Buscar

Desafio Fitoterapia e fitoterapicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

​​​​​​Desafio – Fitoterapia e Fitoterápicos
Diante das informações apresentadas, elabore um plano de cuidado para a paciente e justifique as decisões tomadas, abordando possíveis problemas na utilização de plantas medicinais e fitoterápicos relatados, incluindo ausência de indicação ou efetividade, efeitos adversos e interações medicamentosas. Além disso, sugira outras plantas medicinais e fitoterápicos que poderiam ser indicados para o caso.
Plano de cuidado:
* Consumir chá verde em doses baixas, mantendo sempre a mesma quantidade, ou suspender o uso. Aferir a pressão diariamente e anotar os resultados.
* Suspender o uso de tintura de amora e utilizar extrato padronizado de trevo vermelho (Trifolium pratense), contendo entre 40 e 80mg de isoflavonas, 1 vez ao dia.
Retornar para nova consulta em 15 dias.
Justificativa:
O plano de cuidado da paciente deve incluir a recomendação de consumir chá verde em doses baixas, mantendo sempre a mesma quantidade, ou suspender o uso, uma vez que essa planta medicinal pode causar aumento da pressão arterial quando consumida em altas doses, devido à presença de cafeína e ao alto teor de polifenóis. Em baixas doses, o chá verde pode resultar em diminuição da pressão arterial.
Caso a paciente prefira não suspender o uso, sua pressão deve ser aferida com frequência, e o consumo deve ser feito sempre na mesma quantidade e horários. Dessa forma, profissional de saúde e paciente podem verificar e garantir que o consumo do chá não está causando variações bruscas da pressão. Nem sempre é possível retirar um hábito de um paciente; portanto, a melhor opção é chegar a um consenso com ele.
Além disso, deve-se sugerir a substituição da tintura de amora por outro medicamento, uma vez que esse produto ainda não teve seu uso confirmado no tratamento dos sintomas do climatério, embora a paciente relate melhora. A paciente afirma preferir utilizar plantas medicinais e fitoterápicos, sendo que existem opções indicadas oficialmente pelo Ministério da Saúde dentro da fitoterapia para tratamento do quadro apresentado.
Nesse caso, o plano de cuidado pode incluir a substituição da tintura de amora por extrato padronizado de trevo vermelho (Trifolium pratense), contendo entre 40 e 80mg de isoflavonas, 1 vez ao dia. A espécie conta, no Memento Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira, com a indicação de alívio dos sintomas do climatério, e existem estudos que suportam essa alegação de uso. O profissional deve, então, acompanhar a paciente para observação da melhora dos sintomas. Outra opção seria a prescrição de extrato padronizado de soja (Glycine max).

Continue navegando