cada competência possui como característica:
Escolha uma opção:
e.Competência Interativa (relaciona-se ao diálogo entre os interlocutores), Competência Linguística (possui como instrumento a gramática normativa) e Competência Textual(capacidade de ler, produzir e interpretar os diferentes textos). muito bem...!!! 
11 - O papel da escola não se resume ao ensino da escrita, mas deve abranger e desenvolver a capacidade de expressão oral de nossos alunos. E quanto à escrita, pode-se partir de um texto falado pelos alunos em sala de aula, escrevê-lo na lousa e brincar de ler. Para desenvolver a leitura e a escrita, o professor deve criar situações de aprendizagens que:
Escolha uma opção:
d. Partem da realidade que o aluno já possui – a fala e conhecer também as concepções que os alunos possuem em relação à escrita. 
Muito bem!
12 - De acordo com nossos estudos, os substantivos e adjetivos podem ser ensinados nos primeiros anos do ensino fundamental. O substantivo é a classe gramatical, ou morfológica, de palavras que nomeiam os seres (reais ou imaginários), concretos ou abstratos. Já o adjetivo é a palavra que indica a qualidade dos seres e das coisas, usado também para expressar o grau de igualdade, superioridade e inferioridade. Os substantivos podem ser ensinados de acordo com sua classificação que são:
Escolha uma opção:
.
d. Comuns, próprios, abstratos, concretos, primitivos, derivados, simples, composto e coletivo. 
Muito bem!
13- De acordo com nossos estudos, Verbos são palavras que podem indicar uma ação, um estado, um fenômeno da natureza, uma ocorrência, uma vontade, desejo ou sentimento, uma conveniência, uma opinião, etc. O ensino dos tempos verbais não deve resumir-se à conjugação dos diferentes modos e tempos. Para iniciar o estudo dos tempos verbais, o professor deve trabalhar com os alunos as relações de:
Escolha uma opção:
d. Passado (ontem), Presente (hoje) e Futuro (amanhã). 
Muito bem!
14-De acordo com a unidade, os pronomes demonstrativos demonstram a posição de um elemento qualquer em relação às pessoas do discurso, situando-os no espaço, no tempo ou no próprio discurso. Como pronomes demonstrativos temos “este, esse e aquele”, na qual, esses pronomes são utilizados quando:
Escolha uma opção:
b. Este (aponta objetos e pessoas que estão próximos do falante), Esse (aponta objetos e pessoas que estão próximos da pessoa com quem falamos) e Aquele (aponta objetos e pessoas que estão distantes do falante e ouvinte). 
Muito bem!
15- A descrição consiste na enumeração de caracteres próprios dos seres animados ou inanimados, coisas, cenários, ambientes, costumes sociais, ruídos, odores, sabores ou impressões táteis. Já definição é a apresentação de um objeto a partir de suas características gerais. A descrição e a definição possuem algumas diferenças, na qual, podemos observar:
Escolha uma opção:
a. A descrição apresenta características específicas de um ser, objeto, paisagem, etc. Enquanto a definição apresenta características gerais, como de todos os seres da mesma espécie. 
Muito bem!
16 - De acordo com a unidade, há dois tipos de descrição: a objetiva e a subjetiva, que possuem diferenças entre si, na qual, podemos observar como diferenças:
Escolha uma opção:
e. A Descrição Objetiva apresenta o objeto de forma concreta, maior proximidade com a realidade. Enquanto a Descrição Subjetiva apresenta o objeto da forma como ele é visto e sentido pelo descritor. 
Muito bem!
17 -Narrar é apresentar um mundo em construção. Na narração apresentamos fatos reais ou fictícios, utilizando signos verbais e não verbais. Para que a narração tenha qualidade, o assunto deve ser relatado de forma original e despertar no leitor interesse pelo desenrolar da história. A narração possui elementos, que são:
Escolha umaopção:
e. Narrador, tempo, espaço e personagens. 
Muito bem!
18 -A avaliação normalmente é vista, como a verificação da aprendizagem, por meio de provas. Após a aplicação da prova, o professor a corrige, atribui um conceito para o aluno, rotulando-o em retido ou promovido. Mas a avaliação deve ser entendida como um conjunto de atuações, cuja função é alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Portanto, a avaliação:
Escolha uma opção:
e. Deve ocorrer de forma contínua, verificando o que o aluno já sabe, para, em seguida, avançar para novos aprendizados. 
Muito bem!
19 - A avaliação deve ser entendida como um conjunto de atuações, cuja função é alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Para a avaliação de uma leitura ou produção textual é necessário alguns objetivos e habilidades como, localizar informações explícitas e localizar informações implícitas. Nesse caso, as informações explícitas e implícitas são:
Escolha uma opção:
e. Informações Explícitas (são informações claras, evidentes, escritas ou representadas) e Informações Implícitas (são informações que não estão expressas, explicitamente, mas podemos observá-las por meio de uma leitura atenta). 
Muito bem!
20 - Para realizar a avaliação na produção dos alunos são necessários alguns critérios, como por exemplo, se um texto for narrativo, a presença dos elementos da narrativa; se um texto for descritivo, as categorias da descrição. Se realizarmos a avaliação na produção dos alunos baseada em problemas formais, deveremos avaliar:
Escolha uma opção:
c. Pontuação, acentuação, ortografia e concordância. 
Muito bem!

Mais conteúdos dessa disciplina