Buscar

ADM ESTRATÉGICA SIMULADO 2 W

Prévia do material em texto

Disc.: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA   
	Aluno(a): WANESSA NAVARRO
	202051590343
	Acertos: 9,0 de 10,0
	17/05/2021
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	São características da Administração Estratégica, EXCETO:
		
	
	Domínio da tecnologia de informação
	
	Compreensão das mudanças como fator de oportunidade
	
	Visão estratégica e alinhamento com a Missão da empresa
	
	Adaptação à tendência de globalização
	 
	Aumentar a concorrência
	Respondido em 17/05/2021 22:48:09
	
	Explicação:
A administração estratégica é o campo onde é efetuado o planejamento estratégico da empresa tendo como base sua missão, visão e valores. Neste campo são estabelecidos conjuntos de opções, diretrizes e valores determinados pelos líderes (alta administração) da empresa, para que a organização possa ter um bom desenvolvimento a longo prazo.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A análise dos fatores internos e externos é uma das práticas utilizadas para entender a situação global das organizações PORQUE visa equilibrar os pontos fortes e fracos da organização com as oportunidades e riscos que o ambiente externo apresenta. Podemos afirmar que?
		
	
	as duas afirmações são falsas.
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	Respondido em 17/05/2021 22:51:16
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O trecho abaixo transcrito expressa o propósito e a razão de ser do BNDES e, por extensão, de todas as suas unidades, inclusive a biblioteca. Trata-se do ponto focal de todo o esforço de planejamento que, sob o ponto de vista estratégico, é definido como: ¿Promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da economia brasileira, com geração de emprego e redução das desigualdades sociais e regionais.¿
		
	
	função.
	
	objetivo.
	
	meta.
	
	mandato.
	 
	missão.
	Respondido em 17/05/2021 22:52:07
	
	Explicação:
O texto da questão se refer a missão de uma empresa pois foi ama declaração concisa do propósito fundamental da organização, a finalidade de sua existência, o motivo pela qual foi criada
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Os diretores de uma empresa se preparam para a elaboração do planejamento estratégico para o período de 2012 a 2017. Para isso, fizeram uma reunião visando à definição das estratégias que nortearão o trabalho. Em relação à elaboração do planejamento estratégico, considere as afirmações abaixo: I. A empresa é um sistema fechado e deverá considerar as suas forças e fraquezas na elaboração do planejamento. II. O ambiente organizacional divide-se em dois grupos: macroambiente e microambiente. III. O ambiente geral pode ser caracterizado como o conjunto de aspectos estruturais, capazes de influenciar as diferentes indústrias. IV. As oportunidades são fatores que fazem parte do microambiente e que podem proporcionar vantagem competitiva à empresa. Estão corretas as afirmações
		
	 
	II e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	
	I, II, III e IV.
	
	I e III, apenas.
	Respondido em 17/05/2021 22:53:57
	
	Explicação:
A afirmatica I é falsa porque a empresa é um sistema aberto e não fechado. Os acontecimentos do meio externo podem facilmente afetar a empresa e vice-versa, ao ponto que as organizações não podem mais ser consideradas como sistemas fechados, mas como sistemas abertos
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em 1994, a Apple (empresa americana de setor de tecnologia) estava em declínio. Em 2014, a Apple tornou-se a empresa de maior valor no mundo. Seu desempenho, nos últimos 20 anos, é consequência da sua liderança no lançamento de novos produtos, derivados da incorporação de novas tecnologias. Assim, podemos deduzir que o sucesso da Apple deve-se a aplicação da estratégica genérica de:
		
	
	Foco.
	 
	Inovação.
	
	Tendência.
	
	Tecnologia.
	
	Custo.
	Respondido em 17/05/2021 22:54:42
	
	Explicação:
A estratégia genérica de Inovação possui como foco o investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços, na capacitação técnica dos funcionários, na pesquisa de mercado e na assistência técnica. Esse tipo de estratégia possui como principal destaque a diferenciação dos serviços e produtos para oferecer as melhores opções do mercado ao público consumidor.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Quando a empresa vislumbra oportunidades de crescimento, ela avalia a melhor estratégia a ser seguida e que gere os melhores resultados possíveis. Assinale a opção abaixo que NÃO caracteriza uma estratégia de crescimento.
		
	
	b) Estratégia de penetração de mercados - Analisa como ter maior participação em seus mercados atuais com seus produtos atuais.
	
	a) Estratégia de diversificação - Oportunidade de desenvolver novos produtos para novos mercados.
	 
	c) Estratégia de redução na produção - Acredita que reduzindo sua produção e seus custos poderá desenvolver seu mercado.
	
	d) Estratégia de desenvolvimento de produtos - Verifica se pode desenvolver novos produtos para seu mercado atual.
	
	e) Estratégia de desenvolvimento de novos mercados - Analisa se pode desenvolver novos mercados para seus produtos atuais.
	Respondido em 17/05/2021 22:55:34
	
	Explicação:
Estratégia de redução na produção tem como consequência o aumento do custo fixo médio, o que irá reduzir a competitividade da empresa.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A Matriz BCG é um poderoso instrumento de planejamento estratégico que demonstra graficamente o ciclo de vida do produto. É ERRADO afirmar:
		
	
	A matriz faz a análise baseada em quatro posicionamento de mercado , cada qual se situa em um quadrante de acordo com sua taxa de crescimento no mercado.
	
	O produto é considerado Vaca Leiteira quando ainda exige altos investimentos da empresa mas gera caixa.
	
	Trata-se de uma analise gráfica para gerir recursos de marketing, seja de planejamento estratégico, seja de portfólio.
	
	O contraposto da vaca Leiteira é o ponto de interrogação.
	 
	Com a Matriz BCG é possivel ver a classificação de cada produto mas não é possivel ver a recomendação de mercado.
	Respondido em 17/05/2021 22:56:40
	
	Explicação:
A Matriz BCG é uma técnica utilizada para analisar portfólio de produtos, nichos de atuação e unidades de negócio, tendo como base o ciclo de vida de cada produto ou mercado com o objetivo de investir, manter ou sair do negócio.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Considerando os conflitos exitestes estre os diversos grupo interessados nas empresas, qual deles ocorre em função de uma divergência de interesses entre os funcionários e empresas coligadas?
		
	
	Alta administração x Acionistas
	
	Acionistas x Fornecedores
	
	Fornecedores x Clientes
	
	Alta administração x Sociedade
	 
	Empresas x Parceiros
	Respondido em 17/05/2021 23:02:00
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		9a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Sobre a Responsabilidade Social nos Negócios podemos afirmar que:
I - As empresas têm considerável poder e podem influenciar a sociedade.
II - Muitas empresas monitoram seus investimentos sociais e publicam relatórios de sustentabilidade, e assim todas conseguem integrar as questões sociais e ambientais em sua estratégia, reforçando a vantagem competitiva do negócio.
III - As questões sociais de impacto genérico, que algumas empresas abraçam, têm a sua importância, pois isso é mais eficaz, do ponto de vista estratégico, do que investir na transformação da cadeia de valor para beneficiar a sociedadee reforçar os negócios da empresa.
		
	
	II e III estão corretas
	
	I e III estão corretas
	 
	Somente a I está correta
	 
	I e II estão corretas
	
	Somente a III está correta
	Respondido em 17/05/2021 23:00:33
	
	Explicação:
A afirmativa II está incorreta porque nem todas as empresas conseguem reforçar a sua vantagem competitiva do negócio, integrando as questões sociais e ambientais em sua estratégia.
A afirmativa III está incorreta porque investir na transformação da cadeia de valor é mais eficaz, do ponto de vista estratégico.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Rafael, para conseguir um financiamento, apresentou ao gerente de seu banco um documento contendo a descrição do negócio, a estrutura organizacional da empresa, sua natureza jurídica, os relatórios financeiros simulados, um plano estratégico e um plano operacional. Que documento Rafael apresentou ao gerente?
		
	
	Planejamento estratégico
	
	Planejamento financeiro
	 
	Plano de negócios
	
	Plano de investimentos e resultados
	
	Plano de ação
	Respondido em 17/05/2021 22:58:12
	
	Explicação:
O plano de negócios é um termo mais utilizado quando da implementação do negócio, mas também pode ser usado como o indicador estratégico e financeiro da corporação para um determinado período. Baseia-se no registro de pesquisas de mercado (de ponto de venda, mercado e produtos), plano de marketing e plano financeiro.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado

Continue navegando