Buscar

Fitoterapia e fitoterápicos - Exercicios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fitoterapia e fitoterápicos – Exercicios
1. Em 2014, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou a RDC n.º 26/2014, que trata do registro de medicamentos fitoterápicos (MF) e de produtos tradicionais fitoterápicos (PTF). Considerando essa Resolução e a sua compreensão sobre os conceitos abordados por ela, assinale a alternativa que explica corretamente a diferença entre os dois tipos de produtos:
Você acertou!
C.  Os MF devem mostrar eficácia e segurança por meio de estudos clínicos, já os PTF devem apresentar dados de uso efetivo e seguro por mais de 30 anos.
Por que esta resposta é a correta? Os MF são definidos como medicamentos obtidos da planta medicinal ou de seus derivados, que apresentam segurança e eficácia demonstradas por estudos  clínicos. A diferença dos MF para os PTF é que, para estes últimos, é necessária a comprovação de sua segurança e efetividade com base em dados de uso seguro e efetivo superiores a, pelo menos, 30 anos, publicados em literatura técnico-científica. Tanto os MF quanto os PTF não podem conter em suas formulações substâncias ativas isoladas ou altamente purificadas, sejam elas sintéticas, semissintéticas ou naturais, sendo que a presença de excipientes é permitida para os dois tipos de fitoterápicos. Ambos os medicamentos devem ser caracterizados por sua qualidade, que é determinada pela identificação e quantificação de marcadores. 
2. A fitoterapia é o método de tratamento caracterizado pela utilização de plantas medicinais em suas diferentes preparações, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal, sob orientação de um profissional habilitado. Essa prática contém algumas particularidades em relação à medicina considerada convencional. Considerando seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
Você acertou!
E. Os fitoterápicos podem atuar por diferentes mecanismos, devido à presença de diferentes substâncias ativas. 
Por que esta resposta é a correta? A fitoterapia é uma prática terapêutica alopática, caracterizada pela utilização de plantas medicinais e fitoterápicos, que incluem drogas vegetais e derivados vegetais. Os fitoterápicos são caracterizados por atuarem em diferentes alvos terapêuticos e por agirem, portanto, por diferentes mecanismos, devido à presença de diferentes substâncias ativas. Os fitoterápicos industrializados, independentemente do tempo de uso popular, precisam de autorização da Anvisa para serem comercializados. Os fitoterápicos manipulados são comercializados mediante prescrição médica ou caso estejam presentes no Formulário Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira. 
3. As plantas medicinais e os fitoterápicos são úteis no tratamento de inúmeras doenças e condições de saúde. Considerando o que você aprendeu sobre a potencialidade terapêutica da fitoterapia, assinale a alternativa correta: 
Você acertou!
D. Plantas medicinais e fitoterápicos, em geral, são mais bem tolerados do que medicamentos convencionais. 
Por que esta resposta é a correta? Plantas medicinais e fitoterápicos, em geral, são mais bem tolerados do que medicamentos convencionais. Eles podem ser utilizados em doenças graves, como a hiperplasia benigna da próstata, assim como em alterações hormonais. Um exemplo de aplicação é a utilização de cardo-mariano (Silybum marianum) como medicamento de primeira escolha para tratamento de hepatites. Porém, plantas medicinais não são indicadas para tratamento primário do câncer. A vinca (Catharanthus roseus) não tem aplicação terapêutica no tratamento dessa doença, e sim uma substância ativa isolada dela: a vimblastina. 
4. Leia com atenção o caso clínico a seguir: 
Marina, 25 anos, apresenta quadro de inflamação da mucosa vaginal secundária a uma infecção bacteriana. A paciente tem apresentado quadro de infecção urinária recorrente. A médica, além do antibiótico, sugeriu duas opções de tratamento coadjuvante para a paciente: comprar cascas secas do caule de aroeira (Schinus terebinthifolius), ferver cerca de 1g em 150ml de água por 10 minutos e fazer um banho de assento com a solução 3 vezes ao dia; utilizar creme vaginal à base de extrato seco de cascas de Schinus terebinthifolius a 0,4% (equivalente a 0,3mg de ácido gálico). 
Considerando essas informações, assinale a alternativa correta:
Você acertou!
E. A médica poderia ter prescrito ainda fitoterápico de uva-ursi, a fim de prevenir recidivas. 
Por que esta resposta é a correta? A médica recomendou a utilização de um chá medicinal das cascas de aroeiras, preparado por decocção, indicado como anti-inflamatório ginecológico tópico. A definição de chá medicinal não contempla a via de administração. Esse produto é considerado fitoterápico, assim como o creme vaginal. O ácido gálico é o marcador desse fitoterápico e não está isolado, mas é um componente do extrato. Em casos como o descrito, a uva-ursi pode ser indicada para prevenção de recidivas.
5. Fitoterápicos são medicamentos obtidos exclusivamente com matérias-primas ativas vegetais, ou seja, drogas e derivados vegetais. Diante disso, avalie os dois produtos descritos a seguir:
- Óleo essncial das folhas secas de hortelã (Mentha x piperita) contendo 200mg de mentol e 100mg de mentona.
- Creme contendo 70% de gel incolor mucilaginoso de folhas frescas de aloe vera (Aloe vera).
Assinale a alternativa correta: 
Você acertou!
D.  As prefeituras podem optar por incluir os dois produtos na RENUME.
Por que esta resposta é a correta? Tanto o óleo essencial das folhas secas de hortelã quanto o creme de aloe vera são fitoterápicos. O gel utilizado no creme e as folhas das quais ele é retirado são partes da planta medicinal, não sendo drogas ou derivados vegetais. Os marcadores do creme são derivados hidroxiantracênicos, que não foram citados no enunciado. Os dois fitoterápicos fazem parte da RENAME e, portanto, podem ser ser incluídos na RENUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) de municípios brasileiros.

Continue navegando