Buscar

BASES FILOSÓFICAS E NOÇÃO DE CIÊNCIA EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BASES FILOSÓFICAS E NOÇÃO DE CIÊNCIA EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO 
Introdução do texto: Watson, como já antes visto, abandona o método da introspecção experimental, argumentando que ele falha na tentativa de estabelecer a psicologia no âmbito das ciências naturais, uma vez que, não pode ser replicada (não produz conhecimento confiáveis )
Por que este método falhava de acordo com o Watson? A culpa dessa falha estava nos sujeitos, que querendo ou não acabavam comprometendo os resultados com suas subjetividades.
Estabelecimento da previsão e controle do comportamento como objetivos da psicologia.
Quando falamos de filosofia, ou seja, questões filosóficas, visão de mundo estamos falando do BEHAVIORISMO RADICAL
Quando falamos de atuação, abordagem, CIÊNCIA: Estamos nos referindo a ANÁLISE DO COMPORTAMENTO.
OBS: embora ambas possuam uma enorme relação é importante ter em mente essa separação.
Concepções sobre o behaviorismo como uma ciência mecanicista, simplista, reducionista ,” psicologia da caixa preta”, são inadequadas para caracterizar o behaviorismo radical, pois tratam-se de informações ultrapassadas que não são mais utilizadas na teoria skinnerana e já foram refutadas pelo próprio autor.
A PROPOSTA DE SKINNER PODE SER DIVIDIDA EM DOIS MOMENTOS:
1- MOMENTO( 1930-1938) Fortemente marcada pela influência das ciências naturais, como a física, principalmente, a mecânica Newtoniana e a filosofia do reflexo.
2- MOMENTO ( 1980-1990) Mostra-se mais comprometido com o modelo causal que embasa as ciências biológicas, influenciado pela teoria de seleção natural de Darwin, rompe com as ideias mecanicistas e substitui por relações funcionais, reformula a filosofia de reflexo, agora vista como uma correlação entre dois eventos observáveis.
· Para skinner, analisar conceitos significa estudar o comportamento verbal do cientista( ou de quem os usa) e para isso é necessário buscar as condições antecedentes e as consequências de uso do determinado conceito, ou seja, em outras palavras é preciso realizar uma análise funcional.
· No behaviorismo Radical há o reconhecimento dos eventos psicológicos privados ( pensamentos, sentimentos, sensações) devem fazer parte do estudo e possuir a mesma relevância dos públicos.
ASPECTOS IMPORTANTES A DESPEITO DO BEHAVIORISMO RADICAL 
· Monista (Eventos privados e públicos sendo de mesma natureza)
· Tem como critério a verdade e a efetividade e não a concordância entre observadores 
· Toma os eventos privados com a mesma relevância que os públicos.
CONDICIONAMENTO OPERANTE : São respostas que passam por um processo de aprendizagem, caracterizadas por serem reforçado pelas consequências.
· As consequências que sucedem um comportamento emitido podem fortalecer esse comportamento e torná-lo mais provável. 
Ex: estudo- prova- nota boa
Obs: Alguns comportamentos biológicos podem passar por um processo de aprendizagem e serem operantes.
Obs: A relação entre seleção natural e comportamento operante é direta, contudo, a seleção natural é um processo que ocorre no decorrer de milhares de anos, já seleção operante estabelece as diferenças comportamentais individuais ao longo da história de vida do organismo.
COMPORTAMENTO RESPONDENTE OU CONDICIONADO: Inatos, nascem com o indivíduo, muitas vezes são respostas biológicas que visam a sobrevivência do organismo.
Ex: sucção de um bebê.
CONJUNTO DE CAUSAS EQUIVOCADAS PARA A EXPLICAÇÃO DO COMPORTAMENTO 
· CAUSAS NEURAIS: “Ele age assim pois tem um parafuso a menos” 
· CAUSAS INTERNAS PSIQUICAS E CAUSAS INTERNAS CONCEITUAIS: Passam a ideia de um agente causador interno. Ex: “Ela fez isso pois tem a personalidade forte” 
· Além destas Skinner postula como equívoco para a explicação do comportamento também a astrologia, uma vez que não é possível validar isto. E a hereditariedade que, sem dúvidas, influência, conduto, não determina as respostas do organismo 
· O que são explicações mentalistas para Skinner ?
São explicações que passam a falsa impressão de explicação, quando não justificam nada. 
Ex: Fulano fuma, pois é viciado.
A CONCEPÇÃO DE HOMEM PARA O BEHAVIORISMO RADICAL: 
· O Homem para o behaviorismo radical é um ser ativo
“O homem age sobre o mundo e o modifica, da mesma maneira, é modificado por ele”
· O homem é um ser social e histórico. O que isto quer dizer? Quer dizer que o homem constitui-se como pessoa, como ele é, a partir de processos de variação e seleção nesses três níveis: Filogenético, Ontogenético, Cultural.
· Para a análise do comportamento não é de seu interesse analisar o ambiente ou o indivíduo separadamente, ou seja, de maneira isolada, mas sim, a interação, relação entre ambos.
· Para a análise do comportamento o contexto é indispensável e deve ser levado em conta tanto eventos antecedentes quanto eventos consequentes, ou seja, que sucedem essas respostas emitidas pelo organismo. Há isto é dado o nome de: Análise Funcional.
· Análise de contingências: Na análise do comportamento, corresponde a mudar as consequências com a finalidade de modificar as respostas emitidas pelo organismo.
· PREVISÃO E CONTROLE: Consiste no conhecimento e identificação das variáveis que influenciam o aumento da ocorrência de um dado comportamento. Quanto mais variáveis conhecermos, maior será a probabilidade de prever e controlar determinado comportamento.

Continue navegando