Buscar

Ecocardiografia

Prévia do material em texto

Julia Silva
Aula de Diagnóstico por Imagem – 11/05
Ecocardiografia
Anatomia Cardíaca
O ventrículo direito tem uma pressão de 15 a 20mmHg, devido artéria pulmonar e circulação pulmonar, é a pressão que ele precisa exercer para enviar sangue ate os pulmões; já o ventrículo esquerdo tem uma pressão semelhante a artéria aorta, em torno de 100 a 120mHg, para manter a circulação sistêmica.
Definição
Ondas de ultrassom para produzir imagens do coração, valvas cardíacas e grandes vasos. O exame auxilia na avaliação de espessura da parede (p. ex., em hipertrofia ou atrofia) e movimentação.
Limitações: não avalia campos pulmonares, e possui avaliação de grandes vasos restrita.
Indicações 
· Alterações congênitas miocárdicas e valvares
· Afecções valvares adquiridas
· Afecções miocárdicas
· Pacientes com efusões 
· Endocardite/miocardite
· Neoplasias
· Dirofilariose
· Avaliação pré-anestésica
Parâmetros Analisados 
· Frequência cardíaca
· Septo interventricular: movimento e espessura
· Parede do Ventrículo Esquerdo: movimento e espessura 
· Ventrículo esquerdo: diâmetro da cavidade na sístole e diástole, função contrátil do VE (fração de encurtamento), fração de ejeção do VE (estimativa), volume sistólico e diastólico (estimativa).
· Valvas atrioventriculares (mitral e tricúspide)
· Valvas semilunares (pulmonar e aórtica)
OBS: É feita pelo ecocardiografista a avaliação subjetiva com relação ao aumento de tamanho do átrio esquerdo e aorta, aorta e artéria pulmonar, ventrículo direito e átrio direito, pericárdio. 
Doppler: é possível avaliar o fluxo das 4 valvas cardíacas, velocidade máxima e gradiente de pressão (diferença de pressão do fluxo sanguíneo de uma câmara para outra). 
Considerações 
Preparo: tricotomia – para retirar a influencia do pelo e ar da região, quarto a sexto espaço intercostal, abaixo da região da junção costocondral (choque de ponta). 
Posicionamento: decúbito lateral esquerdo, decúbito lateral direito, decúbito esternal, estação. 
Transdutores: setorial (mais indicado) e microconvexo (superfície de contato maior) 
Frequência: acima de 15 a 20kg – 1,5 a 3,5 MHZ, de 2 a 15kg – 3,5 a 5,0 MHZ, neonatos e felinos – 5,0 s 7,0 MHZ. 
OBS: Equinos utilizado 2 MHZ. 
Padronização do Ecocardiograma 
Cortes: avaliação cardíaca e valores de referência (peso do animal e posicionamento do corte) avaliações quantitativas e subjetivas. 
Planos de Imagem 
Longitudinal ou eixo longo – janela esquerda caudal
Transversal ou eixo curto – janela direita
Ecocardiografia 
Modo B: imagem bidimensional, fornece uma imagem em tempo real e plana do coração, de fácil entendimento gerando uma informação qualitativas. 
Modo M: imagem em movimento (um segmento do modo B). movimento gráfico das estruturas em cada ciclo cardíaco gerando informações quantitativas.
Calculo: FE (%) = [(VED – VES)/VED] X 100 verificar se há encurtamento (pelo ultrassom – quando não há um ecocardiograma). 
Doppler: fluxos sanguíneos. Avalia a função hemodinâmica do coração gerando informações quantitativas e qualitativas do fluxo sanguíneo (doppler colorido, pulsado, continuo, tecidual).
Doppler Tecidual: avalia o miocárdio, avaliação da velocidade, deformação e torção do miocárdio. Diagnóstico precoce de lesões miocárdicas (antes que alterações hemodinâmicas) e é muito utilizado para diagnostico das cardiomiopatias (dilatada, hipertrófica, restritiva).

Continue navegando