Buscar

LISTA 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios de Economia do Setor Público
Lista 7
Michele Souza
Mat. 47072
1. Rhode e Strumpf (2003) avaliaram um século de evidências históricas em sua análise do impacto de variações do custo de mudança no contexto do modelo de Tiebout. 
a. O que prediz o modelo de Tiebout para a semelhança dos residentes de uma comunidade, à medida que caiam os custos da mudança? O modelo de Tiebout prediz que a mobilidade dos indivíduos, seja perfeita, que eles não tenham custos de mudança, logo os residentes votam com os pés. Assim os indivíduos mudam-se sempre que acharem necessário ou encontram em uma cidade uma relação que melhor lhes agrade de impostos e serviços públicos. Portanto a medida que caiam os custo da mudança há um maior incentivo para que os residentes se mudem de acordo com suas preferências de provisões de bens públicos. 
b. Rhode e Strumpf descobriram que, embora os custos de mobilidade tenham caído sistematicamente, as diferenças em termos de oferta de bens públicos entre comunidades também têm caído. O processo de separação de Tiebout explica essa homogeneização da oferta de bens públicos, ou podem outros fatores ter desempenhado um papel mais importante? Explique sua resposta. Acredito que outros fatores também possam explicar a homogeneização da oferta de bens públicos, tais como o teorema do eleitor mediano, levando em conta que os bens públicos ofertados sejam de agrado da maioria da população, eles tendem a ser homogeneizados entre as comunidades.
2. Imagine dois bens públicos – escolas públicas e assistência alimentícia a famílias carentes. Considere as implicações do modelo de Tiebout. Qual dos bens é fornecido mais eficientemente no nível local? Qual é mais eficientemente fornecido no nível de governo central? Explique sua resposta. Considerando as implicações do modelo de Tiebout, as escolas publicas são fornecidas mais eficientemente a nível local, pois redistribui de melhor forma o imposto pago pelos munícipes. E a assistência alimentícia a famílias carentes tem sua melhor eficiência quando é fornecida no nível de governo central, por conta de ser um bem público de caráter redistributivo e não beneficiar a maior parte dos residentes. 
3. Algumas pessoas têm argumentado que a diversidade nas comunidades e nas escolas gera externalidades positivas. Que implicações tem este ponto de vista para a eficiência de um equilíbrio de Tiebout? Quais são as implicações para a política governamental? Segundo Tiebout a diversidade tanto em comunidades quanto em escolas pode vir a gerar resultados ineficientes. Com essa diversidade há a quebra de um de seus pressupostos que é não haver externalidades, e assim pode ocorrer a fragmentação da provisão ótima de bens públicos, saindo do ótimo de Pareto e gerando uma alocação ineficiente de politicas governamentais.

Outros materiais