Buscar

Prévia do material em texto

Francieli Barbosa – Fisioterapia 
Julia dos Santos – Fisioterapia
Rayane Vieira – Odontologia 
Raphela Pasin – Fisioterapia
BASES DE BIOCIÊNCIAS II 
CASO 3 
Parte 1: 
 Em um bairro pertencente à periferia da cidade de Pindamonhangaba, duas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS´s) ao saírem para suas tradicionais visitas domiciliares se depararam com uma cena que as chamou a atenção e sensibilizou, uma mãe com um bebê de colo e uma outra criança, que aparentava ter por volta de 2 anos, sendo conduzida pela mão, atravessavam a rua repleta de objetos descartados pela comunidade, em direção a calçada repleta de lixo. Ao visualizarem aquela criança com dificuldades para saltar os diversos sacos de lixo abertos, garrafas, papéis, restos de comida e descarte de mobiliários velhos, as duas ACS`s se olharam e decidiram que trabalhariam a partir daquele dia em prol da melhoria das condições sanitárias e ambientais do bairro. 
 No dia seguinte, ao chegarem a Unidade de Saúde da Família (USF) decididas a se reunirem com a equipe completa e discutirem alguns objetivos e condutas que poderiam ser adotados para mudar a realidade do bairro, bem como o levantamento de quantos e quais parceiros poderiam ser envolvidos neste processo, ambas ACS´s encontraram a Unidade de Saúde arrombada. Imediatamente perceberam que inúmeros medicamentos foram roubados e que o lixo “hospitalar” que havia sido separado para adequado descarte, também havia sido levado, muito provavelmente por engano.
 Preocupadas com a alta possibilidade de contaminação da população pelo manuseio ou contato com o lixo “hospitalar”, todos os profissionais da equipe de saúde saíram em caminhada pelo bairro para avisar a todos sobre os riscos, sendo recomendado o aviso imediato à equipe caso o mesmo fosse encontrado.
Questões norteadoras: 
1) Qual o papel do Agente Comunitário de Saúde ?
O papel do agente comunitário da saúde é muito importante para o desenvolvimento das ações da equipe de saúde da família.
2) Quais os profissionais que são contemplados na equipe de saúde da família ? 
médico, enfermeiro, 2 auxiliares de enfermagem e 5 a 6 agentes comunitários de saúde (ACS). Também estão presente na equipe dentistas 
é composta por agentes comunitários da saúde, enfermeiros, médicos e auxiliares de enfermagem.
3) Quais ações poderiam ser adotadas pela equipe para melhorar as condições sanitárias e ambientais do bairro ? 
Precisam ser tomadas ações de saneamento ambiental, tais como, a limpeza de vias publicas e a coleta do lixo. Mas para que isso possa ocorrer de maneira eficácia, também é necessário que seja feita uma conscientização ambiental na população do bairro. 
6) Em se tratando de parceiros para ajudar na melhoria das condições sanitárias e ambientais, liste as possíveis parcerias, bem como o papel de cada uma e a importância da intersetorialidade.
Parte 2:
 Após adoção das medidas cabíveis, mediante ao ocorrido, as duas ACS´s solicitaram reunião com toda equipe para discussão sobre a situação do bairro. Nesta reunião foram colocadas situações de saúde que vinham se agravando nos últimos anos e que poderiam estar diretamente relacionadas ao acúmulo de lixo no bairro. Levantou-se o número de pacientes que chegaram até a unidade de saúde e que apresentavam quadros clínicos graves no último ano, revelando estatísticas altas para o referenciamento e baixa resolutividade da Estratégia de Saúde da Família no bairro. Os prontuários não estavam devidamente preenchidos com o número da família e a micro área pertencente, e os registros de atendimento indicavam que os primeiros socorros em casos de queimadura, intoxicação química e picadas por animais peçonhentos não estavam sendo realizados na unidade
 Diante desse diagnóstico a equipe de saúde da família decide propor à Secretaria Municipal de Saúde a criação do NASF, cobrar a educação continuada dos integrantes da equipe, pedir ajuda da Vigilância Sanitária e Epidemiológica do município e instituir reuniões com o conselho de bairro para elaboração de propostas a serem levadas paras as reuniões do Conselho Municipal de Saúde, fortalecendo a participação popular.
Questões norteadoras: 
1) Quais doenças podem estar relacionadas ao acúmulo de lixo no bairro ? Trata-se de doenças infeciosas, crônicas ou ambas ?
Entre as doenças associadas ao acumulo de lixo, podemos destacas a cisticercose, cólera, disenteria, febre tifoide, filariose, giardíase, leishmaniose, leptospirose, peste bubônica, salmonelose, toxoplasmose, tracoma, triquinose, entre outras. São doenças infecciosas.
2) O que significa dizer “baixa resolutividade” da Estratégia de Saúde da Família ? Quais são os princípios desse modelo de atenção ? 
Na área saúde é utilizada como um meio de realizar uma análise da eficácia dos serviços, ou seja, verificar se promoção e manutenção da saúde têm sido eficientes e funcionais. Além de verificar se toda a população vem tendo acesso a saúde em todos os níveis
4) O que é NASF ? Quais suas atribuições ? 
NASF significa Núcleo Ampliado de Saúde da Família. Tem como função apoiar as atenções básicas do Brasil e os profissionais da equipe de Saúde da família.
6) Qual o papel da Vigilância Epidemiológica e Sanitária ? Como poderiam ajudar na situação descrita acima ? 
Vigilância epidemiológica: um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos”.
O objetivo principal é fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores que a condicionam, numa área geográfica ou população definida.
E ainda, constitui-se importante instrumento para o planejamento, a organização e a operacionalização dos serviços de saúde, como também para a normatização de atividades técnicas afins.
Vigilância sanitária: Trata-se de um conjunto de ações que visam eliminar, minimizar ou prevenir riscos à saúde. As ações também abrangem a intervenção em problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços.
É importante deixar claro que a vigilância sanitária é um dos braços governamentais focado em proteger e promover saúde. Ou seja, ela conta com apoio de agências e outras instituições para que o seu trabalho seja efetivo. 
O papel da vigilância sanitária é promover a saúde à população, ela também intervém em problemas sanitários vigentes, promovendo orientações para que não causem danos ainda mais sérios as pessoas e ao ambiente que os cercam
7) Qual a lei que institui os Conselhos Municipais de saúde e garante a participação popular ?
Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dis-põe sobre a participação da comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais conteúdos dessa disciplina