A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
avaliação

Pré-visualização | Página 1 de 2

Técnicas de conservação, preservação e gestão de documentos
	1.
	Pode-se afirmar que a conservação é entendida como um "conjunto de melhorias do meio ambiente e dos meios de armazenagem e proteção que visam a retardar a degradação dos materiais do acervo" (ANTUNES, 2015, p. 110). Nessa definição, há dois tipos de ação conservadora. Sobre as possibilidades de ação conservadora em bibliotecas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ANTUNES, C. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - BBM - USP. In: VIEIRA, B. V. G.; ALVES, A. P. M. (Orgs.). Acervos especiais: memórias e diálogos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.
	 a)
	Recuperadora e Manuseio.
	 b)
	Higienizadora e Preventiva.
	 c)
	Restaurativa e Interativa.
	 d)
	Preventiva e Restauradora.
	2.
	Arquivos, bibliotecas e museus são os três tipos de unidades de informação que possuem como ponto em comum os seus acervos formados por objetos, livros, obras de arte, documentos em papel, fotografias, entre outros. Especificamente no caso das bibliotecas, preservar é uma questão necessária e urgente. Sobre a preservação nas bibliotecas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ANTUNES, C. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - BBM - USP. In: VIEIRA, B. V. G.; ALVES, A. P. M. (Orgs.). Acervos especiais: memórias e diálogos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.
	 a)
	As atividades de preservação buscam a extensão da vida química dos documentos.
	 b)
	A preservação congrega três tipos de preocupação com os livros: ambiental, física e de transferência de conteúdo intelectual.
	 c)
	A preservação é a informação extraída desses acervos para divulgação aos seus públicos.
	 d)
	Preservar abarca todas as operações que são voltadas à manutenção e à possibilidade de acessos aos materiais.
	3.
	O conceito de segurança para acervos e funcionários é abordado por Teixeira e Ghizoni (2012). Segundo os autores, envolve cuidados de proteção contra roubo, depredações, danos gerais causados por condições de guarda e exposição inadequada e medidas de salvaguarda contra catástrofes. Sobre as medidas de segurança aos objetos, analise as afirmativas a seguir:
I- Máscaras, chapéus, cestos etc. são peças que precisam de sustentação para não deformarem sua estrutura.
II- Esculturas e estátuas devem ser retiradas de sua base e protegidas em seus relevos e extremidades.
III- Uma pintura deve ser sustentada pela sua tela.
IV- É recomendável o controle de acesso e de circulação de pessoas nos locais de guarda e preservação do acervo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TEIXEIRA, L.; GHIZONI, V. Conservação preventiva de acervos. Florianópolis: FCC, 2012.
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	4.
	O processo de restauro de um livro tem como início a construção de uma documentação detalhada da obra. O registro fotográfico e o fichamento com descrição minuciosa do estado de conservação anterior ao processo são imprescindíveis. A documentação levantada pelo fichamento é dividida em ficha de identificação do livro, ficha de encadernação, mapa de cadernos e anotações complementares (GIORDANO, 2008). Com relação à ficha de identificação do livro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Possui a descrição da encadernação do livro.
(    ) Possui as informações bibliográficas e tipográficas.
(    ) Possui a descrição das uniões das folhas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GIORDANO, P. A. de. A restauração de livros raros: procedimentos e critérios a serem seguidos. In: GIORDANO, P. A. de; CASSARES, N. C.; MOTTA, G. C. Diálogos: conservação de acervos de bibliotecas. São Paulo: Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, 2008.
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	V - V - V.
	5.
	Dentre as ações de preservação e conservação preventiva para a manutenção do acervo de bibliotecas está a conscientização dos usuários. Explicar sobre os problemas do mau uso do acervo tem sido um dos métodos mais eficazes. Sobre a conscientização de usuários, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Expor livros danificados resolve todo problema de conscientização dos públicos infantis, que são o principal foco das campanhas.
	 b)
	As ações de preservação e conservação precisam mostrar aos usuários que estes não devem retirar os volumes novos das estantes sem uso de equipamentos.
	 c)
	A utilização de cartilhas instruindo usuários ao cuidado com as brochuras dos livros e a dobradura de páginas já é um método suficiente.
	 d)
	As campanhas de preservação e conservação devem ser contínuas e trabalhadas em conjunto pelas equipes, mostrando aos usuários o correto uso dos materiais.
	6.
	Conhecer as características do tipo de papel é uma maneira de auxiliar na identificação de problemas, assim como na escolha dos procedimentos e materiais adequados para seu tratamento. O papel se deteriora muito facilmente, mesmo já tendo sido higienizado e reparado. Considerando a restauração de livros, sobre as causas mais comuns de deterioração do papel, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GIORDANO, P. A. de. A restauração de livros raros: procedimentos e critérios a serem seguidos. In: GIORDANO, P. A. de; CASSARES, N. C.; MOTTA, G. C. (Orgs.) Diálogos: conservação de acervos de bibliotecas. São Paulo: USP, 2008.
	 a)
	Ataque de bactérias, obra desmontada e manchas nas embalagens.
	 b)
	Baixo nível de lignina na celulose, acidificação do papel e tratamento aquoso nas folhas.
	 c)
	Ataque de fungos e insetos, acidificação do papel e matéria-prima inadequada para composição.
	 d)
	Tintas manchadas, ataque de vírus e bactérias, material inadequado na confecção do papel.
	7.
	Preservar e conservar livros ou outro material informacional é constituído de um conjunto de técnicas que garantem que as informações sejam preservadas para as futuras gerações. Com relação às técnicas voltadas para a Conservação Preventiva - CP -, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Faz enxertos em partes faltantes do miolo.
	 b)
	Prevê o manuseamento e o acondicionamento em condições adequadas.
	 c)
	A CP recupera encadernações danificadas.
	 d)
	A conservação desenvolve remendo em folhas rasgadas.
	8.
	A restauração de livros costuma ser realizada em obras raras e pode ser definida como um "conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico" (CASSARES, 2000, p. 12). Com relação aos critérios que identificam um livro como raro, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Depende da ótica de cada instituição, biblioteca, acervo ou país.
PORQUE
II- A definição de raridade pode ser atribuída como simplesmente algo afetivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CASSARES, N. C. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do estado/imprensa oficial, 2000. Disponível em: bit.ly/2QyLkZJ. Acesso em: 20 mar. 2020.
	 a)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	9.
	As formas de utilização do acervo corretamente contribuem no processo de preservação e conservação. Entretanto, a continuidade da preservação e da conservação dependem do interesse de gestores, das equipes e do emprego satisfatório de equipamentos e materiais. Pensando nisso, as bibliotecas institucionais desenvolvem campanhas de conscientização dos usuários, alertando sobre os danos causados na má utilização dos acervos. Sobre essas campanhas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Biblioteca Universitária