Buscar

resumo aleitamento materno

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA O ALEITAMENTO MATERNO
Resumo 
 O leite materno é o melhor e mais completo alimento para o bebê. Entretanto, ele fortalece o sistema imunológico da criança, protegendo-a contra muitas doenças. Além disso, a amamentação promove a relação afetiva entre mãe e o filho.
 Segundo, o ministério de Saúde recomenda a amamentação ate os dois anos de idade ou mais, e que nos primeiros 6 meses, o bebê receba somente leite materno, sem necessidade de sucos , chás, água e outros alimentos. 
A. Composição do leite 
Colostro – pobre em gorduras e rico em proteínas;
Leite de transição – rico em açúcar e gordura;
Leite definitivo – apropriado ao crescimento do bebê
Contudo, o leite materno é completo, têm açúcar, sais mineiras, proteínas, calorias, ferro, água, vitaminas e gorduras que o bebê precisa na medida certa.
B. Benefícios da amamentação
Amamentar é mito mais do que nutria criança. Por isso, o leite é um alimento mais completo para um bebe, mas também mais fácil digestão do que qualquer outro leite e funciona como uma “vacina”, pois é rico em anticorpos, protegendo o bebê de muitas doenças como diarréia, infecção respiratórias, alergias diminuem o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.
Entretanto, o ato de sugar o peito é excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos , a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.
Benefícios para o bebê: o leite materno evitar alergias e infecções, evitar diarréia e prisão d ventre, protege o bebê contra problemas de visão, entre outros
Benefícios para a mãe: recupera melhor o peso inicial, forma e tamanho do útero, diminui o risco do câncer de mama, ovário e osteoporose, entre outros.
Benefícios para família: os bebês amamentados adoecem menos, melhorar a qualidade de vida das crianças e de toda a família.
C. Números e duração das mamadas 
Conforme, o ministério de saúde recomenda-se que as crianças seja amamentar qualquer hora e quantas vezes que for. Por isso, que se chama de amamentação em livre demanda. Geralmente o bebê em aleitamento materno exclusivo mama de oito a doze vezes ao dia.
D. Uso de mamadeira e chupetas.
Segundo o Ministério de Saúde não recomenda o uso de mamadeiras e chupetas, devido ser uma fonte de contaminação e poderá influenciar negativamente a amamentação.
E. Como amamentar.
Contudo, alguns cuidados deve-se toma durante a amamentação para não machucar o peito. Existem posições para amamenta é aquela em que a mãe e o bebê sintam-se confortáveis. 
É necessário que o bebê esteja virado para mãe, bem junto de seu corpo, bem apoiado e com os braços livres. A cabeça do bebê deve ficar de frente para o peito e o nariz bem na frente do mamilo. Só coloque o bebê para sugar quando ele abrir bem a boca. Quando o bebê pega bem o peito, o queixo encosta na mama, os lábios ficam virados para fora, o nariz fica livre e aparece mais aréola (parte escura em volta do mamilo) na parte de cima da boca do que na de baixo. Cada bebê tem seu próprio ritmo de mamãe, o que deve ser respeitado.

Continue navegando