Buscar

Atividade 1 - Processos Biológicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo dessa sessão verificamos que: “todas as coisas vivas (ou organismos) são compostas por células: pequenas unidades delimitadas por membranas, preenchidas com uma solução aquosa concentrada de compostos e dotadas de uma capacidade extraordinária de criar cópias delas mesmas pelo seu crescimento e pela sua divisão em duas” (ALBERTS, 2017, p. 1).
Por mais complexo que seja um organismo, ou por mais diferentes que sejam dois órgãos em um mesmo indivíduo, por exemplo, coração e cérebro, eles são compostos basicamente por água, íons e pelo mesmo conjunto de moléculas básicas compostas de carbono. Descreva quais são as principais moléculas orgânicas presentes nas células e algumas de suas propriedades e funções.
Referência: ALBERTS, B. Fundamentos da Biologia Celular. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed. 2017.
R: As moléculas orgânicas são aquelas que têm carbono como parte estrutural. Existem milhares de biomoléculas presentes nas células que foram conservadas durante o processo evolutivo, contribuindo ativamente nas reações químicas essenciais para os seres vivos. As principais moléculas orgânicas presentes nas células são: 
Proteínas: As proteínas são substâncias formadas por um serie de aminoácidos que estão ligados entre si através de ligações peptídica, e exercem diversas funções no organismo, como por exemplo função catalítica, estrutural, transporte intra e extracelular e sinalizadores. As proteínas participam inclusive na composição das células. 
Lipídios: São moléculas oriundas de hidrocarbonetos, isto é, são estruturas formadas por carbono e hidrogênio. Tem um alto nível de importância para a conservação estrutural da célula, haja vista que, esta presente na membrana plasmática como um bloqueio seletivo e de proteção com o conjunto proteico. Dentre suas funções, pode-se destacar a reserva energética, manutenção da temperatura e estrutural. 
Carboidratos: São estruturas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio, podendo ser simples (Monossacarídeos) ou complexas (polissacarídeos). Os carboidratos são classificados como açucares, e um exemplo pratico e simples é a molécula de glicose. Suas funções mais importantes, são: reserva energética, estrutural e sinalização entre proteínas e outras macromoléculas.
Ácidos Nucleicos: Os ácidos nucleicos são compostos por moléculas conhecidas como nucleotídeos, que são os compostos dos ácidos nucleicos DNA e RNA, que são unidos por ligações fosfodiéster entre dois nucleotídeos. Sua função é controlar a síntese proteica, armazenando e transportando informações genéticas através das moléculas de DNA e RNA.

Continue navegando