Buscar

respostas da prova comunicação corporal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 12 - Comunicação Corporal
Aqui encontra-se seu ambiente de aprendizado virtual.
 Vídeo Aula Leitura Complementar Exercício
Breve exercício sobre o que se aprendeu com esta aula.
Você já realizou esse exercício. Visualize abaixo mais detalhes.
Questão 1
Quando entendemos a comunicação corporal como um processo histórico no qual as diferentes concepções de corpo e movimento estão intimamente relacionadas às necessidades e anseios de determinada época, ou seja, quando compreendemos que a ideia que fazemos do nosso corpo, a representação ideal de corpo e movimento que construímos no nosso universo cultural, é uma criação histórico-cultural, de natureza transitória, e, portanto, está sujeita a profundas modificações conceituais e estéticas, estamos afirmando, também:
O exercício da corporeidade é a própria forma histórica de libertação do indivíduo, em um contexto de moral religiosa exacerbada, o que explica o crescimento exponencial das separações netre casais, nos temos atuais.
As modificações pelas quais o corpo se transforma, concorrem sempre para o seu desenvolvimento, em níveis excelentes de qualidade.
Que o corpo é um conjunto de órgãos, tecidos e sistemas que , juntos, constituem um organismo que responde aos estímulos externos.
O corpo é a expressão dos anseios mais legítimos da população, no sentido da sua auto-afirmação e reconhecimento social.
 Que as concepções que temos sobre o nosso corpo e as delimitações que fazemos em relação ao movimento desse corpo no espaço social, são determinados, também, pelas relações de classe e, consequentemente, pela posição que ocupamos na escala social.
Questão 2
O que significa ?Compreender o movimento humano como um fenômeno histórico-social??
Compreender que todo fato social, segundo Durkheim, é uma produção natural dos sistemas econômicos.
 Compreender que o movimento humano é o resultado do contexto histórico no qual ele está inserido e reflete as relações sociais, políticas e econômicas do tempo em que ocorre.
Entender o movimento humano como um processo estático, em cuja base histórica se realiza a natureza humana.
Afirmar a existência de condicionantes exclusivamente culturais, no desenvolvimento da motricidade humana.
Compreender o caráter estático do movimento humano, no sentido de afirmar a sua soberania em relação ao contexto histórico no qual está inserido.
Questão 3
Todo e qualquer movimento está em estreita relação com a conduta e a personalidade, o que implica afirmar que:
uma coordenação dos dedos das mãos, associada a um controle ocular ? a visão acompanhando os gestos das mãos -, promove o que se chama: Coordenação óculo-manual ou viso-motora (essencial para a escrita).
existe um predomínio motor, uma dominância de um dos lados. O lado dominante apresenta maior força muscular, mais precisão e mais rapidez.
brincadeiras de lançar-pegar facilitam a fixação da atividade entre o campo visual e a motricidade fina das mãos e dos dedos, provocando maior coordenação óculo-manual. Isto pode favorecer o desenvolvimento da escrita.
 toda atividade física (movimento) corresponde (produz e é produzida por) uma relação psicológica.
o desenvolvimento de uma criança é o resultado da interação de seu corpo com os objetos de seu meio, com as pessoas com quem convive e com o mundo no qual estabelece ligações afetivas e emocionais.
Questão 4
Quando nos referimos a ?uma concepção biologizante de movimento humano? [...], estamos afirmando que:
O movimento humano é como um processo histórico no qual as diferentes concepções de corpo e movimento estão intimamente relacionadas às necessidades e anseios de determinada época.
 O movimento, a brincadeira, as atividades esportivas, enfim, as práticas corporais de maneira geral, estão relacionadas especificamente a uma área do conhecimento, conhecida como Educação Física, com profissionais institucionalmente habilitados e especializados em definir aos usuários não apenas o tipo de movimentos que devem ser executados, como também os objetivos socioculturais das próprias atividades a serem realizadas.
 A área relacionada ao movimento humano e suas formas de comunicação, caracteriza-se como peculiar aos estudos da motricidade humana, configurando-se, portanto, com um arsenal teórico extraído das ciências biológicas, limitando a abordagem do ser humano e, consequentemente, do movimento humano, aos aspectos funcionais e biomecânicos da sua expressão corporal.
No contexto de especialização em que vivemos, é bastante comum atribuirmos a um ?especialista? a responsabilidade por certos conhecimentos e comportamentos derivados desses conhecimentos.
As concepções que temos sobre o nosso corpo e as delimitações que fazemos em relação ao movimento desse corpo no espaço social, são determinados, também, pelas relações de classe e, consequentemente, pela posição que ocupamos na escala social.
Questão 5
Qual é o significado do termo ?Hegemonia??
Poder exercido por oligarquias brasileiras, desde o período colonial.
Subordinação de um país às determinações de organismos internacionais, tais como a ONU.
O poder exercido pelas elites econômicas, em um determinado período de tempo.
Refere-se à homogeneidade de determinado grupo, no contexto de uma análise acadêmica.
 Supremacia, domínio, preponderância, proeminência.

Continue navegando